quarta-feira, 25 de junho de 2014

Inverno: recolher-se e preparar novos caminhos para que haja viDas em comunhão

“Enquanto durar a terra,
não deixará de haver sementeira e ceifa,
 frio e calor, verão e inverno,
 dia e noite.”  Gênesis 8.22

21 de junho marca o início do inverno no hemisfério sul do planeta.  O eixo de inclinação da Terra, nosso pequeno planeta, muda em relação ao sol. Combinado com o movimento de translação, esse incrível balanço planetário faz com que as estações do ano migrem pelas diversas áreas do planeta. Simples assim, mas ao mesmo tempo, tão grandioso!
O inverno tem diferentes características dependendo da região do planeta. Perto da região equatorial, o inverno é marcado por fortes e abundantes chuvas, enquanto que o verão é a estação seca. Mas é quente o ano todo. O Brasil, esse país de dimensões continentais, pode ver a variada criação de Deus em todas as estações do ano. Para quem mora mais ao sul do Brasil, na região central, no norte ou nordeste, o inverno se apresenta diferente, variado e belo. Em toda essa multiplicidade podemos ver cumprir-se a promessa divina: se não houvesse a variação das estações do ano, as secas e estações das águas, não teríamos a riqueza de alimentos e recursos naturais que utilizamos para nos manter. É bonito perceber que a diversidade é bela, está nos planos de Deus e é boa, definitivamente boa. Diversidade de pensamentos, de raças, línguas, também.
Em nossa cultura o inverno remete ao clima europeu, sul americano, norte-americano. Lembramos-nos das árvores que deixam suas folhas caírem no solo, recolhem-se buscando forças na profundidade da terra, para voltarem a produzir folhas e frutos na primavera. É uma quaresma, um advento do clima. É tempo de recolhimento, sim, mas recolhimento ativo, tempo de buscar forças, animar a fé, buscar comunhão, solidificar a esperança. Porque logo vem a ocasião de produzir frutos, trabalhar com afinco, realizar a paz e a justiça divina, para que haja viDas em comunhão, onde quer que estejamos, da pequena cidade até a metrópole que nunca dorme.
O
início do inverno de 2014 marca o falecimento de Rose Marie Muraro. Escritora que superou os invernos de recolhimento e, com muita energia, palavras abertas, linguajar simples e acessível, denunciou a sociedade que, na cidade e no meio rural, trata as mulheres com inferioridade e indignidade. Rose Marie desejou que também as Igrejas fossem transformadas, reconhecendo que também no seio das igrejas cristãs existe a exploração e o preconceito contra as mulheres. Sua obra e seu legado nos fazem pensar que é preciso mais do que invernos de recolhimento para que haja viDas em comunhão. É preciso a explosão de folhas e flores da esperança, a mudança desejosa dos frutos, a ousadia de reconhecer o pecado que precisa ser denunciado a fim de que a vontade de Deus se cumpra.
Obrigada, Deus, que nos concedeu 83 invernos seguidos de primaveras de tua justiça na vida de Rose Marie Muraro. Permita, Deus, que nós possamos, como Tu mostras na natureza, aproveitar os tempos de recolhimento para somar forças, a fim de agirmos no tempo certo, buscando em todo o tempo viDas em comunhão.
Pastora Carla Andrea Grossmann

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Conferência Ministerial de junho - Comunidade de Palmeira das Missões

Templo da Comunidade de Palmeira das Missões
Prezadas/os Colegas:

Na próxima terça-feira, 24 de junho, teremos nossa CM. A mesma será realizada na Comunidade de Palmeira das Missões (Paróquia de Chapada). Como chegar na Comunidade de Palmeira das Missões? A Igreja de Palmeiras das Missões está localizada na Rua República, nº 657, próximo a Avenida Independência. Quem vem de Carazinho, entra no Portal, pega a Avenida Independência. Passa o centro, passa o Banrisul e na rotatória dobra a esquerda, na Rua da República. Aqueles e aquelas que vem por Panambi, Condor, entram pela Avenida Independência e antes do Banrisul, tem uma rotatória e dobram a direita, na Rua da República.

Algumas lembranças para nossa CM: Início 09h00 com café e encerramento às 16h00.

Ata:  Carla
Meditação: Elfriede
Coordenação: César


Alguns assuntos que vamos tratar:

Compartilhar (Lembramos que os assuntos tratados no compartilhar não entram na ata).
JE: CONGRENAJE, Informações do Congresso Sinodal da JE (Eleição da nova coordenação e Orientadoras/es Teológicos da JE) e Torneio (Ana, Rogério e Mariele)
Ensino Confirmatório: Capacitação presencial do Novo Material de Ensino Confirmatório (quinta-feira 26/06) Trazer o material novo do EC - Ricardo
OASE: Informações da  Assembleia Sinodal da OASE (Eleição da nova Diretoria e Orientadoras/es Teológicos da OASE), Arte Mulher e 17º Encontro de Coros da OASE na Comunidade Martim Lutero (Paróquia Boa Nova de Panambi, dia 17 de agosto) - Dulce e Adi
Culto Infantil: Informações dos Seminários em Carazinho (Núcleo Alto Jacuí) 24 de maio e na Comunidade Assis Brasil (Paróquia Ijuí Paz - Núcleo Ijuí) no sábado 07 de junho - Entrega do Material às Paróquias que não estiveram presente - Daniela, Waltraut e Eder
Informações de Ministros/as, Paróquias, Sínodo e IECLB - João e Ricardo
Comentários sobre a Assembleia Sinodal. Espaço para Pastor Ricardo (Pastor Sinodal eleito) e Pastora Ana Isa dos Reis (Vice-Pastora Sinodal eleita)
Reunião do Conselho da Igreja: 4 e 5 de julho - Pastor Gilmar do Nascimento
Parceria - Valdemar ou Adriane
Quem estará de férias em julho? Que dias?
Diversos


