quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Comunidade de Ernestina também participou do 4º Ernestinatal

4º Ernestinatal - Ernestina
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ernestina juntamente com a Comunidade Católica do município de Ernestina/RS, participaram no dia 12 de dezembro de 2014 da programação do 4º Ernestinatal.
Neste dia foi realizado o segundo evento da programação natalina do 4º Ernestinatal o Natal Cristão, que teve inicio às 21 horas e foi realizado no salão da Comunidade Católica do município.
Durante a realização do Natal Cristão realizou-se diversas apresentações como: apresentações artísticas dos alunos das escolas municipais e estadual, do Coral Municipal e a apresentação de mais de 50 violeiros e gaiteiros.
 Mais de 800 pessoas prestigiaram mais este grande evento que teve belas apresentações de cantos, músicas e danças.    
O Ernestinatal aconteceu de 06 a 20 de dezembro, sendo realizado pela Administração Municipal de Ernestina, Comunidades Cristãs, Coral Municipal e CTG Unido pela Tradição.   

 
4º Ernestinatal - Ernestina
Matéria também publicada no Portal Luteranos
Fotos e matéria enviadas por Luciano Voigt de Ernestina/RS

10º Cantata Natalina na Comunidade de Ernestina

Cantata Natalina em Ernestina
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ernestina realizou na quarta feira (17) de dezembro a sua tradicional cantata natalina.
Participaram diversas pessoas da comunidade carregando com sigo uma vela, que posteriormente foi acessa.
Um dos objetivos da cantata é levar um pouco da magia do natal através de músicas de natal para as pessoas que tem dificuldades em sair de suas casas.

E mais um ano fomos abençoados por uma linda noite, que nos proporcionou visitar mais de 12 casas em diversos pontos da cidade.

Fotos e matéria enviadas por Luciano Voigt de Ernestina.
Matéria também publicada no Portal Luteranos 

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Noite de Apresentações de Natal em Comunidade

São João – IECLB – Paróquia Getúlio Vargas
        
Apresentações de Natal - Getúlio Vargas
Aconteceu no dia 21/12/2014 – 4º domingo de Advento a Noite de Apresentações de Natal. A celebração iniciou com as boas vindas: “O profeta Isaías diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa Deus conosco”. Mt 1.23
         Em seguida a maestrina Sara Klitzke conduziu a banda da comunidade com o hino Natal Branco. Na seqüencia houve a apresentação das crianças, jovens e professoras da Escola Dominical. Encenaram  o nascimento de Jesus e cantaram várias canções. Os versinhos na língua alemã foram ensinados pela avó  Célia Hanel Lang aos netos Matheus e Julia. O jovem
Fábio Bloss conduziu a canção de encenação do nascimento do Menino Jesus no violão. O Sr. Valter Botke, Presidente da Paróquia ,conduziu os hinos com o sax com o Grupo de Canto. A maestrina Sara Klitzke conduziu a banda da Comunidade São João com vários hinos natalinos.
        
Culto Infanti
Foi uma Noite especial, de comunhão em comunidade, a pregação com base em Lc 1.26-38 destacou a visita de Deus a Maria, a visita de Deus a todos nós através do nascimento de Cristo e a visita que Ele nos faz a cada novo dia, nos presenteado com o dom da vida,  concedendo-nos seu perdão incondicional, renovando a fé, a esperança e o amor.
         Agradecemos a todas as famílias que prestigiaram a celebração, em especial as professoras da Escola Dominical e as pessoas que organizaram o cenário da estrebaria. Desejamos um Feliz Natal em família e um Ano Novo abençoado.
Presbitério

Apresentações de Natal


Presbitério da Comunidade São João e Pastora Jaqueline Michel Piazza.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Natal - Celebrando a Salvação

