sábado, 25 de outubro de 2014

DA DISPUTA AO PERDÃO

Vivenciamos um intenso processo democrático nos últimos meses, recheado de debates e embates, que me levaram a refletir sobre alguns sintomas que vieram à tona durante o período eleitoral, principalmente, no que diz respeito às manifestações do eleitorado brasileiro. Sabemos que o egoísmo, o individualismo e o compartilhamento de ofensas são marcas do nosso tempo, contudo, se tornam mais visíveis em momentos de fervor.
            Acredito que as eleições despertaram interessantes discussões políticas, que sempre enriquecem nosso pensamento crítico, contudo, sinais do egocentrismo do ser humano marcaram este período. Com grande facilidade externamos conteúdos que não foram previamente ponderados e repetimos insultos indiscriminadamente. Esquecemos, com frequência, de praticar o perdão e o respeito à diversidade, valores que deveriam marcar uma democracia.
            O Evangelho nos desafia a amar o semelhante (Jo 13.34) e ao serviço em favor do próximo (Mt
20.26-27), contudo, ignoramos os ensinamentos de Jesus Cristo e disparamos agressões aos que estão ao nosso redor. O Evangelho nos convida ao amor, ao perdão e a reflexão. Impulsiona-nos a rever nosso agir e confessar que, muitas vezes, pensamos apenas nos nossos próprios interesses. Como IECLB, carregamos uma história de comunhão e de respeito às diferenças, somos frutos de uma reforma que preza o diálogo e a liberdade crítica.
            Finalmente, rogo para que os reflexos de egoísmo, individualismo e egocentrismo que afloraram durante as calorosas discussões políticas sejam transformados por Deus. Que o Espírito Santo fortaleça nossas viDas em comunhão, nos motive a reconhecer nossos erros, nos conduza ao diálogo fraterno, nos dê sabedoria e discernimento para avaliar nossas ações continuamente e que as palavras do apóstolo Paulo ecoem em nossas mentes e corações:

“Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros. E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor uns perfeitamente todas as coisas” (Cl 3.13-14).

Candidata ao Ministério Pastoral Camila Elisa Schütz
Paróquia Alto Jacuí - Victor Graeff

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Jubileu de Prata da Parceria (Partnerschaft) Novo Xingu e Göttingen

Parceria de Novo Xingu e Göttingen
A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Xingu (Município de Novo Xingu) mantêm uma Parceria com Göttingen/Alemanha. Essa Parceria possibilita que uma vez um grupo de pessoas vai do Brasil para Alemanha e outra vez venha um grupo da Alemanha para o Brasil. Essa Parceria (Partnerschaft) completou 25 anos.
No dia de hoje o Grupo de Alemães chegou ao Brasil e, antes de prosseguirem a viagem ao Novo Xingu, visitaram a sede do Sínodo Planalto Rio-Grandense e foram recebido pelo Pastor Sinodal João Willig. O grupo esteve acompanhado da Pastora Daniela Lamb e do Presbítero Sérgio Tasso. Os/as Parceiros/as da Alemanha chegaram hoje (23/10) e ficarão até 06/11. Feste noite haverá uma recepção no Pavilhão Evangélico e no sábado 01/11, às 20h30 minutos, haverá uma celebração de Ação de Graças pelo Jubileu de Prata, 25 anos de caminhada conjunta e de troca de experiências entre Göttingen e Novo Xingu.
Coordenação Paroquial da Partnerschaft (Parceria)
Convite

Parceria de Novo Xingu e Göttingen











Em tempo: Os e as Parceiros/as da Alemanha são: Achim Hehle, Lena Hehle, Alexandra Gramzow, Thorben Heise e Reinhard Plüschke.

O QUE FAZER QUANDO A DEPRESSÃO BATE À PORTA?