Atenciosamente


quarta-feira, 18 de junho de 2014

Com alegria membros da Comunidade em Ernestina lançam a Vai e Vem 2014

Culto de lançamento da Vai e Vem em Ernestina
Mais de cem pessoas participaram no último domingo dia 15 de junho do lançamento da Campanha Nacional de Missão Vai e Vem 2014 na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Ernestina.
O lançamento da campanha ocorreu durante a realização de um culto celebrado pelo P. Jonas Ronei Gunsch no templo da comunidade, também durante o culto aconteceu o batismo do pequeno Arthur Stacke.
Após o final da celebração os membros se deslocaram até o Centro Comunitário da Comunidade, aonde foi servida uma deliciosa galinhada de tacho que foi preparada pela diretoria e membros da comunidade.
 Todo o lucro da realização do almoço foi destinado para a Vai e Vem.

Os membros da Comunidade em Ernestina agradecem com alegria a Deus que puderam novamente colaborar com essa importante Campanha de missão da nossa Igreja.
Galinhada de tacho

Galinhada de tacho











Matéria também está no site da IECLB: http://www.luteranos.com.br/noticias/planalto-rio-grandense/com-alegria-membros-da-comunidade-em-ernestina-lancam-a-vai-e-vem-2014
Luciano Voigt - Ernestina

terça-feira, 17 de junho de 2014

PRA FALAR DE AMOR

Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” (João 13.34-35)
Somos criados a imagem e semelhança de Deus. Nos tornamos filhos e filhas de Deus a partir do batismo. Jesus Cristo nos ensinou que Deus é Abba; um pai amoroso que nos criou e nos deus salvação por amor. Logo, somos fruto desse sentimento, somos fruto do amor de Deus.
Nossa vida, desde o ventre materno é orientada por esse sentimento. Nossas relações diárias são, ou deveriam ser pautadas no amor incondicional, tal qual o amor de Deus por nós. E quando falamos em relações, não estamos nos referindo apenas às relações familiares, mas, a todas elas e um contexto mais amplo: amigos, comunidade, colegas de profissão, vizinhos...
Desse modo concluímos que se nos autodenominamos cristãos/ãs, entendemos e cremos que não nos é possível ser ou realizar nada sem amor. Pois, para que sejamos, felizes e realizados e possamos fazer as outras pessoas felizes precisamos, primeiro ter amor próprio. É preciso também que amemos aos pais, irmãos, cônjuges. É preciso amar o que fazemos.
Na caminhada da vida, neste mundo que a cada dia contesta o amor em todos os sentidos, somos constantemente acossados a fazer o mesmo. Acompanhamos diariamente nos meios de comunicação e nos locais onde vivemos fatos que desgastam o amor, nas relações pessoais, na família, na comunidade. Na vida conjugal muitos casais vivem por muitos anos juntos, mas, parece que em determinado momento, o carinho, o afeto, deixam de existir e passa-se a rotina diária do quase que suportar-se mutuamente.
Esta frieza que marca as relações na sociedade pós-moderna e dita evoluída está relacionada sem sombra de dúvida ao fato de o ser humano se afastar de Deus, que é a fonte do amor. Um número cada vez maior de pessoas não entende a fé como parte da vida, pautando sua rotina diária nas exigências do mundo secularizado.
É necessário reafirmar diariamente a nossa humana necessidade de estarmos ligados à Deus, nosso criador, salvador e pai em Jesus Cristo. Precisamos reconhecer que somos fruto desse amor. Precisamos reconhecer que nossas vidas, casamentos, famílias, trabalho é um constante renovar do amor de Deus que nos dá tudo o que temos e somos como bênção.
Deus nos amou primeiro, agora devemos nós amarmos uns ao outros como ele nos amou.
Pastor Ademir Trentini
Paróquia de Ibirubá

Meditação publicada no site do Sínodo:
Clique aqui: http://www.luteranos.com.br/textos/planalto-rio-grandense/pra-falar-de-amor

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Conselho Sinodal teve intensa agenda na reunião de Tapejara