“'Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz.” Isaias 9:6.
As cidades anoitecem com o resplandecer de suas luzes coloridas. Nos comércios o movimento de pessoas parece superar todas as ocasiões festivas do decorrer do ano. Presentes são comprados, trocados, enviados. Famílias planejam seus encontros numa das mais propagadas festas cristãs de todo o Ocidente: O Natal.
Mas o que significa então o Natal em meio a toda essa inquietação na esfera cristã? A palavra Natal vem do latim natale, relativo ao nascimento. O mundo protestante define o Natal como a celebração do nascimento de Jesus Cristo.
O Natal não nasceu com a exploração comercial que invade os muitos lares na semana que o antecede. O Natal não nasceu também com as cores e objetos hoje adquiridos e exibidos em todo o mundo. Não nasceu em meio ás mesas fartas de guloseimas e variedades de bebidas. Não! O Natal nasceu numa manjedoura, num lugar distante, numa família humilde, mas temente a Deus. Nasceu primeiro no coração de Deus para o homem e depois no coração do Deus-homem.
O primeiro grande momento de reflexão que temos oportunidade de absolver por ocasião de tão especial data é encararmos de fato a realidade do nascimento de Jesus não unicamente por Si próprio, mas para nos oferecer um novo nascimento. Nascemos de fato de novo pelo nascimento de Jesus.
Com o nascimento de Cristo Jesus nasceu também à esperança que faltava ao coração humano. Com o nascimento de Jesus nasceu também à paz que o homem tanto busca. Com o nascimento de Jesus nasceu à oportunidade de resgatar nossos sonhos e mais que tudo, nasceu à salvação de todas as raças e de todos os povos.
O Natal se torna então não simplesmente a celebração da vida de um menino, que cresceu e se tornou homem, mas a celebração da Salvação pelo sacrifício na cruz. Sim, o nascimento de Jesus é o nascimento da salvação única e verdadeira, que leva o homem ao Caminho, á Verdade e á Vida.
É tempo então de celebração. Não a celebração mística ou de uma espiritualidade sem vida. Mas a celebração da salvação de nossas almas. A celebração que um dia foi entendida pelos anjos: “Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens” Lc. 2.14. A celebração buscada um dia pelos magos:  "Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles as estrelas se regozijaram muito com grande alegria". Mt 2. 2-10.
Que nesse natal o sentido da vida possa girar em torno da figura principal, Jesus Cristo, e seu maior ato de amor pela humanidade: A morte e ressurreição que trouxe a incomparável salvação.
A todos um abençoando Natal deixando Jesus ser Senhor e Salvador das nossas vidas.

P. Danilo Starosky – Paróquia Boa Nova – Panambi RS.

domingo, 21 de dezembro de 2014

Ato Litúrgico da “Desinstalação” do Pastor Osmar Diesel

Comunidade Arco Iris – Paróquia Panambi Sul
Comunidade invoca a Bênção sobre Pastor Osmar Diesel
No 4º Domingo de Advento a Comunidade Evangélica Arco Iris, Paróquia Panambi Sul, reuniu-se em Culto carregado de emoção.
O Culto contou com a participação do Coral da Comunidade Arco Iris. Também a Musicista Janice Feltes dirigiu os hinos. A criança Erik Dorneles foi agraciada com o Sacramento do Batismo e a Comunidade comprometeu-se em orar pelo batizando e sua família.
A Liturgia e Pregação estiveram a cargo do Pastor Osmar, que usou o texto de 1ª Coríntios 10.1-13. O Pastor também procedeu com a Instalação do mais novo grupo da LELUT (Legião Evangélica) Panambi Sul.
A trajetória no Ministério Pastoral do Pastor Osmar Diesel iniciou em Pato Bragado/PR, depois atuou em São Gabriel da Palha/ES, transferindo-se posteriormente para a Paróquia Boa Nova de Panambi. No ano de 2007 o Pastor Osmar Diesel começou a exercer o Ministério Pastoral na Paróquia Panambi Sul e, em fevereiro de 2015, atuará na Paróquia de Rondonópolis, Sínodo Mato Grosso.
O Pastor João Willig, foi convidado pelo Colega Osmar para efetuar o Ato de desincumbência da Função Ministerial na Paróquia Panambi Sul. Junto com o Pastor Danilo Starosky, a Missionária Waltraut Müller, o Presbítero Ildo Beuter e a Comunidade reunida, foi orado, invocado a bênção e se procedeu com o envio ao novo Campo de Atividade Ministerial.
Paróquia Panambi Sul, Ministros/ Ministras e o Sínodo Planalto Rio-Grandense agradecem a caminhada do Colega Osmar e desejam que Deus continue guiando em tudo que o Pastor Osmar Diesel realizar na continuidade do Ministério Pastoral.
Emoção e carinho na despedida do P. Osmar e Família

Desincumbência do Min. Pastoral na Paróquia Panambi Sul

Família Diesel

Veja mais fotos no Portal Luteranos: http://www.luteranos.com.br/noticias/planalto-rio-grandense/ato-liturgico-da-desinstalacao-do-pastor-osmar-diesel-2


