sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Convite para Jubileu de Álamo

90 Anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Esquina Primavera - Paróquia de Coronel Barros


A Comunidade Evangélica de Esquina Primavera / Entre- Ijuis, convida  para sua tradicional festa a realizar-se no dia 09 de fevereiro no salão da comunidade.
Às 10 horas haverá Culto em comemoração aos 90 anos da Comunidade (Jubileu de Álamo). Ao meio dia churrasco, galinha recheada, saladas, além das deliciosas cucas. Após o almoço, apresentação do Elenco Xirú do CTG Querência da Pátria de Eugenio de Castro e show com o Grupo Herança Missioneira. À tarde reunião dançante com animação do musical Som Alegre. Não perca! Esperamos você lá...

Viviane Kusler - Pela Comunidade de Esquina Primavera

Perdoar e pedir perdão

Então Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? Não! Respondeu Jesus. Você não deve perdoar sete vezes, mas até setenta vezes sete. (Mateus 10. 21-22).
Os espinhos machucam, assim como a ofensa dói.
Quando visito minha família no Espírito Santo, gosto de podar as rosas, é o serviço que sempre me espera. Podando rosas, corremos o risco de pisar em espinhos. Espinho no pé gera uma sensação de desconforto na gente, e enquanto ele estiver ali ele machuca, e dói. Mas depois que tiramos, fica aquele alívio, nosso caminhar volta ao normal.
Ofender alguém ou ser ofendido, não é diferente dos espinhos. Uma ofensa dói, gera desconforto, machuca os corações, e até pode destruir, amizades e famílias inteiras. Mas quando essa ofensa é perdoada, o coração fica mais leve, a alegria se manifesta, nós nos sentimos melhor.
Na oração do Pai Nosso que Cristo ensinou, oramos, “perdoe as nossas dívidas assim como nós também perdoamos” e ainda o versículo 22 de Mateus 18, Jesus diz a Pedro perdoar setenta vezes sete. É uma forma de dizer que precisamos perdoar sempre.
Quando converso com as pessoas percebo que muitas não sabem o significado de perdão, escuto frases como: “Perdoar até que perdôo, mas esquecer nunca”, ou “posso perdoar, mas nunca mais quero olhar pra cara dele/a”.
Onde está o perdão verdadeiro nessas frases? Acredito que o perdão que Jesus fala, não é falar da boca pra fora, mas perdoar de todo o coração, colocar uma pedra que não dá pra remover por cima de qualquer ofensa.
Nós pedimos perdão a Deus pelos nossos pecados, que possamos saber perdoar da mesma forma como esperamos o perdão de Deus. E saber pedir perdão para aquele/as que magoamos.
Lembrando que quando perdoamos, nós somos os maiores beneficiados com o perdão.
Termino esta reflexão com as palavras de Filipenses 4.8-9: “Portanto, meus irmãos, encham suas mentes com tudo o que é bom e merece elogios: o que é verdadeiro, digno, justo, puro, agradável e honesto. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto as minhas palavras como as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês.”






Bacharel em Teologia Lenira Kloss – Paróquia de Tapejara- RS

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cultos de Ordenação ao Ministério Eclesiástico - 2014


Cumprindo com as suas atribuições, a Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) vai oficiar os Cultos de Ordenação ao Ministério Eclesiástico referentes ao ano de 2014, nas seguintes datas e locais:

2 de fevereiro de 2014, às 19 horas
Comunidade Evangélica Luterana de Santa Cruz - Centro
Rua Venâncio Aires, s/nº - Santa Cruz do Sul/RS
Carina Inês Schmidt (MP)
Felipe Kessler (MM)
Flávio Weiss (MP)
Franciele Huwe Wergutz Weiss (MP)
Jonas Krause (MP)
Sonia Mara Duarte Hining (MD)