Conselheiros e Conselheiras foram recebidos/as em Tapejara na 2ª reunião do Conselho Sinodal do Sínodo Planalto Rio-Grandense.
Estava em pauta uma intensa agenda. Iniciamos com saudação do Presidente, Senhor Dirceu Olair Hoffstaedter, que solicitou ao Pastor local, Jonas Krause, que dirigisse a meditação. A mesma foi baseada 2 Timóteo 2.8-15. No texto, o Apóstolo pede que demos testemunho de Jesus Cristo e não nos envergonhemos diante de Deus. Cantamos hinos lembrando Pentecostes e a Trindade, puxados pelo "gaiteiro" Pastor Jonas.
Passou-se para verificação do quorum. Constatamos a ausência dos Conselheiros de Chapada e Quinze de Novembro. Essa última Paróquia justificou a ausência. Foi aprovada, por incumbência da 28ª Assembleia Sinodal, a Ata da Assembleia realizada em Ibirubá, no dia 17/05/2014. Algumas pequenas correções de português e a mesma foi aprovada por unanimidade, e, será encaminhada às Paróquias, Ministras e Ministros e Secretaria Geral da IECLB.
Pastor Jonas Krause - Pastor em Tapejara
Procedeu-se com a avaliação da 28ª Assembleia, com o sistema de: Que bom, que pena e que tal. O tesoureiro do Sínodo e ainda representante no Conselho da Igreja (CI), Senhor Valdir Oto Momberger, apresentou o relatório financeiro com prestação de contas intermediárias (janeiro até maio 2014). Ainda seguimos com alguns depósitos não identificados. O Conselheiros Valdir Oto Momberger agradeceu a confiança depositada. Lembrou que essa é sua última reunião como representante do Sínodo no CI, uma vez que nos dias 04 e 05 de julho o Sínodo terá novo representante, Pastor Gilmar do Nascimento (Comunidade Evangélica de Carazinho). O Presidente do Conselho Sinodal, Senhor Dirceu Olair Hoffstaedter, em nome das Paróquias e Setores de Trabalho expressou gratidão ao Senhor Valdir, pela caminhada conjunta nos 4 anos e por sempre manter os/as Conselheiros/as informados/as das decisões do CI.
O Pastor Sinodal João Willig trouxe relato de Paróquias e Ministras/os. Informou sobre vacâncias e preenchimento de vagas. Os Setores de Trabalho informaram sobre suas atividades. Ressaltamos a eleição da nova Diretoria Sinodal da OASE e Orientação Teológica. Conselheiros e Conselheiras aprovaram que cada Paróquia deverá ter no mínimo 5 assinaturas da Revista Novolhar. O Sínodo irá esperar até 15 de julho as informações sobre as assinaturas e, a partir daquela data, fará as 5 assinaturas daquelas Paróquias que não se manifestaram.
O Presidente da Paróquia de Tapejara, Senhor Lauro Ricardo Uhlein, relatou sobre a caminhada dessa que é a mais nova Paróquia do Sínodo (ela foi criada no ano de 2013). A Paróquia tem muitas alegrias e também enfrenta algumas dificuldades. Mas, está animada com a chegada do novo Pastor Jonas Krause e sua esposa Diácona Sissi Georg.
Pastor Sinodal eleito e Vice-Pastora Sinodal eleita
Dentre os tantos assuntos tratados, ressaltamos a Investidura da nova Coordenação Sinodal da JE (COSIJE). Também o Pastor Sinodal eleito, Vice-Pastor Sinodal Ricardo Cassen e a Vice-Pastora Sinodal Ana Isa dos Reis, agradeceram a confiança e fizeram alguns encaminhamentos para 2015. Bem como foi aprovada que a Investidura do novo Conselho, Diretoria e Pastor Sinodal e Vice-Pastora Sinodal acontecerá em Carazinho no dia 14 de dezembro.

Foram feitas manifestações de agradecimento à Paróquia de Tapejara, Comunidade e OASE da Cachoeira Alta, que tão bem acolheram os/as Conselheiras/os. 

Clique no link e veja a matéria e mais fotos da reunião do Conselho Sinodal de Tapejara:

domingo, 15 de junho de 2014

COSIJE elege Coordenação Sinodal

COSIJE em frente a Igreja Senhor dos Caminhos de Tapejara
No sábado 14 de junho de 2014, reuniu-se o Conselho Sinodal da Juventude Evangélica (COSIJE) na Igreja Senhor do Caminhos (Paróquia de Tapejara). Nesta reunião aconteceu a eleição da diretoria do COSIJE, que ficou assim constituída: Coordenador: Francisco Korb (Paróquia Linha Três Oeste), Vice-Coordenadora: Andréia Aline Weber (Paróquia Alto Jacuí), Tesoureira Natânia Loesch (Paróquia do Planalto Médio), Vice-Tesoureira:Jayne Holler Kürschner (Paróquia de Coronel Barros), Secretário Gustavo Martins Gehm (Paróquia de Ibirubá), Vice-Secretária Sidiane Beuter (Paróquia de Condor). A Orientação Teológica da JE está a cargo da Pastora Ana Isa dos Reis (Comunidade Evangélica Ijuí), Pastor Rogério Richter (Paróquia de Ibirubá) e Pastora Mariele Lamb (Paróquia de Chapada).
Coordenação do COSIJE e Pa. Ana Isa dos Reis
Após a eleição da nova Coordenação Sinodal da JE, aconteceu a Investidura no âmbito da reunião do Conselho Sinodal de Tapejara. Ali o Pastor Sinodal João Willig procedeu com o ato de instalação, leu o texto bíblico de 2 Coríntios 13.11-13: "E agora, irmãos, até logo. Procurem ser corretos em tudo. Escutem bem o que eu digo. Tenham todos o mesmo modo de pensar e vivam em paz. E o Deus de amor e de paz estará com vocês. Cumprimentem uns aos outros com um beijo de irmão. Todo o povo de Deus manda saudações. Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês!"  O Pastor Willig trouxe palavra de alento e compromisso dos jovens. Posteriormente o Presidente do Conselho Sinodal expressou a satisfação de contar sempre com o COSIJE na vida sinodal. Também o Pastor Sinodal eleito, Vice-Pastor Sinodal Ricardo Cassen, saudou os/as jovens e enfatizou que deseja caminhar bem próximo do COSIJE. 
Clique aqui e veja a matéria com mais fotos no site do Sínodo: http://www.luteranos.com.br/noticias/planalto-rio-grandense/cosije-elege-coordenacao-sinodal