Matéria e fotos postadas pelo Pastor João Willig

sábado, 20 de dezembro de 2014

Pastor Carlos Emidio Grill Lacerda foi Instalado na Paróquia da Paz – Ijuí

Culto Instalação P. Carlos Emidio Grill Lacerda
Em Culto celebrado na Comunidade São José, Paróquia da Paz de Ijuí, o Pastor Carlos Emídio Grill Lacerda foi Instalado. Também a família recebeu as boas vindas do Pastor Sinodal João Willig. Essa foi a última celebração realizada pelo Pastor Sinodal João Willig, uma vez que, na noite desse domingo 14/12, acontecerá o Culto de Investidura do Pastor Sinodal Ricardo Cassen e da Pastora Vice-Sinodal Ana Isa dos Reis.
A Instalação foi aprovada pela Secretaria Geral da IECLB e o Pastor Carlos Emidio assinou o Termo de Atividade Ministerial pelo período de 4 anos. Ele estará exercendo o Ministério junto com a Missionária Elfriede Krause. O Pastor Carlos Emidio é casado com Denise. Residem em Ijuí as filhas Carolina e Ester, e, o filho mais velho Tiago, reside em Pelotas.
Os assistentes da Instalação foram o Pastor Luciano Miranda Martins (CEAP- Colégio Evangélico Augusto Pestana de Ijuí) e a Missionária Elfriede Krause. Abrilhantou a celebração o Grupo de Canto Vocal da Paz. Da Ekumene esteve representada a IELB através do Pastor Renê da Congregação Emanuel de Ijuí, juntamente com o Sr. Paulo, Presidente da Congregação. Participaram da celebração os Pastores Eméritos Walter Ludwig e Martin Kirsch.

O Sínodo Planalto Rio-Grandense dá as boas vindas ao Pastor Carlos Emídio. Que o Ministério na Paróquia da Paz de Ijuí seja conduzido pelo Deus Criador. Que a Família Grill Lacerda sinta-se bem acolhida na cidade de Ijuí.

Fotos e matéria postadas pelo Pastor João Willig 
Pastor Carlos Emidio Grill Lacerda

Instalação do Pastor Carlos Emídio

Apresentação da Família Grill Lacerda

Veja mais fotos no Portal Luteranos

Culto de Investidura no Sínodo Planalto Rio-Grandense

Ricardo Cassen Pastor Sinodal - Ana Isa dos Reis Pastora Vice-Sinodal

Oração e bênção invocada sobre Pastor Sinodal e Pastora Vice-Sinodal
Na Igreja de Cristo (Comunidade Evangélica de Carazinho) foi celebrado o Culto de Investidura do Pastor Sinodal Ricardo Cassen e da Pastora Vice-Sinodal Ana Isa dos Reis. A Presidência da IECLB esteve representada pelo Pastor Marcos Bechert (Secretário Adjunto do Ministério com Ordenação), que conduziu a Investidura e também a “desinstalação” do Pastor João Willig e Pastor Ricardo Cassen, que exerciam os cargos de Pastor Sinodal e Pastor Vice-Sinodal, respectivamente.
A liturgia esteve a cargo do Pastor local, P. Gilmar do Nascimento, e, abrilhantou o Culto o Grupo Vocal Viva Voz de Ijuí.  Após a Investidura, o Pastor Sinodal Ricardo Cassen procedeu com a Instalação da Diretoria do Conselho Sinodal, biênio 2015-2016 e do Conselho Sinodal 2015-2018.

A Comunidade de Carazinho e o Sínodo Planalto Rio-Grandense, após a Celebração de Investidura, ofereceram um saboroso coquetel. O Culto contou com a presença de membros das várias Paróquias. A Pastora Dulce Engster (Paróquia de Condor) foi a assistente do Pastor Sinodal Ricardo Cassen. O Pastor Carlos Roberto Frühauf (Paróquia de Chapada) foi o assistente da Pastora Vice-Sinodal Ana Isa dos Reis e, o Frei Irineu Costella (Pároco da Igreja São Judas Tadeu de Porto Alegre) foi o assistente da Ekumene e deixou palavras de carinho e de alegria por estar presente em tão importante celebração da IECLB. 
Celebração de Investidura

Diretoria do SPRG - Biênio 2015/2016

Entrega do Diploma ao Pastor Sinodal

Entrega do Diploma à Pastora Vice-Sinodal

Veja a matéria e mais fotos no Portal Luteranos

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Q U A N T A S V E Z E S !