André era um jovem participativo em sua comunidade e se dedicava às atividades desenvolvidas no grupo
Servir
da juventude, onde participava também uma jovem chamada Ana. Desde que a viu, André sentia-se atraído por ela. Mas como era uma pessoa tímida, faltava-lhe coragem para se aproximar e mostrar seus sentimentos. Entrementes, para complicar a situação, outro jovem, mais extrovertido, aproximou-se de Ana, e eles começaram a namorar.
Não sabendo lidar com a decepção, aos poucos, André foi se tornando uma pessoa triste e apática. Sentia-se desanimado, sem forças e, assim, não tinha mais vontade de fazer as atividades que outrora lhe davam prazer. Não aguentando mais a pressão do sofrimento em sua vida,  André teve a ideia de ir conversar com o pastor de sua comunidade. Percebendo que o jovem estava vivenciando um episódio depressivo severo, depois de ouvi-lo com atenção, o pastor encorajou o jovem a marcar uma consulta com médico especializado no tratamento da depressão.
Caro leitor! Um episódio depressivo pode se desencadear na vida de uma pessoa por diversos motivos e pode sobrevir em todas as fases da vida, mesmo no vigor da juventude. A ajuda médica é muito importante no tratamento. Os medicamentos ajudam a reestabelecer o equilíbrio da química cerebral. E, neste sentido, a pessoa que tem depressão precisa ser humilde e aceitar a ajuda que Deus pode lhe dar através das mãos dos médicos!

Além de remédios, pessoas com depressão precisam também redescobrir uma missão em suas vidas. O ser humano precisa se sentir útil em todas as fases da vida. Por isso, justamente, Deus deu dons às pessoas para elas se dedicarem as causas humanitárias: para fazerem trabalhos sociais e, não por último, para se engajarem também no trabalho da Igreja. Neste sentido, afirmou alguém com razão: “O ser humano é um ser para os outros”!  Quando se fecha em si mesmo, o ser humano perde a sua essência, a sua razão de ser e assim, ele começa a morrer por dentro. Isso é depressão! Pessoas que têm depressão recuperam a alegria de viver normalmente quando reencontram uma a razão para viver! 


Estimado leitor! Se você eventualmente estiver sofrendo deste mal do qual estamos falando – a depressão, não desanime! Deus quer e ele pode te fortalecer. Em primeiro lugar, você precisa procurar ajuda de um médico. Deus providenciou remédios que ajudam a melhorar o desempenho químico do cérebro e, por outro lado, Deus pode ajudar você a reencontrar a missão de tua vida! Assim, Deus te fortalece, dizendo: “Seja forte e corajoso, não fique desanimado, nem tenha medo, pois eu, o Senhor teu Deus, estarei com você ali onde você estiver”! (Js 1.9).

Meditação enviada pelo Pastor Cesar Antônio de Neiverth - Paróquia de Quinze de Novembro

Encontro Paroquial Culto Infantil em Ernestina

Aconteceu na tarde do último sábado dia 18 de outubro na Comunidade em Ernestina, localizada na Rua Fernando Duderstadt, centro, no município de Ernestina/RS, mais um Encontro Paroquia de Culto infantil organizado pela Paróquia de Ernestina.
Durante o encontro as crianças tiveram um momento de oração e cantos, dinâmicas e brincadeiras.

 As atividades foram coordenadas pelo P. Jonas e pelas Sras. Mariane, Lirian e a jovem Anita.  


Fotos e Matéria enviadas por Luciano Voigt de Ernestina

Festa Anual na Comunidade em Posse Gonçalves – Paróquia Ernestina

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Posse Gonçalves, localizada na localidade de Posse Gonçalves, no município de Tio Hugo/RS, realizou no domingo dia 19 de outubro a sua tradicional festa anual.
A festa teve inicio com a celebração de um culto festivo, celebrado pelo P. Jonas Ronei Gunsch, após o culto os festejos continuaram no Centro Esportivo Nunca Pensei.
Ao meio dia foi servido um delicioso churrasco com saladas e já pela parte da tarde iniciou as atividades com apresentação dos jovens cantores André e Gustavo da cidade de Iraceminha/SC, que por mais de uma hora os mesmos cantaram diversas músicas proporcionando aos presentes um momento especial.