16 de fevereiro de 2014, às 9 horas
Paróquia Evangélica Luterana em Santa Maria de Jetibá
Rua Hermann Roelke, 230 - Centro - Santa Maria de Jetibá/ES
Adriel Raach (MP)
Carlos Rominik Stur (MP)
Luiz Temóteo Schwanz (MP)
Marcelo Peter da Silva (MP)
Sérgio Wruck Klippel (MP)


22 de fevereiro de 2014, às 19 horas
Paróquia Evangélica Luterana Barra do Rio Cerro
Comunidade Evangélica Luterana Cristo Salvador
Rua Pastor Albert Schneider, 354 - Barra do Rio Cerro - Jaraguá do Sul/SC
Angela Dutra Lopes Meyer (MP)
Beatriz Regina Haacke (MP)
Cristiane Rubert (MP)
Daiana Ernest (MP)
Gleidson Ademir Fritsche (MP)
Jaime José Ruthmann (MD)
Luiz Carlos Teixeira Melo (MP)
Marlete Stein Giese (MP)
Pamela Milbratz (MP)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

“Observai as aves do céu...” Mateus 6.26

Você consegue contemplar as maravilhas de Deus? Voltando das férias, ainda estão na retina, mente e coração as belezas de tantos lugares visitados. Como são grandiosas as maravilhas de Deus!
Na última sexta-feira, 24 de janeiro, a cidade sede do Sínodo, Carazinho, comemorou 83 anos de fundação. Somos gratos por essa cidade que maravilhosamente nos acolheu. Aqui temos bons vizinhos, pessoas queridas que aqui residem e trabalham, colegas de Ministério, Presbíteras e Presbíteros, membros da IECLB comprometidos que a Palavra de Deus. Carazinho também tem lindos e prazerosos lugares. Confesso que o aniversário da nossa cidade e a Palavra das Senhas Diárias de hoje, me fizeram ver como é difícil contemplar. Já vivemos aqui quase sete anos e cada dia observamos novas maravilhas.
Nos últimos dias estamos observando uma pomba que está cuidando do seu ninho e, imagino, chocando seus ovos. A característica da pomba é a sua simplicidade: “... seja simples como uma pomba”. A pomba é tão simples, tão simples, a ponto de não se preocupar muito com a formação do seu ninho. Traçou alguns pauzinhos e creio que ali colocou seus ovos para chocar. Deus, em Sua Palavra, nos ensina que devemos ser simples como as pombas e isso trará um descanso muito grande em nosso viver diário.
A Senha Diária de hoje é um convite para pararmos, sempre que possível, com a nossa correria do dia-a-dia. Entender que o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Precisamos tirar um tempo para observar as aves do céu, os lírios do campo, toda criação de Deus que proclamam a Sua Glória.
Que a Paz de Deus, que excede todo entendimento humano, guarde os nossos corações e os nossos sentimentos em Cristo Jesus!
Paz e Bem!

Oremos: Senhor, dá-nos forças para superar as nossas preocupações, e toma sobre os teus ombros as que nós não podemos suportar. Por Cristo Jesus, amém.

Pastor Sinodal João Willig
Carazinho/RS

Observação: Essa meditação me fez lembrar as aulas de Homilética com o querido Professor Nelson Kirst, que pedia que saíssemos pelo bosque da FACTEOL e buscar exemplos para prédicas e meditações. Valeu mestre! Agora precisamos estar de "olho" nas gatas.
As gatas observando o ninho

Apareceram os ovinhos

“... seja simples como uma pomba”