Quantas vezes? ...Nem mais lembro; e me exaspero.
Pois o tempo é incontrolável e, por mais que me esmero,
Minha mente não evoca os registros da história.
Sai ano e entra ano e a pergunta nunca passa.
Novos fatos vão surgindo e a angústia ameaça
Emaranhar os eventos e confundir a memória.

Quantas vezes? ... Nem mais sei; aos poucos vou entendendo,
Os ecos Sagrados que o povo contae a mente vai revivendo:
O primeiro acontecimento, ímpar, único e definitivo.
Na tão distante BELÉM, na estrebaria, num cocho,
Cercado de animais; e num tempo de arrocho,
Vem A LUZ; traz O BRILHO... Torna o mundo mais festivo!

 Quantas vezes? ...Não importa! A lembrança permanece
Porque o fato é tão grandioso que jamais some ou fenece,
E ninguém pode ocultar o que Deus dá para o mundo:
É presente; graça que é derramada;
Que vem sutil; é envolvente e delicada,
Preenchendo a humanidade com Seu Amor mais profundo!

 Quantas vezes? ... Que insistência! A LUZ continua brilhando.
O mundo celebra, festeja e vibra, regozijando
O presente EMANUEL: sublime, completo, e vital.
Derramado das alturas no meio da confusão,
Onde a descrença e a solidão
Deram lugar à ESPERANÇA desde o primeiro NATAL!

O que conta e conduz ao constante renascer
É que JESUS veio ao mundo e O CRISTO se tornou,
Para dar novo ânimo à caminhada;
Encetar rumo certo na jornada
E proclamar que o SEU AMOR nos salvou!

 Quantas vezes? ... Só Deus sabe; o tempo é todo d’Ele.
O que importa é confiar e andar com Ele,
De mãos dadas, em comunhão, nesta vida abençoada.
Então NATAL SE RENOVA como o centro da história
E nos inspira a certeza de que n’Ele está a Vitória...
Daí a PAZ e a JUSTIÇA serão LUZEIROS na estrada!


P. Jairo dos Santos – Natal 2014.
 Votos de  Natal abençoado e Novo Ano esperançoso!

DeJairo e Soniapara todas as pessoas queridas e amadas!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Passeio das Lanternas

Prezados irmãos e irmãs em Cristo, boa noite?
Há uma canção que diz: “ Conheço um menino que bateu em todas as portas, e as portas estavam todas fechadas”.
Conheço? Conhecemos? Sim, conhecemos a história deste menino,  na qual não o menino em si, mas seus pais bateram de porta em porta w foram recebidos para ter um lugar para este menino nascer. Menino que viria mudar, menino que seria Rei, Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz conforme nos anuncia o profeta Isaias no capitulo nove versículo seis. O menino traria a paz para um povo explorado e sofrido.
Mas, afinal, mesmo conhecendo a história, quem era de fato este menino? Porque ele nasceu? Por que os profetas anunciavam a sua vinda?
A canção continua assim: “ O menino era Deus nos querendo salvar, o menino era Deus que chegou para amar”.
O menino era Deus. Sim, o verbo se fez carne, ou seja, o anunciado no Antigo Testamento pelos profetas torna-se real, humano, como nos diz o evangelho de João1. 1-2: “No principio era o Verbo,  e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele ( Jesus0 estava no principio com Deus”.
O Verbo que era Deus chegou para amar, chegou para nos salvar. Que mudança maravilhosa ocorreu para o povo naquele tempo, que presente maravilhoso receberam.  Esta mudança, este presente também é para nós hoje, presente que recebemos do Deus menino. Pois, o seu amor revelado e dado a todos nós é incondicional. A salvação, com certeza todos nós esperamos alcança-la, não é mesmo.
No entanto, pergunto: será que hoje nós filhos e filhas de Deus merecemos de fato este presente, o amor e a salvação que recebemos de Deus menino? Vivemos o nosso dia a dia de tal forma que nos faz merecedores destes presentes?
Como esta nossa vida de fé? Será que não fechamos também a porta de nossa vida, de nossa casa? Talvez pensamos que não, mas e quando não vivemos  o amor, o perdão, a compreensão entre nós seres humanos, não seria uma forma de fecharmos a porta?
O menino nasceu sem festa e sem flores, ainda nos diz a canção. Sim, sabemos que Ele nasceu humilde e pobre, em meio aos animais numa estrebaria. Mesmo sendo o seu nascimento de forma tão humilde o seu nascimento não fora ignorado. Ele recebeu a visita dos pastores que vieram adora-lo, cfe. Lucas 2.16: “ Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura”. Recebeu a visita dos magos, os quais lhes trouxeram ofertas, cfe. o evangelho de Mateus 2.11 b: “ Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.’
Lindos presentes os magos levaram para Jesus, e valiosos também. Ouro, metal precioso, de grande validade. Incenso e mirra, fragrâncias aromáticas muito finas, procedentes da Arabia.
E nós hoje que presentes temos para ofertar ao Deus menino, a Jesus? Ou somente queremos receber?
Deus em seu imenso amor nos deu seu Filho para nos amar e nos salvar. Porém, espera que nós abramos o nosso coração, a nossa vida, a porta de nossa casa, de nossa família, para que Ele viva e reine, trazendo a paz, a compreensão, o entendimento, a fidelidade, o perdão, a união familiar, amor e respeito vivido entre pais e filhos, marido e mulher. Estes são o OURO, o INCENSO e a MIRRA que Deus espera que demos a Ele, para que sejamos justificados e recebamos a salvação e o amor de Jesus Cristo.

