sexta-feira, 19 de junho de 2015

3ª GALINHADA DE TACHO MISSIONÁRIA – Comunidade de Ernestina


Galinhada Missionária - Ernestina

No último domingo (14) os membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ernestina (Paróquia Ernestina) estiveram  reunidos para o Lançamento da Campanha Nacional de Missão VAI e VEM 2015.
O lançamento ocorreu durante a celebração de um culto celebrado pelo P. Jonas Ronei Gunsch, logo após o fim da celebração foi servida uma galinhada de tacho que foi preparada por membros da comunidade.
A  comunidade realiza o lançamento desta campanha aos seus membros todo o ano com um almoço missionário deste o ano de 2011, sendo que alguns anos  o cardápio é alterado, mas sempre o lucro é destinado para a campanha.
Os membros da Comunidade de Ernestina ficam alegres em poderem ajudar  esta importante campanha de missão da nossa igreja (IECLB) deste o seu lançamento em 2008 até os dias de hoje, e a cada ano que passa a expectativa de doações é superada.

Galinhada Missionária - Ernestina

Galinhada Missionária - Ernestina

Galinhada Missionária - Ernestina

Galinhada Missionária - Ernestina

Luciano Voigt
Presidente da Comunidade  

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Comitê pela Vida repassa verbas do Mercado das Pulgas



Três entidades foram beneficiadas

Ato simbólico de entrega às entidades
O resultado financeiro da sexta edição do Mercado das Pulgas do Comitê pela Vida, braço social do CEAP, foi repartido entre entidades de abrigamento de Ijuí. O repasse de valores aconteceu na tarde desta quinta-feira, em ato simbólico realizado na escola. Além do próprio Comitê pela Vida, foram contempladas a Sabeve, Lar da Menina Bom Abrigo e Lar MEAME.
Na capela escolar o coordenador do Comitê pela Vida, P. Luciano Martins, recebeu a presidente do MEAME, Sirlei Fengler, e a administradora, assistente social Maria Luiza Wiedtkenper; a administradora do Lar da Menina Bom Abrigo, Marli Gaspar da Silva e a presidente da Savebe, EdêniaRambo, acompanhada da tesoureira da entidade, Lori Jandrey. Em uma conversa informal, da qual também participaram o diretor do CEAP Gustavo Malschitzky e a ex-coordenadora do Comitê pela Vida, Mônica Brandt, foi avaliada brevemente a edição do Mercado das Pulgas.
O resultado bruto da ação chegou a R$ 22 mil reais. Feita a contabilidade final, o Comitê pela Vida repassou às três entidades o valor de R$ 4.300,00 para cada uma delas. “Valores que vão fazer diferença”, salientou a presidente do MEAME, Sirlei Fengler. “Nossas entidades têm um custo fixo importante e muitas vezes a necessidade maior é realmente de recurso financeiro”, salientou.
A administradora do Lar Bom Abrigo, Marli Gaspar, agradeceu à escola e ao Comitê pela dedicação e disse que “cada real, bem administrado, faz diferença”. Já a presidente da SABEVE, Edênia Rambo, expressou a importância da participação de crianças e adolescentes no Mercado das Pulgas como voluntários. “Onde é que se encontra crianças com 9, 10, 12, 15 anos ajudando assim?”, questionou. No que foi seguida pela administradora do Lar da Menina, afirmando que “quando nós pararmos de atuar como voluntários, esses pequenos darão continuidade”.
                O diretor do CEAP, Gustavo Malschitzky, aproveitou a ocasião para ressaltar o aspecto pedagógico do Comitê pela Vida. “Não é assistencialismo, mas pedagógico. Ensinar para a solidariedade agora para no futuro essas crianças e adolescentes terem esse legado”, comentou.