 Após a apresentação dos jovens foi realizado com a ajuda dos presidentes das outras comunidades o sorteio da rifa principal da comunidade, e para animar a festa a banda Moinhos de Vento realizou uma animada reunião dançante.

Matéria e fotos enviadas por Luciano Voigt de Ernestina 

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Encontro Paroquial da Igreja IECLB em Sarandi

Participantes Dia da Igreja
No dia 12 de outubro aconteceu na AFU Cotrisal  em Sarandi o Encontro Paroquial da Igreja da Paróquia de Chapada, reunindo aproximadamente 200 membros das diversas comunidades.
O encontro teve o objetivo de celebrar o dia das crianças e a integração das famílias. O dia iniciou com a celebração do culto pelo Pastor Carlos Frühauf e Pastora Mariele Daiana Lamb. Neste dia também encerrou a campanha de Missão Vai e Vem, sendo que a Paróquia arrecadou R$ 7.256,36 com  as doações.
Na sequencia várias brincadeiras e competições foram organizadas pela comunidade d e Sarandi. Os participantes puderam participar de jogos de bocha, bolão, vôlei, futebol de salão, jogo de cartas, ping-pong e a brincadeira do martelo. As crianças puderam se divertir com os brinquedos,  os palhaços e o sorteio de brindes. Os vencedores das atividades esportivas  ganharam medalhas. Cada comunidade levou como lembrança uma muda de planta medicinal entregue pelas crianças como forma de agradecimento pela presença e simbolizando a saúde  e a amizade nos momentos de confraternização.
"Esta é uma oportunidade para as pessoas se encontrarem e se conhecerem melhor, além de passar um dia agradável , vivenciando a fé luterana!" Comenta o presidente da comunidade de Sarandi Nairo K Wommer  e convida a todos para participarem do  culto dia 31 de outubro as 19 horas,  na sede da igreja na rua João Tesser para comemorar a Reforma Protestante.
 
Louvor

Dia da Igreja Sarandi/RS

Brincadeiras

Brincadeiras 












          

Matéria e fotos e enviadas por Dulcenéia Haas Wommer

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Pastor Carlos Duarte foi reeleito Pastor Presidente da IERP

Igreja Evangélica Rio de la Plata

P.P. da IERP Carlos Duarte
O Pastor Carlos Duarte foi reeleito Pastor Presidente da Igreja Evangélica Rio de la Plata (IERP), no Sínodo realizado em Três Arroyos (Argentina), nos dias 9, 10, 12 e 12 de outubro de 2014. Essa reeleição será por 4 anos e se estenderá até outubro de 2018.

O Pastor Duarte foi eleito, pela primeira vez no Sínodo (Concílio) de 2010, quando expressou sua intenção de ser uma ligação mais na tarefa "que começou em Jerusalém com 12 tipos que não sabiam o que fazer".
Depois de conhecer o resultado, que favoreceu sua nova eleição, o Pastor Duarte confessou não ter  preparado nada para aquele momento "porque não é muito bom já sentir o 'já ganhou", manifestando por outro lado, ter descoberto um texto bíblico que serviu para compreender o papel que lhe toca na Diretoria da Igreja , oferecendo aos conciliares, uma saudação e agradecimento a confiança depositada na sua pessoa: "Afinal de contas, quem é Apolo? E quem é Paulo? Somos somente servidores de Deus, e foi por meio de nós que vocês creram no Senhor. Cada um de nós faz o trabalho que o Senhor lhe deu para fazer: Eu plantei, e Apolo regou a planta, mas foi Deus quem a fez crescer. De modo que não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus, que dá o crescimento. Pois não existe diferença entre a pessoa que planta e a pessoa que rega. Deus dará a recompensa de acordo com o trabalho que cada um tiver feito."  1 Coríntios 3,5-8. Finalizando, o Pastor Duarte fez uma breve releitura do texto, dizendo que essa é a realidade da Igreja  os vogais, o Pastor Vice-Presidente, as Diretorias das Comunidades, as várias comissões... são iguais". Com essa palavras agradeceu e pediu a companhia e a bênção de Deus nos próximos 4 anos de trabalho.
A eleição mostrou um grande apoio do Concílio e da Igreja toda, que elegeu o Pastor Carlos Duarte com 76 votos favoráveis a reeleição, 4 votos nulos e um voto branco.  