Xaxim onde pombinha fez o ninho


domingo, 26 de janeiro de 2014

V Encontro da Família Altmann

No ano de 2006 aconteceu o 1º Encontro da Família Altmann na cidade de Chapada/RS. De lá para cá, de dois em dois anos, acontece novo  Encontro, sendo que, neste ano, a Cidade/Comunidade de Santo Antônio do Planalto (RS), Paróquia do Planalto Médio foi palco do V Encontro.
O início deu-se com apresentação das caravanas que chegaram de diversos municípios, entrada das bandeiras, brasão da família Altmann e  banner com fotos dos quatro encontros anteriores.
O Culto foi celebrado pela Pastora Sonja Hendrich Jauregui e a pregação esteve a cargo da Pastora Ms. Lori Altmann. Ela destacou  que  “o encontro é um momento para lembrarmos a migração de nossos antepassados e nossas antepassadas em busca de uma vida melhor, com mais perspectivas futuras. De lembrar como decidiram tomar o longo e difícil caminho do mar. Foram pessoas que se arriscaram a sair da terra natal e território de suas memórias, deixando para trás tudo o que lhes era familiar: pessoas, relações, espaços e objetos. Poucas coisas trouxeram consigo, além da esperança e da coragem para enfrentar o desconhecido.
Muitas narrativas salientam o trabalho e a persistência dos imigrantes e de suas famílias na busca para construir um novo lar, uma nova comunidade, uma nova vida. Outras narrativas falam da frustração que experimentaram pelas promessas de apoio e de suporte não cumpridas por parte de governos ou companhias colonizadoras. Outros relatos ainda falam da ênfase dada à religião, à família, à escola e à persistência em falar a língua materna apesar das restrições.
Em Isaías 9.3 lemos “Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos”. Esse versículo nos ajuda a pensar que durante séculos, também a família Altmann cresceu, se multiplicou e se dispersou por várias partes do Brasil e até por outros países. A dispersão ainda hoje continua como resultado desta constante busca por diferentes sonhos. As razões e motivações para a dispersão foram muitas e diferenciadas entre si: busca por vida digna, por terra, por trabalho, por estudo, entre tantas outras. “

Do V Encontro participou o Coral Municipal Sempre Alegre de Santo Antônio do Planalto. Houve palavras de agradecimento a Comissão Organizadora e planejamento para o VI Encontro. A Pastora Lori Altmann recordou que “os encontros passaram a fazer parte de um processo de busca pelo reencontro de parentes dispersos, conhecidos ou desconhecidos. Muitas pessoas se engajaram nesta tarefa. Entre um encontro e outro algumas pessoas falecerem, mas continuaram vivendo em nossa memória e em nossa saudade. Outras pessoas nasceram e agradecemos a Deus por essas novas vidas, que passaram a integrar a família e que darão continuidade a ela, alimentando nossas esperanças de futuro.”
Ivete Jônia Eberts

Pastoras Sonja e Lori

Pastora Ms. Lori Altmann - Trouxe a prédica do Culto

Culto de Tomé e despedida da Ministra Candidata Beatriz Haacke

Bênção invocada sobre Beatriz Haacke
O Culto de Tomé foi celebrado pela primeira vez na Paróquia do Planalto Médio. Esse Culto caracteriza-se pelo silêncio, pela introspecção, pela oportunidade de falar com Deus e reabastecer-se através da comunhão. Tomé foi o discípulo que precisou chegar perto de Jesus e tocá-lo para crer. No culto, a Comunidade também foi convidada a achegar-se a Jesus e fortalecer a fé. Os membros foram convidados a tomar tempo, sem afobação, sem pressa e chegar às três estações: Intercessão, Velas e Pedras, Unção. Ali, sentiu-se o alívio oferecido por Deus, concretizado em Jesus Cristo.
Foram momentos de muito silêncio, de oração, acompanhado pelo som do órgão tocado pelo Ministro Candidato Gleidson Fritsche. Na Liturgia da Palavra a Ministra Candidata Beatriz Haacke trouxe a prédica baseada no Evangelho de João 1.29-42. As palavras proferidas apontaram para “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” Também fez um recorrido das atividades exercidas na Paróquia do Planalto Médio e a gratidão a tantas pessoas, grupos, presbitérios, mentora que acompanharam o trabalho nos 17 meses do Período Prático.
Beatriz e Gleidson
Em seguida o Pastor Sinodal João Willig, autorizado pelo Sínodo Planalto Rio-Grandense e pela Secretaria Geral, conduziu o Ato de desinstalação da PPHMista Beatriz Haacke. Várias pessoas fizeram uso da palavra, agradeceram o empenho da Ministra Candidata, presentearam com significativos mimos e desejaram bênçãos de Deus na Ordenação ao Ministério Pastoral e no trabalho na Paróquia de Trindade, Município de Pelotas, Sínodo Sul-Rio-Grandense.  O Casal Beatriz e Gleidson colocou-se diante do altar e recebeu, de parte da Comunidade reunida, o envio ao novo Campo de Atividade Ministerial. Por eles foi orado, invocada a bênção de Deus e expressado votos de gratidão.
Daniel Eberts
No Culto Paroquial, realizado na Comunidade de Coqueiros do Sul, participaram membros das várias Comunidades da Paróquia do Planalto Médio e, após, houve um coquetel de congraçamento com muito abraço e amizade. 







