sábado, 30 de novembro de 2013

Cicatrizes

   “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”  Isaías 41.10


Na calçada em frente a minha casa há várias árvores.  Mas uma delas é diferente, e se destaca das outras. É que no seu tronco, junto ao chão, há uma grande cicatriz, a casca foi arrancada, o tronco exposto. Dois anos atrás um jovem rapaz bateu de moto contra essa árvore e ali pereceu. O forte impacto da batida levou a vida do rapaz, e deixou exposta uma cicatriz nessa árvore.
Várias vezes observo essa cicatriz exposta no tronco da árvore. Ela não saiu com o tempo. Penso na família desse jovem, e em cada pessoa que tem cicatrizes no coração: perdas pessoais, sofrimentos enfrentados, acidentes ou enfermidades que deixaram suas marcas, desentendimentos na família, no trabalho ou na Comunidade cristã.
Entendo que as cicatrizes permanecem. Não precisamos nos sentir culpados ou culpadas por elas. Há situações na vida que deixam mesmo marcas na memória e no coração. Há pessoas que só enxergam as cicatrizes que ficaram em suas vidas. Estão permanentemente tristes e amarguradas. Parece que seu corpo todo é a cicatriz. Parece que o tempo parou naquele acontecimento que provocou a cicatriz. Não há palavras que as consolem, e nem motivação para prosseguir a jornada da vida.
Eu olho de novo para a árvore, aquela árvore que tem, sim, uma cicatriz. Ela sofreu um forte e brutal impacto enquanto ainda era jovem. Podia ter morrido. Podia ter parado de crescer. Ali morreu um jovem! Mas... olho para cima, para a copa da árvore. Ela se abre em galhos generosos e cheios de folhas, vejo um ninho de passarinho, amorosamente protegido entre seus galhos. Vejo insetos subindo e descendo pelo tronco, e uma borboleta acabou de pousar por ali. Sim, apesar da cicatriz exposta, a árvore continua generosamente viva, amparando o meio em que está inserida, oferecendo sombra a quem passa, e abrigo aos pequenos seres que fazem parte de sua Comunidade.
Deus é sábio ao nos oferecer essa parábola. Deus vê as nossas cicatrizes, Ele as sabe. Mas ao mesmo tempo, Deus continua nos fortalecendo para a vida que continua, para aprendermos a força de sobreviver apesar das dores sofridas e ainda assim, estender os braços generosa e amorosamente para amparar, proteger, apoiar, levar esperança a quem participa da nossa comunidade, desde nossa família mais próxima, até a grande comunidade global, onde ainda podemos oferecer o nosso apoio solidário. Que assim seja!
Paz e bem!



Pastora Carla Andrea Grossmann
Paróquia de Coronel Barros








Fotos do arquivo pessoal de Raquel Sofia Seidel

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

16º Encontro de Mulheres com Celebração de Advento




Ernestina, novembro de 2013.

ÀS Coordenadoras Paroquiais.
Assunto: 16º Encontro de Mulheres com Celebração de Advento.




Prezadas Irmãs em Cristo
Saudamos a todas com lema do mês:
“Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus”.
 Hebreus 13.16

No dia 04 de dezembro estaremos realizando o 16º Encontro de Mulheres com Celebração de Advento, o início será às 9h00min, com recepção, no salão da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Xingu.



09h – Chegada / recepção
09h30m
Saudação: Presidente Delci Adam
Hino de saudação -
Saudação da presidente e coordenadora OASE local
Saudação da Presidente da Comunidade e Paróquia
Saudação Pastora local Daniela Lamb
Saudação do Prefeito ou seu representante
Saudação do Pastor Sinodal
Palavra da Pa. Orientadora Jaqueline M. Piazza: Hino, meditação e oração
Avisos: Gerais

Hinos:
10h10m - Palestra: Sra Rejane Hagemann (Vice-Presidente da OASE Nacional)
11h10m – Apresentar Coordenadoras e colocar crachá no pinheirinho (pinheiro ser colocado mais alto, mais próximo do altar; explicar o sentido deste crachá: amiga de oração)
Livre para livraria, tesouraria, compra de lanche
12h – Almoço
13h30m - Apresentação local
14h - Hinos
14h15m - Fechamento da Palestra + agradecimento e entrega de presente
14h45m – Hino + avisos + agradecimento ao local e convite para as coordenadoras desfazerem o pinheirinho
15h - Celebração final: com Santa Ceia e recolhimento da Oferta
16h - Encerramento e entrega do pacotinho na porta

No local haverá lanches, como: Pastel; Sanduiche; cachorro-quente; água e refrigerante a R$ 3,00 a ficha. Quem quiser levar seu lanche, poderá levá-lo.
Solicitamos encarecidamente que cada grupo traga a sua lista com a assinatura das participantes. O grupo devera vir com crachá.
Pedimos encarecidamente que enviem os relatórios dos grupos para a Diretoria Sinodal.


Cordiais Saudações

_______________________
Isoldi P. Fluchs
Secretaria

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Senhoras da OASE de Ernestina participam de Curso - Confecção de guirlandas



Participantes do Curso

As senhoras da OASE da Comunidade em Ernestina participaram no mês de novembro no Centro Comunitário Pastor Wilmoth Merzt  de um curso para confecção de guirlandas.
Para confecção das guirlandas foram usados: uma guirlanda em MDF, flores de tecido (fuxico), entre outros objetos, ao finalizar cada mulher usou a sua criatividade para dar um toque especial a sua guirlanda.
As guirlandas já eram usadas no passado por povos como os romanos e gregos e egípcios, e este costume permaneceu durante a Idade Média, e para cada povo tinha uma representatividade diferente.
O Curso foi ministrado pela  extensionista da ASCAR de Ernestina a Sra. Rosane Treviso. 

Guirlandas confeccionadas pelas participantes



Fotos e matéria enviadas por Luciano Voigt

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Conferência Ministerial em Carazinho



No dia 26 de novembro de 2013, às 9 horas deu-se inicio a Conferência de Ministros e Ministras do Sínodo Planalto Rio-Grandense.
A Agenda do dia contava de meditação que esteve a cargo da Pastora Carla Grossmann (Paróquia de Coronel Barros). Houve momento de compartilhar e a exegese esteve sob a responsabilidade do Pastor Telmo Noé Emerich (Paróquia de Panambi).
Os Setores de Trabalho trouxeram seus relatos. Também o Coordenador Sinodal da Campanha Vai e Vem, Pastor Fábio Staggemeier (Paróquia de Não Me Toque), apresentou o relatório da arrecadação no Sínodo.
A OASE e Comunidade de Carazinho deixaram uma palavra de carinho aos participantes da CM. Também foi agradecido pela boa acolhida. 
A CM (Conferência Ministerial) teve a grata satisfação de contar para o almoço com o Presidente do Conselho Sinodal, Senhor Dirceu Olair Hoffstaedter, com o representante do Sínodo na ISAEC, Senhor Nelson Wojahn e a Secretária Executiva, Angela Beatriz Schmitz.
O Senhor Dirceu, após o almoço, trouxe uma saudação do Conselho Sinodal e informou acerca das reformas no Lar da Igreja em Panambi,  que estão praticamente prontas.
A próxima CM será a festiva que acontecerá em Não Me Toque no dia 09 de dezembro.
Altar da celebração

P. Ademir, Diác. Roselaine e filho

Nelson e Dirceu

Pa. Carla
Fotos do arquivo pessoal do Pastor Cláudio Luiz de Marchi e Pastora Sonja Hendrich