 Em tempo: Matéria traduzida do Portal da Iglesia Evangélica Rio de la Plata. (Tradução livre).





Veja mais fotos do Sìnodo (Concílio) da Iglesia Evangélica Rio de la Plata: http://www.luteranos.com.br/noticias/planalto-rio-grandense/o-pastor-carlos-duarte-foi-reeleito-pastor-presidente-da-ierp

Cultos Dia Das Crianças 2014 - Getúlio Vargas

Culto dia das Crianças - Getúlio Vargas
No dia 11/10 aconteceu na Comunidade de Linha Frederico, em Floriano Peixoto o  culto do  18º Domingo após Pentecostes. O culto teve a participação da professora Simone Schlosser que contou uma estória para as crianças. Também preparamos ou teatro com fantoches sobre a oração do Pai Nosso e a importância do perdão na vida das crianças e dos adultos. Houve oração e bênção para as crianças e seus familiares e no final do culto as mães serviram lanches. A comunidade presenteou as crianças com uma lembrança pelo Dia Das crianças.
No di 12/10 aconteceu na Comunidade são João em Getúlio Vargas culto com a participação do Sr. Fabiano dos Reis e sua esposa karine ( coordenadora da Escola Dominical), ensinando canções para as crianças. Houve a participação do Grupo de canto que entoou vários hinos. A mensagem foi preparada na linguagem das crianças com uma apresentação teatral com fantoches; com o tema perdão.
O casal Selma e Carlos Kopper pela passagem dos 57 anos de Bênção Matrimonial  reafirmaram seu amor e receberam a bênção de Deus.

Após o culto houve tempo para brincadeiras; os pais foram convidados e os filhos a preparar brinquedos com materiais que normalmente são jogados no lixo. Após foi servida uma saborosa galinhada. Na parte da tarde, cada família compartilhou o brinquedo que conseguiu elaborar, todos foram muito criativos em criar e compartilhar seus brinquedos. Houve mais tempo para cantos  e oração com as crianças, elaboração  da  Rosa de Lutero  em dobradura e recorte.  O encontro terminou com o compartilhar das sobremesas que as professoras da Escola Dominical prepararam. Agradecemos a todas as pessoas que compareceram e colaboraram para um dia especial com as crianças. 

Culto dia das Crianças - Getúlio Vargas

Culto dia das Crianças - L. Frederico











Veja mais fotos no Portal Luteranos: http://www.luteranos.com.br/noticias/planalto-rio-grandense/cultos-dia-das-criancas-2014

domingo, 12 de outubro de 2014

Bênção Matrimonial - Carla Andreia Grossmann e Flávio Scherer

Ufa_agora pausa para foto
O dia estava radiante. O noivo e a noiva expressavam felicidade. Parentes e amigos acompanharam a noiva Carla Andreia Grossmann e o noivo Flávio Scherer neste momento que foi significativo e carregado de fé, esperança e amor.

A celebrante do Culto de Bênção Matrimonial foi a Pastora e amiga Ana Isa dos Reis, que baseou suas palavras nas palavras de Oséias 11.4: "Atraí-os com laços de amor", Rute 1.16:  "Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus" e 1 Coríntios 16:14: "Que tudo o que vocês fizerem seja feito com amor". Foram trazias palavras emotivas e comprometedoras do amor que tudo vence e é baseado na força que vem de Deus.