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Reflexão para Sexta-feira 13 de junho!

Superstição
Imagine um gato preto, uma coruja no telhado, uma escada na calçada em seu caminho. Ou mesmo um galhinho de arruda atrás da orelha. Lembre-se ainda do levantar com o pé esquerdo, de entrar e sair de qualquer casa pela mesma porta, ou do bater três vezes na madeira quando alguém fala algo ruim. Se quisermos avançar um pouco mais, ainda nos lembraremos da roupa branca na noite da virada de ano. Será possível ainda recordar a consulta diária ao horóscopo, o evitar ingerir certos líquidos ou alimentos em determinados dias do ano, e mesmo a vassoura atrás da porta ou o "comigo ninguém pode" plantada na frente de casa para protegê-la. Quantas crendices e superstições cercam nossas vidas.
O dicionário da língua portuguesa define a palavra superstição como sentimento religioso excessivo ou errôneo, crença errônea, temor absurdo de coisas imaginárias, entre outras bem claras definições. Por que estas crenças tomam conta de nós e nos causam medo?
Como imaginar que um simples gato preto ou a presença de uma inocente coruja no telhado
possa significar algo de ruim? Como acreditar que o pé que primeiro pisa no chão, de manhã, pode determinar o que vai acontecer naquele dia? E mais, como entender que devermos sair pela mesma porta que entramos, pois se não o fizermos, não regressaremos para aquela casa nunca mais? E que tipo de influência a roupa branca pode causar na passagem de ano? Ou será mesmo que acreditamos que bater três vezes na madeira pode alterar o rumo das coisas? E tem algo a ver com a grandeza da vida o fato de ingerirmos certos alimentos em determinados dias, por imposição de medos imaginários?
Nossa felicidade ou nossa desgraça não dependem dessas coisas. Elas estão determinadas pela postura e pelo comportamento que adotamos diante dos fatos da vida. São as opções de vida que determinam os acontecimentos. Opções de caráter reto, digno, honesto, geram resultados de paz de consciência. Atos imorais geram aflições, intranquilidade, falta de sossego na alma.
Muito antes, os pensamentos, a intenção e a vontade é que atraem situações provocadoras de aflições ou sofrimentos. Pensando no mal, alimentando inveja e ciúme, rancor ou sentimento de vingança, com isso facilitaremos a ocorrência de situações desagradáveis. O inverso também é real: pensando no bem, nutrindo pensamentos de amor ao próximo, de confiança em Deus, estaremos sintonizados com Deus e vamos desfrutar de paz e harmonia interior.
Gestos, roupas especiais, objetos materiais, acessórios místicos, atitudes impostas não possuem o poder de nos proteger ou mudar o rumo dos acontecimentos. Estes são sim alterados pela nossa decisão e opção pessoal.

Libertemo-nos dessas crendices que, muitas vezes, são verdadeiros cativeiros em nossa vida. Aprendamos a viver livres de superstições, tomando posse de nossa herança de filhos/as de Deus, ao invés de nos prendermos a ideias impostas para criar medo e dependência. Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Não vivamos a nossa vida reféns de superstições. Sexta-feira -13. Um dia abençoado por Deus como todos os outros dias.

Texto adaptado por Sissi Georg e Jonas Krause - Paróquia de Tapejara/RS

Convocação para Conselho Sinodal - Tapejara, 14 de junho 2014

CTG de Tapejara - Local da reunião nos fundos do CTG
Carazinho, 06 de junho de 2014                                                                                SPRG0 43/2014

Ao(s)
Membros da Diretoria do Conselho Sinodal
Representante do Sínodo no Conselho da Igreja
Delegados(as) ao Concílio da Igreja
Coordenadores(as) dos Setores de Trabalho
Representantes dos Ministérios
Representantes das Paróquias

Prezadas irmãs, prezados irmãos:

De acordo com o Estatuto do Sínodo Planalto Rio-Grandense – IECLB, artigo 15, inciso II, convoco todos os membros do Conselho Sinodal acima já referidos, para a reunião previamente agendada, dia 14 de junho às 09:00hs (Chegada e café 08h30min), tendo como anfitriã a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Tapejara, e sendo realizada nas dependências do CTG Manuel Teixeira, localizada na Avenida Sete de Setembro, nº 3087, Tapejara/RS. A reunião acontecerá com a seguinte ordem do dia:

  1. Abertura.
  2. Meditação – Pastor Jonas Krause.
  3. Espaço para Comunidade/Paróquia de Tapejara.
  4. Aprovação da Ata da reunião do Conselho Sinodal (Ajuricaba,  22 de março de 2014).
  5. Aprovação da Ata da 28ª Assembleia Sinodal (Ibirubá, 17 de maio de 2014).
  6. Informações do Conselho da Igreja.
  7. Assuntos de Paróquias, Ministros/as.
  8. Avaliação da 28ª Assembleia Sinodal (Que bom, que pena, que tal)
  9. Encaminhamentos Sinodais para 2015 (indicações dos conselheiros/as,  etc).
  10. Compromisso com Revista Novolhar
  11. Finanças (Prestação de Contas Intermediária 2014.
  12. Espaço do OASE, LELUT, COSIJE (Instalação Diretoria do COSIJE), Lar da Igreja, OGA  e demais Setores de Trabalho.
  13. Diversos: Usucapião,


Esperando poder encontrar todos vocês,

Fraternalmente,

Dirceu Olair Hoffstaedter

 Presidente

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Para poder abraçar

No dia 11 de junho estivemos reunidas no Lar da Igreja em Panambi. Era dia de Assembleia Sinodal da OASE do Sínodo. OASE é um movimento. Um movimento de mulheres cristãs chamado Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas. Ele é o maior movimento de mulheres cristãs organizado em todo o Brasil. No dia 11, um pequeno grupo de senhoras, pastores, pastoras e missionária, estivemos reunidas representando uma pequena parcela desse imenso grupo que abrange todo o Brasil. Durante a Assembleia Pastora Carla Andrea Grossmann deu o depoimento de que a OASE de sua Paróquia, juntamente com outros grupos, estão engajados nessa campanha em favor da Raíssa, Para Poder Abraçar. Uma das senhoras de Coronel Barros, agente de saúde, compartilhou que conheceu Raíssa pessoalmente. Raíssa possui uma doença raríssima que provoca dolorosas feridas na pele e internamente ao menor atrito (troca de roupa, abraços...). A esperança dos pais de Raíssa é um tratamento experimental realizado nos Estados Unidos, é um tratamento caríssimo e que vai exigir a sua presença com um dos pais por muitos meses. Ela precisa de aporte financeiro para financiar essa campanha, exemplo contundente foi reforçado pelas mulheres de Augusto Pestana que divulgaram estar realizando um almoço em favor dessa campanha. Imediatamente o grupo ali reunido, de mais de cem pessoas, recolheu uma oferta voluntária em favor da campanha Para poder Abraçar. Raíssa, querido pai, querida mãe: A OASE quer que você possa abraçar!
Sonja e Carla

Você pode acompanhar e ajudar na campanha Para Poder Abraçar. Acesse a sua conta no facebook ou sua página na internet. Você pode adquirir produtos promocionais, realizar doações, e deixar mensagens de apoio ao pai e mãe de Raíssa e acompanhar essa campanha:


NÃO SÃO ACEITAS DOAÇÕES PESSOAIS, NEM DE PESSOAS QUE ABORDAM VOCÊ NA RUA OU EM CASA. DOE APENAS ATRAVÉS DA CONTA BANCÁRIA:

BANCO DO BRASIL
PARA PODER ABRAÇAR
Agência: 1810-4
Conta: 274.441-4

Assembleia Sinodal da OASE elege Diretoria - Período 2014-2018

Diretoria Sinodal da OASE com Pastor Sinodal Eleito Ricardo Cassen
A OASE Sinodal teve sua Assembleia Geral Ordinária na quarta-feira, 11 de junho de 2014.  Houve uma Palestra com a Diaconisa Ruthild Brakemeier que abordou o tema: Diaconia de mulheres na época da Reforma. Ela ressaltou que "durante toda a Idade Média, a falta de uma organização diaconal eficiente trouxe grandes prejuízos para a sociedade. A pobreza em toda a Europa era enorme e tinha muitos rostos: fome, doenças, abandono. Epidemias como a cólera eram frequentes e dizimavam a população. A mendicância, como único meio de sobrevivência para famílias carentes, crescia, ao ponto de tornar-se intolerável.
Mimo entregue a palestrante
Quem poderia organizar uma ajuda substancial? Na Igreja constituída, o diaconato tinha perdido suas funções originais de cuidar dos necessitados. Diversos grupos religiosos, como ordens, fraternidades e irmandades tentaram combater a miséria, mas não tiveram muito êxito, também devido à falta de visão do clero que considerava a pobreza uma forma superior de espiritualidade e a doação de esmolas um meio de receber graças divinas. Não sabemos de que forma mulheres praticaram diaconia na época da Reforma. Porque a mulher, em geral, era desprezada e discriminada. Pouco ou nada se escreveu sobre elas. No entanto, a partir de algumas biografias de Reformadores, sabemos também algo sobre suas mulheres."
Após a Palestra passou-se aos relatórios da Presidente Delci Adam, da Tesoureira Loena Hoffstaedter, foram tratados dos assuntos diversos (18º Encontro de Coros na Paróquia Boa Nova de Panambi, Arte Mulher e 18º Encontro de Mulheres com Celebração de Advento em Ibirubá) e as eleições da Diretoria, 2014-2018, bem como eleição do Conselho Fiscal.