Prezados irmãos e irmãs, não basta conhecermos a história do menino Deus, a qual ouvimos todos os anos, principalmente nesta época. É preciso que o aceitemos de fato em nossa vida, em nosso lar. Vamos dar ao Deus menino, a Jesus o presente mais precioso que temos: nossa vida, nosso coração, e deixemo-nos transformar pelo amor que Jesus nos dá. Amém.

Pastora Lourdes Kophal Knecht - Nova Ramada - Paróquia de Ajuricaba

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Eis o Cordeiro de Deus... que revela Seu amor

“Posto que as nossas maldades testificam contra nós, ó Senhor, age por amor do teu amor.” (Jr 14.7)
“João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (Jo 1.29)

Os versículos acima lembram da impossibilidade humana em realizar qualquer tipo de ação em favor de si mesmo quanto a sua situação espiritual. È fato, as nossas próprias ações, nossos comportamentos e nosso modo de vida testificam contra nós de que somos pecadores e culpados diante de Deus. Não temos nem a nós mesmos como aliados, pois nos atraímos, enganamos e iludimos. É como o profeta Jeremias diz mais avante, 17.9: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”. Por causa desta compreensão,também no cap.17, Jeremias audaciosamente afirma: “Maldito o homem que confia no homem” (5). Frente a tal situação, só nos resta clamar ao Senhor.
 Porém, o profeta sabe que não dá pra clamar a Deus protestando em favor da sua vida como se fosse merecedor de compaixão. Além de tudo, Deus é Justo e com justiça agiria em nos condenar nos nossos pecados. A única coisa pela qual se poderia clamar é pelo amor de Deus.Mas clamar que tivesse amor por nós e agisse por amor a nós, seria pobre e infeliz, pois Deus jamais deixou de nos amar e tão pouco poderia anular a sua Justiça. Então o profeta clama a Deus para que aja pelo pecador por amor do seu próprio amor, por amor a Ele mesmo.
Todos os pais que tiveram de passar pela dolorosa situação de não mais ter um filho consigo, sabem quão terrível é a dor de perder. Deus nos ama, Ele nos criou por amor para que ficássemos para sempre com Ele, e sabe o quanto sofreu quando fomos para o pecado, e ainda, sabia o quanto sofreria se nos perdesse para sempre. Então a única razão que faria valer uma ação salvadora em nosso favorseria, como é, o amor de Deus.
Assim, na Palavra do NT, o evangelista João registra o dia em que João Batista viu a Jesus. João Batista então afirmou: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!” Deus não nos deixou entregues aos nossos pecados. Ele já estava agindo por nós por amor ao Seu santo amor. O Cordeiro Celestial, seu único Filho precioso seria oferecido em sacrifício por nós pela nossa salvação. Com isso, Deus não se tornaria injusto ao nos salvar, mas todo o pecado receberia o devido castigo no corpo do seu amado Filho.
Assim, Jesus andou por esse mundo propagando o amor de Deus até que a sua hora chegou. No alto de um monte, uma cruz, Ele morre a minha e a sua morte para que agora, pela fé nEle, Ele e o Pai Celestial testificassem em nosso favor.
Que assim, possamos orar agradecidos por um amor tão grande e pelo sacrifício imerecido de Jesus por nós como Lutero orou:
“Senhor Jesus Cristo, Tu és minha justiça,
eu, porém, sou teu pecado:
Levaste sobre Ti o que é meu,
e deste a mim o que é Teu.
Tomaste sobre Ti o que não eras,

e deste a mim o que eu não era”.