O local da cerimônia foi a Comunidade Evangélica da Linha Onze, Paróquia de Coronel Barros, onde a noiva exerce o Ministério Pastoral. A Diretoria amiga se fez presente na organização do delicioso almoço, que, foi preparado com muito carinho.

Foi um dia de muita gratidão a Deus que conduz nossas vidas, cuida de nós e nos abençoa com pessoas que amamos e que "tantas vezes fomos entrelaçados pelos fios coloridos e misteriosos da vida..." Foram testemunhas da Bênção Matrimonial Sonja Hendrich Jauregui, João Willig, Laurence Werle e Jaqueline Bussler Müller. A fita do bouquet da noiva constava o nome de Colegas de Ministério, que, em pensamento e oração, acompanharam nesse dia a Bênção Matrimonial da amiga Carla Andreia Grossmann.

Como Sínodo Planalto Rio-Grandense desejamos bênçãos à Carla Andreia Grossmann e ao Flávio Scherer. Parabéns!

Porque onde quer que tu fores, irei eu. Rutha 1.16

Atraí-os com laços de amor_Oséias 11.4 

Troca de alianças

Sínodo Planalto Rio-Grandense presente na Bênção Matrimonial

Felicidades Carla e Flávio



Culto Eucarístico - Confirmação 2014

Comunidade Bom Pastor - Paróquia de Coronel Barros
 
Foto oficial da Confirmação 2014 - Comunidade Bom Pastor
O Culto de Confirmação ocorreu no domingo 12 de outubro de 2014. O tema do Culto foi a transformação experimentada por Jesus , que passou da morte para a vida. A partir dessa transformação podemos experimentar nova vida.
O Culto foi celebrado pela Pastora Ana Isa dos Reis. Foram confirmados os jovens Oelinton, Gabriel, Vitor e Jean, e, as jovens Raquel e Milena.
O Culto contou com a participação do Grupo de Cordas Amadeus da Comunidade Evangélica Ijuí e o Coral da Comunidade Bom Pastor, sob a orientação do musicista Lauri Bussler.

Foi levantada uma oferta especial para a Campanha de Missão da IECLB, Vai e Vem. Também algumas trouxeram o envelope da Campanha. 

Altar

Pa. Ana Isa dos Reis

Comunidade reunida

Comunidade reunida

















Contrastes da vida!

Vista da janela da cozinha da Casa Pastoral de Tapejara
Domingo de sol! Sabiás cantando! Passarada em festa. Ouço o sino da igreja que fica perto de casa. Enquanto isso, preparo programas de rádio e a mensagem para um sepultamento já anunciado a mim bem cedo da manhã. É maravilhosa a criação de Deus, mas ao mesmo tempo, há tantos contrastes na nossa realidade! 
Fiquei a meditar neste domingo de manhã como é contrastante a vida. Enquanto eu admiro o domingo de sol e escuto a passarada cantando alegremente, fico a pensar na realidade da família para qual estou preparando a mensagem de sepultamento. No fim deste dia, aprofundo meus pensamentos: para muitas pessoas, este dia de sol foi lindo e maravilhoso. Mas para aquela mãe e para este pai que precisaram sepultar a sua filha, o dia não foi bonito. Talvez, para aqueles pais, este foi o dia mais triste de suas vidas. Afinal, perderam o convívio diário com sua filha ainda jovem, na meia idade.
Isso me fez pensar que a vida é feita destes contrastes absurdos. Nossa vida também sofre mudanças: num domingo estamos, alegres, apreciando o sol maravilhoso do dia e, no outro, o mesmo sol pode ter trazido uma realidade bem diferente para nós. Alguém me disse o seguinte: “São os contrastes do plano de Deus que não entendemos, mas que precisam ser vividos”. Não podemos fugir dos contrastes da vida. Num dia, podemos estar felizes com a nossa família, enquanto que, num outro, podemos estar extremamente tristes pela perda de um familiar.