Gleidson, Beatriz, João e Sonja

Mentora Sonja


Família Papke
Presbitério de Coqueiros do Sul

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Culto Eucarístico de despedida da PPHMista Denise Süss

Bênção
A Paróquia/Comunidade de Ajuricaba celebrou Culto de despedida da Ministra Candidata Denise Süss. Foi um culto marcado pelo carinho e emoção. Várias Comunidades e setores de trabalho se fizeram presente. O Pastor Sinodal João Willig, autorizado pelo Sínodo e pela IECLB, procedeu com o momento de “descompromisso” da Ministra Candidata com o PPHM e com a Paróquia.
A pregação, baseada em 1ª Coríntios 1.4-9, foi proferida pela Ministra Candidata Denise e após a pregação e o ato de “descompromisso”, Denise Süss fez os agradecimentos, contou sobre seus planos de continuidade de estudos e o forte desejo de, assim que concluir os estudos de Psicologia, solicitar a Ordenação e colocar o nome a disposição da Presidência da IECLB para o primeiro ENVIO.
Também o Presbitério da Paróquia, os departamentos e Comunidades trouxeram palavras de carinho e entregaram mimos à Denise. Testemunharam da importância dos 17 meses de atuação da PPHMista, os aportes significativos, as conversas, as prédicas e o compromisso da Denise com a Palavra de Deus e com a IECLB.
Todos, Pastor Sinodal, membros das Comunidades, OASE, Presbitério, Diretorias, Grupos de Canto, amigos da Denise manifestaram votos de sucesso nos estudos e que, assim que possível, ela possa solicitar a Ordenação.
No Culto também estiveram presentes os Pais da PPHMista,  Darci e Laudi Süss. Após a Celebração, houve um coquetel comunitário. Muitos abraços, despedidas, momentos que ficarão marcados para a Ministra Candidata Denise e à Paróquia de Ajuricaba.
Pais da PPHMista