A Diretoria ficou assim constituída:
Presidente: Delci Marga Adam
Vice-Presidente: Marlene Schneider
Tesoureira: Loena Hoffstaedter
Vice-Tesoureira: Neli Schroeder
Secretária:Isoldi P. Fuchs
Vice Secretária: Liane Plegge
Conselho Fiscal Titular: Irmgard Lautert, Nelci Soder e Lori Koenig,
Conselho Fiscal Suplente: Schwessi Schaffer, Marli Schaffazick e Nilva Bergamaschi.
Orientação Teológica: Pastora Dulce Engster e Pastor Adi Pfeiffer.
Investidura da Diretoria
O Pastor Sinodal João Willig fez a Instalação, orou pelas pessoas eleitas e, junto com as mulheres da OASE, invocaram a Bênção e proteção de Deus.
Também houve o reconhecimento as pessoas que deixam a OASE Sinodal: Conselho Fiscal, Rosani Bencke (Vice-Secretária) e as Orientadoras Teológicas Pastora Jaqueline Michel Piazza e Pastora Sonja Hendrich Jauregui.
A Presidente Delci Marga Adam agradeceu o empenho das pessoas que estiveram na Orientação Teológica e as pessoas que contribuíram na Diretoria e Conselho Fiscal. Também pediu que a Diretoria eleita possa trabalhar bem próxima dos Grupos, com Ministras e Ministros, Conselho e Pastor Sinodal. Ela convidou para o Café e deu por encerrada a Assembleia Sinodal da OASE 2014.


terça-feira, 10 de junho de 2014

Seminário Sinodal de Orientadoras/es do Culto Infantil

Núcleo Ijuí

Mais de 80 participantes estiveram no 2º Seminário Sinodal de Orientadoras/es do Culto Infantil - Núcleo Ijuí. A Comunidade Assis Brasil(Paróquia Ijuí Paz) foi a anfitriã que acolheu com muita alegria o Encontro. Como no 1º Seminário (Núcleo Alto Jacuí), foram ensinadas canções novas e entregue a cada Comunidade presente um cancioneiro e cd. Também foram repassadas brincadeiras e demais atividades lúdicas para as/os participantes.
O Sínodo Planalto agradece a disposição da equipe organizadora. Em especial a Missionária Elfriede Krause, ao Pastor Eder Bartz, à Comunidade Assis Brasil, à Missionária Waltraut Müller e a todas as Orientadoras que aportaram seus conhecimentos nesse Seminário. Também houve o compromisso de se publicar, no Portal do Sínodo, tanto a palestra como as demais atividades para que toda essa informação chegue às Comunidades.

Valeu pelo empenho, alegria e a boa participação.



Assembleia Geral Ordinária da OASE

Convocação

A Presidente da Associação dos Grupos da Ordem de Senhoras Evangélicas do Sínodo Planalto Rio-Grandense - IECLB, convoca as Presidentes dos Grupos de OASE, Coordenadoras Paroquiais e Diretoria da Associação, para a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 11 de junho de 2014, com início às 09h00 minutos, em primeira convocação, com a presença da metade mais um dos seus componentes; em segunda e última convocação às 09h30 minutos ,  com qualquer número dos grupos associados, de acordo com o artigo 9º, $ 2º, dos estatutos da Associação. O local da Assembleia será no Lar da Igreja, sito a Rua Arno Phillip, 175, na cidade de Panambi/RS, com a seguinte Ordem do Dia:

Saudação da Presidente Senhora Delci Adam
Celebração de abertura
Leitura da convocação
Verificação do quorum (por Paróquia)
Leitura da Ata da Assembleia anterior
Formação das Comissões de Ata e Eleições
Palestra com Diaconisa Emérita Ruthild Brakemeier - Tema: Ações diaconais de mulheres na época da Reforma
Apresentação dos Relatórios
Eleição da Nova Diretoria período 2014-2018
Assuntos diversos
Celebração de encerramento e instalação da nova Diretoria e Orientação Teológica



Delci Marga Adam

Presidente da OASE do Sínodo Planalto Rio-Grandense

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Comunidade de Tupanciretã celebra lançamento da Campanha Vai e Vem 2014

Templo Ecumênico da Comunidade de Tupanciretã
Em Culto com batismo celebrado na Comunidade de Tupanciretã (Paróquia de Cruz Alta) foi lançada a Campanha Vai e Vem 2014. O Celebrante foi o Pastor Sinodal João Willig, que utilizou a liturgia preparada para o Lançamento da Campanha. " O Tema de 2014 aponta para um importante desafio da IECLB: olhar a cidade em uma perspectiva positiva e propor a presença e o testemunho da Igreja em seu meio, procurando a paz com quem nela habita. Cidade é o local onde moramos, onde exercemos a cidadania. Propomos ver e abraçar a cidade – desde a enorme São Paulo, até a pequena vila rural, onde os sinais da vida urbana se manifestam – e ali colocar-se a serviço de Deus para procurar a paz, de forma que se estabeleça comunhão, em gratidão, com alegria."
O Sínodo Planalto Rio-Grandense estabeleceu arrecadar R$ 76.000,00 e a Paróquia de Cruz Alta tem o propósito de conseguir o valor de R$ 2.700,00. No Culto, após a celebração, fez-se o recolhimento de uma oferta especial para a Campanha e foi arrecadado o valor de R$ 95,00.