Isso tudo me fez pensar numa única coisa: a vida é transitória, é passageira. O salmista nos diz que somos como uma sombra. “Com efeito, o ser humano passa como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa riquezas e não sabe quem as levará”. Sl 39.4ss. A vida é vulnerável, passageira, instável, frágil. Por isso, a vida nos convida para vive-la da melhor forma possível. Cada dia da vida precisa ser vivido de forma única e como se fosse o último.


 O cantor Zeca Baleiro mostra um pouco da alegria e da forma como nós deveríamos viver os nossos dias: Porque no mundo tem alguém que diz Nêgo, sinta-se feliz Porque no mundo tem alguém que diz: Que muito te ama! Que tanto te ama! Que muito te ama! Que tanto, tanto te ama!
Por isso, hoje eu acordei Com uma vontade danada De mandar flores ao delegado De bater na porta do vizinho E desejar bom dia De beijar o português Da padaria. 

Pensemos nisto no dia hoje. Vivamos o dia de hoje com sendo único. Encantemo-nos com o dia de hoje. Encantemo-nos com as flores de algum jardim, com o canto dos pássaros, com o sorriso de uma criança, com a vida presenteada com pessoas ao nosso lado. 

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Semana de Recuperação e Descanso - OASE e as três dimensões do amor

Participantes da Semana de Recuperação e Descanso
A OASE do Sínodo Planalto Rio-Grandense realizou a Semana de Recuperação e Descanso que teve como tema: As três dimensões do amor. O local do encontro foi o Lar da Igreja de Panambi e foi destinado às senhoras, membros da OASE, que necessitam momento de conforto espiritual e emocional, bem como houve momentos de cuidado físico, momentos significativos de celebração, oração e cuidado. As participantes também tiveram oportunidade de aprender artesanato, desfrutar de noitada artística de acordeão e violão e noite de talentos.
Nutrição saudável e massoterapia também fizeram parte da Semana de Recuperação e Descanso.
Valeu  Diretoria Sinodal da OASE. Valeu Pastora Orientadora e Pastor Vice-Orientador. Valeu Missionária Waltraut pelo carinho que foi preparado esse encontro. Agradecemos também às pessoas que trouxeram palavras, devocionais e pelo maravilhoso convívio nessa programação sinodal da OASE.
Lembrem-se, a OASE de Ibirubá aguarda a todos os Grupos no 17º Encontro de Mulheres com Celebração de Advento que acontecerá no dia  03 de dezembro, com a palestra do Pastor Presidente Nestor Paulo Friedrich e lançamento do Tema e Lema da IECLB para 2015.