Oração

Culto

Celebração

Presbitério com PPHMista



domingo, 19 de janeiro de 2014

5º dia do ARJ – Culto e encerramento

Bem de manhã, embora o céu sereno, pareça um dia calmo anunciar... Os acampamentos estavam sendo desfeitos. Muita emoção estava reservada ao último dia do ARJ. Após tudo arrumado, barracas desarmadas, café tomado... todos e todas se deslocaram à Igreja da Comunidade São Paulo de Três de Maio para o Culto de encerramento do 31º Acampamento de jovens Repartir Juntos.
O Culto contou com a presença da Banda do ARJ, de Ministras e Ministros presentes e membros da Comunidade São Paulo. A pregação esteve a cargo do Pastor Sinodal João Willig que baseou-se no versículo lema do 31º ARJ: “Lembre do teu Criador enquanto você ainda é jovem.” Eclesiastes 12.1. As leituras e orações de intercessões foram feitas por jovens dos Sínodos e da Iglesia Evangélica Luterana Unida (IELU) de Oberá, Argentina. O Pastor Orientador da JE, Fábio Rucks trouxe os agradecimentos, e, todos e todas foram despedidos com a bênção proferida pelo Pastor Sinodal Renato Kuntzer. A oferta levantada no Culto foi destinada a FLD e auxílio em emergências.
Jovens do ARJ em frente Igreja São Paulo - IECLB - Três de Maio/RS
Os/as jovens foram agraciados com um saboroso almoço nas dependências do Pavilhão Comunitário da Comunidade São Paulo de Três de Maio. Então... lágrimas, abraços, compromissos, amizades... Despedida com o desejo de novos encontros, se não antes, que esse encontro possa acontecer no ARJ 2015.  Obrigado jovens. Obrigado Comunidade São Paulo de Três de Maio. Obrigado Paróquia, Sínodo Noroeste, OASE, Presbitério, Ministras e Ministros. Obrigado jovens de tantos lugares que participaram com tanto compromisso, fé, disposição e alegria do 31º Acampamento de Jovens Repartir Juntos.

Oração de Interce

P. Fábio

Pa. Mariza Allebrandt e Ivete Küntzer


Altar

Celebrantes

Pa. Mariza Allebrandt

P. Sinodal Renato Küntzer



Pa. Sonja Hendrich

Pastor Sinodal João Willig





4º dia do ARJ – Gincana, palestra, canto, diversão, Assembleia... jovens repartindo a fé e alegria

Sábado prometia ser um dia intenso. Iniciou com uma singela meditação baseada em Jeremias 29.4-7. A PPHMista Beatriz Haacke trouxe uma contextualização do texto. Foi entregue uma pequena cruz de madeira e o/a jovem foi desafiado/a a colocar o nome e também uma das palavras escritas no cartaz do tema do ano da IECLB. As cruzes foram trocadas com um/a jovem de outro Sínodo. No final da meditação foi levantada uma oferta que foi destinada a uma família luterana das Filipinas que sofreu com o tufão Hayian, perdeu casa, móveis e enfrenta graves problemas de saúde.
A palestra do sábado esteve a cargo da RENAJOC (Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores). Os palestrantes jovens, Bruno Ferreira e Joaquim Moura, abordaram o tema: Comunicação e Juventude. Foi feito um recorrido sobre a mídia, sobre a posição dos grandes grupos de comunicação e a maneira crítica como devemos escutar, debater e passar adiante muita da informação recebida. Também foi tratado sobre como devemos exercer o direito a comunicação, sem dependência da grande imprensa e a responsabilidade que temos nas redes sociais.
Após o almoço aconteceu a Assembleia Geral do Acampamento Repartir Juntos. Foi tomada a decisão de que, em 2015, acontecerá o ARJ no âmbito do Sínodo Uruguai, nos dias 21-25 de janeiro. Foram eleitos os/as novos/as integrantes da Comissão Organizadora do ARJ 2015, composta por dois jovens de cada Sínodo e Orientadores Sinodais da JE. Decidiu-se também que a avaliação do ARJ acontecerá após o jantar.
A noite esteve reservada para a avaliação que aconteceu em pequenos grupos. Essa avaliação será enviada a cada Coordenação da JE e também ao CONAJE, COSIJE e IECLB. Houve momento de apresentação das oficinas de comunicação e esquete. Apresentação da campanha “Plante uma árvore cantando” e foi entregue a cada Sínodo (Noroeste, Uruguai, Planalto, Centro Campanha Sul e IELU (Iglesia Evangélica Luterana Unida), uma muda de árvore para que seja plantada e cuidada. Depois aconteceu a noite recreativa, baile e muita alegria.

Noite Artística

Noite Artística
Avaliação

Avaliação

Avaliação

Avaliação

Andreia Weber e João Willig