sábado, 31 de agosto de 2013

Culto festivo lembrando os 100 anos da Presença Luterana em Condor/RS

Presbitério da Comunidade de Condor/RS

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Condor lembrou, em Culto, os 100 anos de Presença Luterana em Condor.
A Celebração foi carregada de emoção, recordação e reconhecimento. A Pastora Dulce Engster foi a encarregada da Liturgia, acompanhada pelo Coral Misto de Condor e Coro de Trombones. A pregação esteve a cargo do Pastor Sinodal João Willig.
Antes da Celebração aconteceu o descerramento da Placa alusiva aos 100 anos da Comunidade. A Presidente, Senhora Irmgard Lautert, saudou as autoridades, familiares dos Presbíteros, membros da Comunidade e recordou carinhosamente aos ex-Pastores que exerceram o Ministério Pastoral na Comunidade de Condor.
Após o Culto houve um delicioso Jantar do Peixe com a  apresentação do Músico Mauro Harff, que apresentou um variado show de música alemã, nativista e recital de violão.
A 1ª Igreja Luterana foi construída em 1913. Foi demolida no ano de 1994 e, até o ano 2000, os Cultos foram realizados no Pavilhão Comunitário, E, no ano 2000, a Igreja atual foi Dedicada, quando atuava na Paróquia o Pastor Ênio Fuchs,
Nos próximos dias publicaremos uma resenha da caminhada luterana em Condor. 
Altar

Coral Misto de Condor

Coro de Trombones

Pastor João e Pastora Dulce

Pastora de Condor Dulce Engster

Waldir Engster

Expectativa superada no Tornei da JE



O sábado 31 de agosto foi um dia maravilhoso. Sol, calor, muita expectativa e mais de 230 jovens participaram do Torneio Sinodal da JE, programado pelo COSIJE e muito bem organizado pela Paróquia de Chapada e Comunidade de Palmeira das Missões.
Antes mesmo das 08h00min já começaram a chegar as delegações de jovens de 12 Paróquias: Panambi Sul, Xingu, Chapada, Ijuí, Carazinho, Planalto Médio, Ibirubá, Ajuricaba, Condor, Coronel Barros, Linha Três Oeste e Alto Jacuí. Com alegria contamos com a presença de Ministras/os do Sínodo Planalto Rio-Grandense: Pastor Sinodal João Willig, P. Rogério Richter (Ibirubá), P. Osmar Diesel (Panambi Sul), Pa. Daniela Lamb (Xingu), P. Carlos Frühauf (Chapada), Pa. Mariele Lamb (Chapada/Pastorado de Palmeira das Missões) e Estagiário Alexandre Albrecht (Xingu).
Destacamos a grande ajuda dos membros da Comunidade de Palmeira das Missões, que, não mediram esforços em proporcionar um ambiente acolhedor e uma muito boa alimentação.
Os jogos eliminatórios aconteceram no sábado e as finais aconteceram no domingo, 01 de setembro. O torneio está sendo realizado nas dependências da Escola Técnica Estadual Celeste Gobbato, sob a batuta dos jovens de Palmeira das Missões, membros da Paróquia de Chapada e grande empenho da Pa. Mariele Lamb e P. Carlos Frühauf.
Flávia

P.Carlos e Pa. Mariele

Refeição

Volei Misto

Bate-Papo

Ping-Pong

Preparando o almoço

Estudante de Teologia Alexandre Albrecht realiza estágio na Paróquia de Xingu



Desde o dia 06 de agosto está no Sínodo Planalto Rio-Grandense o Estudante de Teologia Alexandre Albrecht. Ele estuda na Escola Superior de Teologia/EST, está no 6º Semestre e ficará na Paróquia do Xingu até o dia 06 de janeiro de 2014.
O Estudante Alexandre é natural de Alvorada/RS, e, além de procurar inserir-se na vida Comunitária da Paróquia de Xingu, ele também tem participado de atividades sinodais, já tendo participado da Visitação Integrada de Não-Me-Toque e no Torneio Sinodal da JE em Palmeira das Missões.
Que o Alexandre Albrecht seja bem vindo à Comunidade/Paróquia de Xingu. E como Sínodo Planalto Rio-Grandense estamos felizes de poder auxiliar a Paróquia e contar com esse estudante em nosso meio.
Alexandre participando do Torneio da JE

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Paróquia de Tapejara oficializando últimos trâmites



Bacharel em Teologia Lenira Kloss

A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Tapejara está em vias de conseguir sua inscrição do CNPJ e registro do seu Estatuto, que já foi aprovado em Assembleia, no Sínodo e na IECLB.
O Pastor Sinodal João Willig aproveitou uma ida à Tapejara e visitou a Bacharel em Teologia Lenira Kloss que está ajudando nos trabalhos Paroquiais.
A Paróquia de Tapejara fez parte da Paróquia de Getúlio Vargas. Ali já exerceram o Pastorado o Pastor João Willig, o Pastor Paulo Cesar Scheuermann e o Pastor Sidnei Budke. Atualmente auxilia o trabalho, desde março deste ano, a Bacharel em Teologia Lenira Kloss. Ela é natural do Espírito Santo. Iniciou seus estudos nas Faculdades EST no ano de 2007. Fez o Estágio na Paróquia de Ferraz (Sínodo Centro-Campanha-Sul) sob a Mentoria do Pastor Carlos Ernesto Wendland. Terminou os estudos de Teologia e aguarda o exame para ingressar no Período Prático de Habilitação Ministerial, PPHM. Enquanto aguarda o início do Período Prático, ela estará trabalhando na Paróquia de Tapejara. Lenira Kloss é filha de Belmiro e Olga Kloss.
O Pastorado de Tapejara abrange as Comunidades de Cachoeira Alta, Charrua, Rio Ligeiro  Baixo e Rio Ligeiro Alto. Também faz parte a área missionária que abrange o Municípios de Tapejara, Ibiaça, Sananduva e sendo reestruturado o trabalho em Lagoa Vermelha e Vacaria.
A nova Paróquia já foi aprovada no Conselho Sinodal e Assembleia Sinodal, aguarda os últimos trâmites e através do Pastor Sinodal será feita a publicação de vaga, que, será por "ENVIO".
Casa Pastoral em Tapejara

Escritório Pastoral

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Congresso Paroquial da OASE - Paróquia de Ajuricaba


Pa. Licenciada e Prefeita Sisi Blind

No dia 25 de agosto aconteceu o Congresso Paroquial da OASE, da Paróquia Evangélica de Ajuricaba, na Comunidade Evangélica Mateus da Linha 9 Norte. Neste dia em torno de 100 mulheres se reuniram para viver momentos de comunhão, reflexão e louvor ao nosso bom Deus. A reflexão esteve a cargo da Pastora Sisi Blind, de São Cristovão do Sul/SC, a qual motivou as mulheres e também aos homens que estavam presentes a refletirem sobre:  "Mulher no ministério de Jesus - Mulher no ministério hoje”.  Pa. Sisi destacou: o que levou as mulheres servirem a Deus no Antigo Testamento e a Jesus no Novo Testamento, e também nos dias de hoje é unicamente a no Trino Deus.



Em tempo: A Pastora Sisi Blind é Pastora Licenciada da IECLB e exerce o Cargo de Prefeita do Município de São Cristovão do Sul/SC.