O Sínodo Planalto Rio-Grandense apoiará as Comunidades de Pontão (Paróquia do Planalto Médio) e Marau (Paróquia de Passo Fundo). A Campanha iniciou no Domingo de Pentecostes (08 de junho) e vai até o Domingo (27 de setembro). Todos os valores devem ser enviados ao Sínodo, informando que é relativo a Campanha Vai e Vem. Lembrando que na Vai e Vem nada pesa para quem ama de verdade.
Altar

Comunidade reunida

Comunidade reunida

Placa

Vili Schneider apresenta Mariane

Pastor Sinodal apresenta novo membro

IECLB comemora 100 anos em Marcelino Ramos. Confira como foi a celebração

Templo da Comunidade de Marcelino Ramos
Fundada no início do século passado, no dia 08 de julho de 1914, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) realizou neste domingo (08) uma grande festa para comemorar o centenário. Com hinos de louvor, orações e mensagens os membros da Igreja se reuniram em um culto festivo para celebrar os 100 anos de história.
O culto, que também celebrou o Domingo de Pentecostes, contou com a participação de cinco pastores: Paulo Rudi Schneider, Emerson Pott, João Willig, Suzani Wanderm Hepp e Jair Holzschuh, além da pastora Neuza Butzlaff que é a Ministra da Paróquia. Durante a  prédica, o pastor Jair Holzschuh, Vice-Sinodal do Sínodo Uruguai, salientou que o Espírito Santo é quem conduz os fiéis.  “Não sabemos por onde andar, mas precisamos ter mente onde queremos chegar e o Espírito Santo nos move e nos ensina o caminho” destacou ele. Sobre o centenário ele ressaltou a importância da data e de uma trajetória de 100 anos onde muitas alegrias e também tristezas fizeram parte da vida dos membros da comunidade, que acompanharam batizados, casamentos e também sepultamentos. Já o pastor Paulo Rudi Schneider, que dirigiu a paróquia entre os anos de 1969 e 1982, fez questão de usar a palavra no culto dizendo que guarda boas lembranças do tempo em que viveu em Marcelino Ramos.
Durante o culto foram homenageados os ex-pastores e ex-presidentes da comunidade. Eles foram presentados como forma de agradecimento pelos anos de contribuição. O prefeito de Marcelino Ramos, Juliano Zuanazzi, e o vice-presidente da câmara de vereadores, Aquiles Césari, entregaram uma placa de homenagem pela passagem dos 100 anos. Após o culto foi servido um almoço tradicional alemão, servido para quase 300 pessoas no pavilhão de eventos.
100 anos da IECLB.
Material da Paróquia de Marcelino Ramos conta a história de fundação da IECLB. O documento revela que a comunidade fundada em 1914, realizava, nos primeiros três anos, os cultos em casas particulares em razão da falta de uma sede própria. O Estatuto só foi criado em 1917 com 14 membros, sendo que no mesmo ano foi construída a casa do pastor. Em 1928 surgiu a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas  (OASE). Um dos grandes sonhos era a construção de uma escola com internato. Com ajuda da comunidade, e principalmente da Alemanha, o sonho se transformou em realidade em 1930 com a construção do colégio Centenário. Em setembro de 1939 foi inaugurada a nova Igreja de alvenaria que custou 113 contos, 285 mil e 300 reais (valor da época).
É a seguinte a atual diretoria da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Marcelino Ramos:
Presidente: Ector Gernhardt
Vice: Manfred Asem
Secretária: Diva Asem
Tesoureira: Dulce Ramisch
O presidente da Paróquia é Carlos Weckwerth e exerce o Ministério a Pastora Neusa Butzlaff que fez o PPHM na Paróquia de Chapada.

Em tempo: Matéria e fotos disponibilizadas pelo Portal de Marcelino Ramos: www.portaldemarcelino.com.br
O Pastor Sinodal João Willig iniciou seu Ministério na Paróquia de Marcelino Ramos no ano de 1985. 
P. João e P. Emerson

P. Jair

P. João, Pa. Neuza e Hector

P. Lic. Paulo Schneider

P. João

Pa. Suzani, P. João e Pa. Neuza

Campanha Vai e Vem 2014 tem lançamento no 1º Encontro Paroquial da Igreja - Paróquia Alto Jacuí

Material da Campanha Vai e Vem 2014
A Paróquia Evangélica Alto Jacuí realizou seu primeiro Encontro Paroquial da Igreja, cujo tema foi: Família - Limites - Superação. A palestra foi apresentada pelo Senhor Flávio Müller, que tem um belo trabalho com os Casais Reencontristas. Ele desafiou as pessoas participantes a cuidar muito bem das nossas famílias. Não se pode esconder que há conflitos na família, e, por outro lado, grandes desafios que a família precisa enfrentar na sociedade em que vivemos.