Comitê pela Vida repassa verbas do Mercado das Pulgas

Comitê pela Vida repassa verbas do Mercado das Pulgas

Comitê pela Vida repassa verbas do Mercado das Pulgas

Pastor Luciano Miranda Martins

Lori Jandrey e Idênia Rambo
Matéria enviada pelo P. Luciano Miranda Martins

Assembleia Sinodal da OASE



Os cuidados cristãos na condução da OASE
Assembleia Sinodal da OASE - O cuidado cristão
No dia 10 de junho de 2015, no Lar da Igreja de Panambi, aconteceu a Assembleia Sinodal da OASE. O início deu-se com a saudação da presidente Sinodal da OASE, Sra Delci Adam. A  Meditação de abertura esteve a cargo do P. Adi Pfeiffer, Vice-Orientador Sinodal da OASE. Os cantos foram acompanhados com violão pelo P. Carlos Frühauf.
Após, a Sra. Liane Plegge, vice-secretária, fez a leitura da Convocação e a verificação de quórum foi feita pela Sra. Marlene Schneider, vice-presidente da OASE. A leitura da Ata da última Assembleia foi realizada pela secretária, Sra. Isolde P. Fucks. E a Ata foi aprovada.
Palavra do Sr. Dirceu Olair Hoffstaedter
O Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, Sr. Dirceu Olair Hoffstaedter, trouxe uma saudação e  lembrou o Dia do/a Ministro/a e a importância de cada um/a nos trabalhos das Paróquias. Saudou a todas as mulheres destacando a importância delas nos trabalhos da Igreja.  Cantou-se parabéns aos Ministros e Ministras pelo seu dia.
Seguiu-se com a PALESTRA com o P. Carlos Frühauf, cujo tema foi: quais os cuidados cristãos na condução dos trabalhos da OASE? O P. Carlos iniciou a sua palavra lembrando o Manual da OASE: OASE Como, Por que e Para quê? O que é OASE? OASE é um setor de trabalho da IECLB. É um auxílio mútuo para as mulheres no trabalho da Igreja. Lembrou o tripé da OASE: Comunhão, testemunho e serviço.
P. Carlos Frühauf
A partir do tripé foi lembrado que cada encontro da OASE deve estar iluminado com a Palavra de Deus. Que cada mulher é chamada a falar e agir de forma digna e a prestar auxílio para as pessoas mais frágeis. Destacou a boa condução dos grupos de OASE. Lembrou-se da importância de um bom planejamento e avaliação. Recordou os 10 mandamentos da OASE e chamou a atenção do que deveria atrair as mulheres para o trabalho: a Palavra de Deus. Destacou a importância da bênção em cada encontro. A bênção nos fortalece e nos lembra do amor incondicional de Deus. Lembrou de maneira especial que na OASE não existem sócias e sim membros, membros do Corpo de Cristo.
Trabalho em grupos
Logo após a sua palavra convidou o grande grupo a se reunirem em pequenos grupos para refletir sobre: Quais são os nossos sentimentos e que planejamento precisamos ter na família, em situações específicas como: ter uma pessoa doente na família, uma pessoa com necessidades especiais, uma pessoa que necessita de cuidados sempre, alcoolismo, dependente químico, filha solteira que ficou grávida, filho solteiro que será pai, HIV, doente terminal, o casal será avó, mulher vista como “rainha do lar”... A partir das conversas no compartilhar com o grande grupo, palavras que apareceram de forma especial: acolhida, carinho, amor, diálogo, orientação, solidariedade, paciência, doação, união, oração, fé.
O amor é a medida na família e dos trabalhos na OASE. A partir desta afirmação olhamos vários textos bíblicos. Encerrou-se esta parte da palestra com o canto “Sem amor é impossível viver” (1 Coríntios 13).
Pastor Sinodal Ricardo Cassen
Também o Pastor Sinodal Ricardo Cassen trouxe uma palavra e lembrou que não basta saber do amor, é necessário transformá-lo em gestos concretos. Ambos precisam caminhar juntos, o saber e o viver. Exemplificou a partir do versículo bíblico: “Quem crer e for batizado será salvo” (Mateus 16.16). Convidou as mulheres a lembrarem do Salmo 37.5 e desafiou-as a falarem estas palavras em conjunto: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”. Desafiou as mulheres a continuarem motivadas e dedicadas no trabalho da OASE.