Participe!
Louvor

Saudação - Pastora Dulce
Pa. Jaqueline e Missionária Waltraut

Participantes da Par. Planalto Médio

Celebração Eucarística

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Dia das crianças

Marcos 10.13-16
mantenha viva a alegria de ser criança
Dia 12 de outubro é muito significativo para as crianças e suas famílias. É um dia especial para lembrar estas palavras de Jesus que ensinam: “Deixem que as crianças venham a mim e não as proíbam que façam isso, pois o reino de Deus é daqueles que são como as crianças.” Mc 10.14
      Este texto mostra que as crianças queriam se aproximar de Jesus e os discípulos as impedem. Por isso Jesus intervém em favor delas, as abençoa e lembra que o reino de Deus é para aquelas pessoas que são como as crianças.
      Quando leio este texto me chama a atenção dois aspectos: A vontade das crianças de se aproximarem de Jesus e a atitude dos discípulos impedindo a aproximação. As crianças de hoje são como as de outrora. Elas gostam de Jesus e de se aproximar do mestre. Em sua maioria gostam de vir à Igreja e participar do culto infantil ouvindo histórias de Jesus e sobre Jesus. Porém, as crianças de hoje, em muitos casos, são impedidas de se aproximar de Jesus. Hoje o impedimento não vem dos discípulos. Hoje são os pais e mães que, por preguiça de levantar aos domingos, não trazem seus filhos para os cultos. É lamentável, mas agindo assim estão impedindo seus filhos e filhas de chegarem perto de Jesus.
      Os discípulos deixaram tantos bons exemplos então por que alguns pais e mães somente aprenderam este “mau exemplo” deles e continuam impedindo as crianças de chegarem a Jesus? Para estes vale a recomendação do Mestre: “Deixem vir a mim os pequeninos”, ou seja, tragam seus filhos para a Igreja. Tem muitas crianças carentes do abraço de Jesus, porém seus pais estão deitados em “berço esplêndido.”
      Vale lembrar o velho provérbio que ensina: “Perca sono” levantando mais cedo aos domingos para levar os filhos a Igreja para mais tarde não perder sono e os próprios filhos para as drogas, alcoolismo... Vale a recomendação: Invista tempo na educação cristã de seus filhos, pois a dedicação de hoje evita as dores de amanhã. Amém.

P. Gilmar do Nascimento
Comunidade Evangélica de Carazinho

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Dia Paroquial das crianças

Paróquia de Ajuricaba

Participantes do Dia Paroquial das criaanças
"Jesus disse: eu vou fazer pescadores de homens".  Mateus 4.19. Este foi o tema trabalhado no dia paroquial das crianças, na comunidade da Linha 9, Paroquia de Ajuricaba. Foi um dia de contar histórias, louvar, agradecer, dia de brincadeiras, teatro e integração. Foi um dia maravilhoso que contou com a colaboração de tantas pessoas maravilhosas e, principalmente, com a participação das crianças das comunidades da Paróquia de Ajuricaba.



Veja a matéria e mais fotos que foram publicadas no SITE Luteranos: http://www.luteranos.com.br/noticias/planalto-rio-grandense/dia-paroquial-das-criancas





Palavra de Deus é boa erva (Meditando com Lutero)

“A Bíblia é uma erva, quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.” (Lutero)
Fiquei pensando em quantas ervas aromáticas existem e que cheiro bom algumas têm. Quantas vezes nós não exalamos um bom perfume como cristãos, mas exalamos o perfume do pecado que cheira mal. Será que é por isso que as pessoas muitas vezes se afastam de nós?
Eu gosto de um bom perfume. Lutero diz que quanto mais manuseamos a Bíblia, mais sentimos o seu perfume. E eu creio que um pouco do perfume de Deus fica em nós quando meditamos profundamente na Palavra do SENHOR.
Isso me leva a pensar: Quanto tempo eu invisto do meu dia na leitura da Bíblia, na meditação feita com qualidade? Recebemos tanta informação diariamente vinda dos mais variados meios de comunicação. E muitas dessas informações trazem o perfume da violência, da imoralidade, da fraude, da corrupção... Se deixo que essas informações penetrem em minha mente, então o cheiro do mal começa a ser exalado através dos meus lábios, dos meus pensamentos, das minhas ações.
Será que não percebemos o quão felizes podemos ser por termos a Palavra de Deus conosco todos os dias, à nossa disposição para nos orientar, fortalecer e perfumar a vida?
“Quão felizes somos nós cristãos que não precisamos ir muito longe para  poder ouvir Deus falar conosco! Pois nos trouxeram as Sagradas Escrituras para as nossas casas e em nossa volta está tudo repleto de discurso divino.” (Lutero)
Não precisamos ir longe para ouvir Deus falar conosco, pois a Bíblia foi traduzida e colocada à nossa disposição para que façamos bom uso dela também e especialmente em benefício do nosso semelhante e de toda a criação de Deus.
Sim, pois quando manuseamos a Bíblia e a praticamos, nos colocamos à disposição do nosso próximo e cuidamos do Jardim de Deus no qual fomos colocados.
Nesse contexto, creio que podemos falar do jeito que Lutero fala: Tudo em nossa volta está repleto de discurso divino. Um passarinho cantando é Deus falando comigo e embelezando o meu dia. Uma flor no caminho repleto de cimento, de asfalto, de barulho de carros é um sinal da graça de Deus que traz perfume a lugares que nem imaginávamos ser isso possível.  Uma criança que sorri e um cachorro que é bem cuidado por um mendigo é Deus dizendo pra mim que eu não devo perder a esperança: Ele está presente em lugares, em coisas e pessoas que eu nem imaginava.
Que meus ouvidos estejam abertos à voz de Deus, que meus olhos percebam as Escrituras impressas na beleza da criação, que minhas mãos manuseiam a Palavra de Deus e Seu perfume seja exalado através de mim, dos meus atos, das minhas palavras. Que meus lábios aprendam a louvar junto com os passarinhos que me despertam a cada amanhecer. E que eu enxergue, pela fé, em meio aos meus sofrimentos, que Jesus, a Palavra que se tornou carne, está presente. Amém.
(Pastor Telmo Noé Emerich – Panambi – RS)
(imagem e citações de Lutero do site www.luteranos.com.br)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Propostas e Planos de Ação para a implementação da Política de Justiça de Gênero nas Igrejas Luteranas da América Latina e Caribe

