quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Sínodo Planalto-Riograndense Promove encontro de Formação Ecumênico sobre a Campanha da Fraternidade 2016

No dia 12 de novembro de 2015, às 9 horas se reuniram  em Carazinho - RS, no Pavilhão Comunitário da Vila Operária:  Pastores (as), da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. E Padres, ministros (as) da Igreja Católica Apostólica  Romana.
O propósito do encontro foi se preparar para a Campanha da Fraternidade Ecumênica que irá ocorrer em 2016 com o tema: "Casa comum, nossa responsabilidade." O lema é: "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca." Baseado no profeta Amós 5.24.
O assessor foi o Edison Costa do Centro de Estudos Bíblicos 
 ( CEBI) . O ponto de partida foi: o planeta terra é a nossa casa comum, tudo precisa ser cuidado. Qual é a nossa prioridade? A nossa prioridade é cuidar da natureza. 
A partir do método crítico: ver, julgar e agir o assessor abordou alguns eixos temáticos como: 
O ser humano é individualista. 
Casa comum, nossa responsabilidade.
Saneamento básico é um direito.
O desafio que a campanha da fraternidade nos coloca é cuidar da água que utilizamos e do lixo que produzimos para não enfrentarmos a fúria do nosso planeta que está aquecendo gradativamente.  Os participantes foram envolvidos em uma convivência agradável e harmoniosa durante o encontro. Percebeu-se que todos saíram preocupados no que fazerem nas suas comunidades e Paróquias para conscientizar as pessoas referentes a estes cuidados que são básicos e dos quais depende a nossa sobrevivência e a do próprio planeta.