Missionária Elfriede Krause
Paróquia da Paz de Ijuí

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Culto Festivo de Investidura do Pastor Sinodal Ricardo Cassen e da Vice-Pastora Sinodal Ms. Ana Isa dos Reis

A IECLB e o Sínodo Planalto Rio-Grandense convidam para o Culto Festivo de Investidura do Pastor Sinodal Ricardo Cassen e da Vice-Pastora Sinodal Ms. Ana Isa dos Reis. Também serão instaladas a nova Diretoria do Conselho Sinodal, biênio 2015/2016 e o novo Conselho Sinodal 2015/2018.
O Culto acontecerá na Comunidade Evangélica de Carazinho, no dia 14 de dezembro às 19h00. Após o Culto será oferecido um coquetel.


Culto de Instalação do Pastor Carlos Emidio Grill Lacerda

 Paróquia da Paz - Ijuí
A Paróquia da Paz de Ijuí e o Sínodo Planalto Rio-Grandense convidam para o Culto de Instalação do Pastor Carlos Emidio Grill Lacerda

Dia 14 de dezembro de 2014 - 09h00
Comunidade São José
Bairro São José
Ijuí/RS
 

Após o Culto, haverá Almoço

O SILÊNCIO DA DOR

Ainda pensando nos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Foto do 17º Encontro Sinodal de Mulheres com Celebração de Advento
No último dia 10 de dezembro terminou a Campanha:  16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Na tribuna do Congresso Nacional ouvimos barbaridas que denigrem a imagem do nosso Parlamento e, de maneira estúpida, agressiva e sem caráter nenhum, um Parlamentar ofendeu não uma deputada gaúcha, mas sim todas as mulheres, todas as famílias e todos os homens que não compactuam com qualquer tipo de  violência contra a mulher.
Nesse espaço compartilhamos a meditação escrita pela então Pastora Vice Sinodal Sisi Blind (Sínodo Norte Catarinense), hoje Prefeita do Município de São Cristovão do Sul.



                                                                                                                                               
O SILÊNCIO DA DOR
                                                                                                  Sisi Blind

Neste dia 28 de novembro será lembrada nas celebrações, em muitos lugares de nosso planeta, a dor dos corpos de mulheres agredidas. Dor esta que ainda permanece no silêncio, guardada..
A violência contra a mulher tornou-se pública, no Brasil, nos últimos 30 anos. Até os anos 70 não existia essa expressão. Ela teve que ser nomeada para que pudesse ser vista, falada e pensada. Foi a emergência dos grupos e da movimentação feminista que trouxe à luz a violência enraizada no espaço doméstico, conforme registra relatório de Comissão da cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Hoje, com a existência das delegacias de mulheres, as casas de abrigo e o auxílio jurídico especializado, a violência doméstica tornou-se um assunto público.
A violência contra a mulher se caracteriza pela dor provocada pela superioridade da força física masculina. Portanto, no confronto físico a mulher apanha, seu corpo é machucado e em muitos casos, em nome do amor, a dor é silenciada.
Os corpos que sofrem a violência são os mesmos que amamentam, que acariciam, que amam, que possuem desejos. Esses corpos silenciam a dor, apesar dela já ser de domínio público. A dor é escondida, é silenciada, camuflada, abafada.
A dor no corpo físico supera a dicotonia cartesiana: mente e corpo. Ela envolve a totalidade do ser. Ela guarda a memória do sofrimento. Se espalha por todo o nosso ser e se expande para todas nossas relações sociais na invisibilidade do silêncio. É o silêncio da humilhação, da degradação e da perda da dignidade humana.
Até quando haverá entre nós essa prática que perpassa o tempo, as culturas, as classes sociais, enfim, que perpassa todas as esferas das relações humanas?
Que o silêncio da dor das mulheres, assim como da dor de todos os seres humanos possa ser rompido e que ela - a dor - não nos seja indiferente.
Sisi Blind
Ex-Vice Pastora Sinodal do Sínodo Norte Catarinense e hoje Prefeita de São Cristovão do Sul/SC
    