Na parte da tarde foram lembradas as aniversariantes que foram abraçadas. Logo a seguir o P. Carlos concluiu a sua palestra. Ele motivou as mulheres a sempre procurarem um aprendizado em tudo o que se enfrenta na vida. É importante também aprender com Cristo e seus seguidores e seguidoras a colocar-se nas mãos de Deus. Lembrou que a OASE é um espaço de aprendizado. É espaço para dar e receber carinho e também para diálogo e compartilhar experiências. Lembrou que o amor deve nortear os pensamentos e planejamento. Terminou a sua palavra lembrando que a OASE não pode se esquecer de ter em seus encontros a reflexão da Palavra de Deus.
Logo após, o Sr. Silvino Bernardo Lamb, presidente da Assembleia Sinodal, destacou a presença e importância da OASE na história e formação da Paróquias e em especial da Paróquia de Tapejara, o mais novo Campo de Atividade Ministerial no nosso Sínodo.
Sra Loena
A Tesoureira, Sra. Loena Hoffstaedter, fez a apresentação das contas da OASE Sinodal. Foi lido o  Parecer do Conselho Fiscal e as contas e orçamento foram aprovadas.
Também houve a apresentação do relatório pela Presidente da OASE Sinodal, Sra. Delci Adam. Em seu relatório faz agradecimento para a diretoria que já caminha com ela desde a gestão anterior e para a orientação teológica anterior. Agradece também as mulheres que assumem como coordenadoras paroquias de OASE e presidentes de grupos de OASE, bem como a orientação teológica atual.
Parecer do Conselho Fiscal
Foram lembradas as várias atividades e feitos os seguintes  convites: Encontro Sinodal de Coros da OASE na Comunidade de Coqueiros do Sul, Paróquia Evangélica do Planalto Médio (agosto); Encontro Sinodal de Recuperação e Descanso (outubro) e Encontro de Mulheres com celebração de Advento (dezembro).
- Foi lembrado que o relatório referente ao ano de 2015 deve ser entregue no Encontro de Mulheres com celebração de Advento.
Celebração Eucarística
- A Assembleia encerrou com a celebração da Santa Ceia, oficiada  pela Orientadora Teológica da OASE,  Pastora Dulce Engster e o Vice-orientador Pastor Adi Pfeiffer. Com o hino “Ao orarmos Senhor” fomos convidadas para a celebração de Encerramento da Assembleia Sinodal da OASE. Em sua mensagem a Pa. Dulce lembrou que o amor de Deus é como um manto que nos cobre e que se estende a partir de nós a outras pessoas. O manto de Deus que nos envolve nos consagra a ser manto ali onde estamos. Cada pessoa presente na Assembleia recebeu um pedaço de um manto com o desenho de corações. 
Adicionar legenda
Este pedaço de manto quer ser um pequeno sinal do desafio que Deus nos dá de ser manto e coração na vida das pessoas. Que nós possamos, a partir da vida pessoal e do grupo de OASE, ser um manto de carinho e do amor de Deus às pessoas que nos cercam. A Pastora Dulce terminou sua palavra lembrando o texto do profeta Isaías 41.10: “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão”. Ela lembrou que a forte mão é o manto do cuidado de Deus. Somos membros do Corpo de Cristo e para nos fortalecer na caminhada recebemos a Ceia do Senhor. Somos também animadas a ter gestos de amor de coração e em oração, e por isso fomos chamadas a ofertar para a Campanha Vai e Vem.
A celebração terminou com a oração do Cuidado do P. Rodolfo Gaede Neto, o hino da OASE “Jesus Cristo é Rei e Senhor” e a Bênção proferida pela Pa Dulce e o P. Adi.
Diretoria Sinodal da OASE

Mimo entregue ao Pastor Carlos

Momento da Celebração final
 
Presidente da OASE Sinodal Delci Adam

Vice-Presidente da OASE Sinodal Marlene Schneider

Secretária Sinodal da OASE Isolde Fucks

Matéria e fotos enviadas pela Pastora Sonja Hendrich Jauregui

JE IECLB presente nos 25 anos do E.C.A!