Foto oficial das pessoas participantes do Seminário
Nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2014, no Centro Kariós, em Buenos Aires, Argentina, estiveram reunidas/os pessoas de diversas igrejas e organizações luteranas da América Latina para discutir o processo de implementação da Política de Justiça e Igualdade de Gênero (PJG) da FLM (Federação Luterana Mundial) na região. Nesse encontro foi exercitado a metodologia proposta (ver – julgar – agir) tendo em vista a construção de uma proposta a ser apresentada na COL/COP 2015 (Conferência de Lideranças - Conferência de Bispos e Presidentes das Igrejas Luteranas da América Latina e Caribe).
As distintas igrejas e organizações apresentaram a forma como compreendem o estado atual das questões de gênero em seu contexto a partir de cinco questões propostas pela organização do Seminário.
Ver: A partir das apresentações foram identificadas algumas questões e situações da Política de Justiça e Gênero. Além disso, contou-se com a assessoria da Dra. Marcela Bosch que refletiu sobre a temática a partir de sua experiência em contextos diversos.
Julgar: A Dra. Mercedes Garcia Bachmann trabalhou com o grupo questões relacionadas à compreensão e imagens de Deus a partir da Bíblia, motivando a reflexão acerca da diversidade de imagens e compreensões possíveis e suas consequências.
Dr. André Musskopf sistematizou a discussão realizada até então e aprofundou questões metodológicas acerca da implementação da Política de Justiça e Gênero e da elaboração de propostas de ações e indicadores de avaliação de impacto a serem apresentadas a COL/COP.
Agir: Coletivamente, primeiro em grupos e depois em plenária forma construídas propostas,  considerando os princípios, as diretrizes, ferramentas e as decisões das igrejas sobre os processos de mudanças estruturais que devem ser aprofundadas para a implementação da Política de Justiça de Gênero.

No Seminário apoiado pela Federação Luterana Mundial houve oportunidade de intercâmbio de experiências, momentos de oração, comunhão e de motivação para que possamos ser sementes de luta na Política de Justiça de Gênero. O encontro terminou com uma avaliação, tempo de oração e bênção de envio às nossas igrejas e organizações.
Delegação da IECLB presente no Seminário

Delegação da IECLB presente no Seminário

Entrega de Mimo ao Vice-Presidente da IERP e Vice-Presidente da IELU

Trabalho em grupo