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Culto de Confirmação na Comunidade em Ernestina

Orientadora Lirian, Pastor Jonas, Confirmandas e Confirmandos
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ernestina esteve reunida em seu templo no último domingo dia 07 de dezembro para celebrar o Culto de confirmação.
A celebração foi realizada pelo pastor Jonas Ronei Gunsch, sendo que neste ano foram confirmados sete jovens, sendo eles: João Vitor Magarinos da Silva, Andrei Adilson Dickel, Thalya Renner, Nicoly Monteiro Vieira, Kethlin Pfluck da Cunha, Eliabe Apolinário Schmidt e Yasmim Nunes de Castilhos.

Aos confirmandos, seus pais, a orientadora, pastor e a comunidade em geral, nossos votos de que as bênçãos de Deus continue presentes em suas vidas.
Culto de Confirmação na Comunidade de Ernestina

Matéria e fotos enviadas pelo Sr. Luciano Voigt de Ernestina.

Veja mais fotos no SPortal Luteranos.

Fundado Núcleo da LELUT em Passo Fundo

Fundação LELUT de Passo Fundo

Na quarta-feira 3 de dezembro foi realizada a Assembleia para a fundação do Núcleo da Legião Evangélica Luterana de Passo Fundo. O Grupo de Homens estava reunindo-se mensalmente desde setembro de 2013, na procura de cobrir os requisitos para a fundação do núcleo. Todas as reuniões seguiam o modelo proposto pela LELUT: meditação, janta e palestra ou temática de interesse dos homens. Sempre cantávamos o hino da LELUT, "Vamos nós trabalhar".
Em 2014, foram realizadas uma campanha de agasalho e outra de material de higiene para instituições da cidade, além de ajudar com a mão de obra para melhoras na cozinha da Comunidade. Também realizamos um jantar com as famílias dos participantes.
Contando com a presença de representantes da LELUT Sinodal foi eleita a seguinte diretoria:
Presidente: Clovis Alexandre Lagemann
Vice-presidente: Elton Deni Toebe
Secretário: Marlon Vendruscolo
Vice-secretário: Jairo da Silva Lima
Tesoreiro: Evandro Valdir Prux
Vice-tesoreiro: Evandro Kussler
Guia Espiritual: José Manuel Kowalska Prelicz
Coordenador Social:  Joel dos Santos

Conselho Fiscal
Titulares:Fabiano Goetz, Paulo Lauer e Cláudir Goppinger
Suplentes:Mauricio Kullmannn de Freitas e Hubert Wendland
A partir de fevereiro 2015, os legionários reunir-se-ão nas primeiras segundas-feiras de cada mês.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Eleita Diretoria do Conselho Sinodal

Sínodo Planalto Rio-Grandense – Biênio 2015-2016
Diretoria do Conselho Sinodal - Biênio 2015/2016
Na reunião do Conselho Sinodal realizada na Comunidade Martin Luther de Não Me Toque, no dia 29 de novembro de 2014, foi eleita a nova Diretoria do Conselho Sinodal, biênio 2015/2016.
Nessa reunião participaram o Conselho Sinodal atual e o Conselho Sinodal que será investido no Culto do dia 14 de Dezembro, na Comunidade Evangélica de Carazinho. A eleição ocorreu entre os/as novos/as Conselheiras/os e ficou assim constituída.
Presidente: Dirceu Olair Hoffstaedter (Paróquia Alto Jacuí)
Vice Presidente: Lauri Diefenthäler (Paróquia de Panambi)
Tesoureiro: Nelson Wojahn (Comunidade de Carazinho)
Vice Tesoureiro: Valdir Oto Momberger (Comunidade de Carazinho)
Secretária: Márcia Rejane Schneider Schultz (Paróquia de Quinze de Novembro)
Vice Secretária: Rudi Schweig (Paróquia de Ibirubá).
Neste dia foi apresentada a nova Secretária Executiva, Maiara Schiefelbein e foi comunicado que o Culto de Investidura do Pastor Sinodal Ricardo Cassen e da Vice-Pastora Sinodal Ms. Ana Isa dos Reis, acontecerá no domingo 14 de dezembro, e, se espera a participação da Diretoria eleita e das novas/os Conselheiras/os, pois no Culto essa lideranças serão instaladas em seus respectivos cargos.
A Paróquia de Augusto Pestana, através da Pastora Sirlei Nether trouxe informações do trabalho desenvolvido na Paróquia, Comunidades e setores de trabalho. Também o Pastor local, Pastor Fábio Staggemeier dirigiu a meditação e o Presidente da Paróquia, Sr. Rogério Marinho Graff, saudou as lideranças do Sínodo que tem essa reunião de trabalho em Não Me Toque.
Em Não Me Toque também esteve reunido o COSIJE (Conselho Sinodal da JE), que deliberou assuntos da Juventude. Apresentaram o êxito do ACAJE e explanaram sobre o 33º ARJ 2015, que será realizado na Casa de Formação de Ijuí.
O Presidente reeleito, Sr. Dirceu Olair Hoffstaedter, agradeceu imensamente os Conselheiros e as Conselheiras que deixam seus cargos e, de maneira especial aos Conselheiros que não integram mais a Diretoria Sinodal, Nildo Bencke, Rudi Wallauer e Marli Fenner Martini.