Na parte da tarde o Presidente da Paróquia Alto Jacuí e Presidente do Conselho Sinodal, Senhor Dirceu Olair Hoffstaedter, fez o lançamento da Campanha Vai e Vem 2014. Ele explicou os prazos de recolhimento das ofertas, o destino da arrecadação, o resultado esperado na IECLB, no Sínodo Planalto Rio-Grandense e na Paróquia Alto Jacuí. Queremos estar juntos e juntas na missão da IECLB e na arrecadação da Campanha Vai e Vem 2014.


Em tempo: A Paróquia Alto Jacuí tem como meta arrecadar R$ 3.400,00. A meta sinodal é de R$ 76.000,00 e na IECLB se projeta uma arrecadação de R$ 1.000.000,00. Os Projetos apoiado pela Campanha Vai e Vem em âmbito Sinodal neste ano de 2014 são: Comunidade Evangélica de Pontão para compra de terreno para construção de capela/templo. Essa Comunidade pertence a Paróquia do Planalto Médio. A outra Comunidade que será beneficiada será a de Marau, que pretende concluir a construção do templo. Marau pertence a Paróquia de Passo Fundo.
Fotos e matéria do Blog da Paróquia Alto Jacuí - Pastor Cláudio Luiz De Marchi
Dirceu Olair Hoffstaedter explicando Vai e Vem 2014

Juarez Fischer e Stela Marys Goellner

P. Cláudio e Palestrante Flávio M6uller

Vento do Espírito

Esses dias saí para pegar uns limõezinhos com o intuito de fazer uma gostosa limonada, Encontrei alguns jogados no chão e os recolhi. Junto com outros, fiz um suco muito saboroso. Não sei porque estavam caídos, mas tinham ainda utilidades. O gosto ainda estava bom. Quem sabe quantos limões caem diante das ventanias. Não suportam o agitar dos galhos onde vivem! Na vida, já me senti como esses limões caídos no chão. Quantas vezes as tempestades e os ventos da vida me atiraram com o rosto em terra. Pensei que não tinha mais utilidade para nada, mas Deus olhou para mim e fez de mim um suco maravilhoso e apreciado pelo meu próximo.
O Vento do Espírito é diferente das ventanias do mundo. O Vento do Espírito me tira do chão e refaz a minha vida e me mostra que nas Mãos de Deus, tudo é diferente. Minha vida tem valor!
É claro que a analogia dos limões com a minha vida tem lá suas limitações, mas me faz pensar que eu não nasci para ficar caído, no chão. Não nasci para apodrecer, para viver uma vida fútil, inútil, mas nasci para ser alguém. Eu, nas Mãos de Deus, percebo minhas potencialidades e, me colocando nessas Mãos, sou valorizado.
Quantas vezes senti que tudo estava acabado. O vento frio do mundo congelou minhas esperanças. Mas o Vento do Espírito soprou mais forte. E O Espírito de Deus veio sobre mim com Seu poder transformador, com Seu amor sem igual, me aqueceu com Sua Presença e fez brotar nova vida.
O Vento do Espírito soprou sobre os discípulos e discípulas de Jesus e mudou a história dessas pessoas. Elas não se fecharam à ação de Deus. Não ficaram enclausuradas, mas deixaram-se transformar. Assim é Pentecostes! É Deus agindo e transformando.
Quantas pessoas estão hoje jogadas ao chão?  Quantas pessoas estão carregadas do medo de viver? Quantas se sentem inúteis? Deus não quer isso para a vida de ninguém. Deus quer que vivamos a vida com alegria, vida transformada, vida maravilhosa cheia de sentido e beleza.
A única chance de o Vento do Espírito nos derrubar é quando nós nos enchemos de orgulho, de vaidade, quando nos achamos mais que as outras pessoas e procuramos humilha-las ao invés de erguê-las, ao invés de ama-las.  Nesse caso, também deveríamos clamar: “Vem, Espírito Santo e faz de mim uma nova criatura que ama não as coisas, mas o meu semelhante; que eu ame não o poder, mas o servir.”
Que a nossa oração seja um clamor pela ação do Espírito de Deus na nossa vida, na vida do nosso semelhante, na vida da nossa Igreja. “Vem Vento de Deus. Vem me erguer do chão. Nas Suas Mãos a vida tem sentido. Vem Vento Santo de Deus e dá novo ânimo a minha vida, ânimo e amor para servir ao meu semelhante. Tira a minha tristeza, tristeza que paralisa e sopra sobre mim a Tua alegria que contagia. Em Nome de Jesus. Amém.”

Pastor Telmo Noé Emerich
Paróquia de Panambi

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Luteranos da Paróquia de Ernestina comemoram o Dia da Igreja com Música

Os membros Luteranos da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Ernestina comemoraram o Dia da Igreja no dia 01 de junho em um encontro Paroquial nas dependências do salão da Comunidade em Polígono do Erval, no município de Tio Hugo/RS.
O encontro aconteceu pela parte da manhã, iniciando com uma saudação do P. Jonas Ronei Gunsch e em seguida o cantor religioso Ernani Luis Gauger da cidade de Três de Maio/RS animou os participantes com muita música.

Foi uma manhã agradável e aconchegante para os membros que participaram desse dia tão especial da nossa Igreja.