Agente ativo no Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes!

VII CONFERENCIA MUNICIPAL COM TSUNAMY
Realizou-se no dia 03 de junho de 2015, na Câmara de Vereadores de Ibirubá, RS, a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo como tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. A Juventude Evangélica Ibirubá – TSUMANY foi, por intermédio da Prefeitura Municipal de Ibirubá e suas Secretarias, solicitada a participar desse evento histórico e transformador. Dando início aos trabalhos, tendo como palestrante Dra. Ana Carolina Spengler Stadtlober do Ministério Público de Ibirubá, se destacou os 25 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que dispõe da proteção integral à criança e ao adolescente.
  Segundo a Dra. Ana, o ECA foi oriundo de uma necessidade muito premente em nossa Sociedade. A Sociedade Civil não possuía mecanismos suficientemente satisfatórios para contemplar as situações inerentes às questões relacionadas a crianças e adolescentes. A partir do ECA houve todo um trabalho de melhoria e adequação das Leis vigentes para, de modo bem pedagógico, tornar o jovem de fato inserido na Sociedade. Isso fez com que o jovem e a criança se tornassem agentes protagonistas do seu tempo. Mas também trouxe a constatação que os jovens necessitam de uma gama muito abrangente de subsídios e direitos para serem compreendidos no seu crescimento social. O ECA é uma ferramenta de auxílio para a transformação da Sociedade. Muitas coisas boas aconteceram ao longo desses 25 anos, mas muito ainda está por ser feito. “Cabe a essa geração dar continuidade a esse Projeto de Vida e Dignidade Humana, com ideias e participação ativa”, destacou a Dra Ana.
  Após a palestra foram formados cinco grupos divididos em Eixos para discutir, levantar necessidades e elaborar propostas. Os Eixos:Eixo 1: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Eixo 2: Proteção e Defesa dos Direitos; Eixo 3: Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Eixo 4: Controle Social da Efetivação dos Direitos; Eixo 5: Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Em seguida, as necessidades constatadas e propostas foram apresentadas ao grande grupo e serão levadas a Conferência Estadual que acontecerá dos dias 12, 13 e 14 de agosto deste mesmo ano em Porto Alegre.
  Aconteceu também a escolha dos Delegados que irão representar o Município no Estado. Tendo sido eleita, como uma das Delegadas a jovem Myrela Trein, integrante da JE Ibirubá TSUNAMY – IECLB, do Sínodo Planalto Rio-Grandense. Convém destacar que este cargo, ao qual essa jovem foi eleita, é algo inédito na História do Município e da Juventude Evangélica. Nunca antes um jovem da Juventude Evangélica tinha sido eleito para essa função. Bem como, também, nunca antes a Juventude Evangélica tinha sido solicitada a participar de tão importantíssimo fórum de planejamento e trabalho Social. Esse reconhecimento por parte do Poder Público, faz o trabalho com a Juventude ser ainda mais notabilizado e destacado. A Juventude Evangélica Ibirubá TSUNAMY - IECLB estará ajudando a fazer escolhas importantes para a Sociedade Rio-Grandense para os próximos dez anos!
 
VII CONFERENCIA MUNICIPAL COM TSUNAMY
 
Pastor Rogério nos 25 anos do ECA

VII CONFERENCIA MUNICIPAL COM TSUNAMY
















Myrela Trein                                                                                             
Delegada Eleita à Conferência Estadual
Vice Coordenadora Paroquial da JE Ibirubá TSUNAMY

P. Rogério Richter