Também o Sínodo agradeceu a boa acolhida da Comunidade e Paróquia de Não Me Toque. 

A Matéria e mais fotos estão publicadas no Portal Luteranos: http://www.luteranos.com.br/noticias/planalto-rio-grandense/eleita-diretoria-do-conselho-sinodal
P. Fábio

Pa. Ana Isa e P. Ricardo

Rogério Marinho Graff

COSIJE

Secretária Executiva Maiara

sábado, 6 de dezembro de 2014

Retalhos da Solidariedade

Adicionar legenda
Os grupos de OASE das comunidades da Paróquia de Ernestina deram inicio durante o encontro Paroquial da OASE realizado no mês de setembro a confecção de uma colcha feita com retalhos de tecidos que foram trazidos por cada senhora que participou do encontro.
A confecção da colcha ficou a cargo da Vice Coordenadora Paroquial da OASE Sra. Laine Schaeffer, sendo que a paróquia comprou os demais materiais que faltaram para confecção da mesma.
Em uma reunião do presbitério da paróquia foi sugerido fazer uma rifa com a colcha, o que foi aceito pelos grupos que também se encarregaram de vender os números. Também foi decidido que todas as receitas serão destinadas a Associação Beneficente Pella Bethânia de Taquari/RS, pois a mesma tem a missão de promover o bem-estar e prestar assistência às pessoas idosas com ou sem deficiência, em especial às pessoas carentes, sem distinção de credo religioso, ideologia política, nacionalidade, raça, sexo ou condição social.
Com o auxilio e a colaboração de todas as senhoras dos grupos de OASE da paróquia de Ernestina a rifa foi um sucesso, sendo vendidos mais de 1.500 números, arrecadando um valor total de R$ 3.046,00.
O sorteio da rifa aconteceu durante o Culto Paroquial de Advento realizado no dia 30 de novembro, o qual contou com grande presença dos membros das comunidades juntamente com as presidentes de cada grupo da OASE, da coordenadora e vice-coordenadora paroquial da OASE e do presidente da paróquia.
A ganhadora da colcha de retalhos foi a Sra. Iriete Martins de Mello, da cidade de Ibirapuitã/RS.





sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Celebração de Advento na Paróquia de Ernestina

Para celebrar o inicio do tempo de Advento, a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Ernestina realizou no dia 30 de novembro na Comunidade em Santos Vaz uma celebração a nível Paroquial.
A culto iniciou as 20:00 horas sendo celebrado pelo P. Jonas Ronei Gunsch. O grupo da OASE local, através de sua presidente a Sra. Dulce Haack fez uma saudação lendo uma mensagem e depois de lida a mensagem todas as membros da OASE local cantaram um hino de natal.
Também no culto foi lançado, em nível paroquial o Tema do Ano da IECLB para 2015, que será: Igreja da Palavra -chamados para comunicar, apoiado pelo Lema bíblico que diz: Então, Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho? (Lucas 24.17).
 Durante o culto foi investido o novo presbitério da Paróquia para o biênio 2015/2016. O atual presidente, Sr. Casemiro Seelig usou a palavra para agradecer a caminhada que se encerrou e a presidente eleita Sra. Sandra Koenig Knopf da mesma forma usou da palavra para agradecer a confiança nela depositada.

Ao final do encontro houve uma grande confraternização entre todos os membros da nossa paróquia.