sexta-feira, 31 de maio de 2013

Conferencia Virtual Sobre Diaconia – Levanta-te e anda, Mc. 2.9




Organizada pela FLM - Federação Luterana Mundial
Desejamos que esta lhe encontre muito bem, com saúde e paz.
Como igreja membro da FLM, somos convidados e convidadas a participar e divulgar a realização da Conferencia virtual sobre Diaconia que irá acontecer no dia 05 de junho de 2013.

Muitos de vocês já tiveram acesso ao caderno Diaconia em Contexto que foi elaborado pela FLM, a partir de consultas mundiais onde também participamos. Essa conferencia é uma iniciativa que visa dar continuidade a essa reflexão, ao mesmo tempo possibilitar que mais pessoas no mundo inteiro possam participar. A conferência tem como tema “Levanta-te e anda Mc. 2.9”, pois igrejas de todo mundo abordam o sofrimento humano, e buscam esperança e formas de superação para uma vida digna sem sofrimento, assim também são incontáveis os cristãos e cristãs que seguem o chamado de Jesus, praticando ações diaconais em favor da criação de Deus no mundo.

Acreditando que através da partilha de conhecimentos e experiências podemos qualificar e transformar a nossa prática diaconal, a FLM convida todas e todos a participarem da conferencia virtual.
A inscrição para a conferência é através deste endereço: http://lwfvirtualconference.org/es/

Em anexo mais informações sobre a Conferência Virtual sobre Diaconia – Levanta-te e anda, Mc. 2.9.

Despedimo-nos desejando um abençoado final de semana a todas e todos.
Atenciosamente,


Diác. Leila Schwingel
Coordenadora de Diaconia
Secretaria da Ação Comunitária
Secretaria Geral da IECLB

Lar de Idosos Vó Luíza recebe a visita do Grupo de OASE de Esquina Primavera



Dia especial para o grupo de OASE da Comunidade de Esquina Primavera, Paróquia de Coronel Barros. Antes desse dia, houve contatos entre a senhora Tânia Genz, Presidente da OASE, e a funcionária do posto de saúde Daniela, com o levantamento das necessidades do Lar de Idodos Vó Luíza, de Eugênio de Castro.
No último dia 30 de maio, um grupo de mulheres integrantes da OASE de Esquina Primavera preparou seu lanche, encheu os bagageiros dos carros de donativos recolhidos entre a OASE, os membros da Comunidade, a Pastora e também pessoas de outras denominações religiosas. Junto, levamos o violão, os cantos, aa oração de ação de graças, a amizade e todo o carinho que cabia e sobejava em nossos corações. Fomos recebidas pelos idosos e idosas do Lar, juntamente com as funcionárias, enfermeira e representante da Diretoria do Lar. Foi uma tarde muito agradável, em que cobertores, lençóis, roupas e alimentos arrecadados foram entregues. Depois, houve o momento de louvor, de oração e de lanche comum. Também os idosos e idosas acamadas foram visitados, nesse lugar lindo e simples, onde pudemos perceber o carinho e a misericórdia estendido de forma personalizada a cada pessoa lá residente. Ao sair, ouvimos muitos agradecimentos. Nós é que agradecemos, queridos e queridas, nós é que agradecemos! Fizemos novos amigos e amigas, compartilhamos nosso carinho e cuidado, e percebemos que através de vocês, Deus também tem cuidado de nós.
Agradecemos a senhora Lizane Marlei Genz, que registrou o momento em fotos.

Texto Pa. Carla Andrea Grossmann

Encerramento da VI Assembleia Geral do CLAI

Presidente e Junta Diretoria do CLAI são Investidos na VI Assembleia


Pastor 1º Vice_Presidente da IECLB e Bispo Murray
O último dia da VI Assembleia do CLAI foi muito intenso e emotivo. Inicialmente houve meditação com a celebração da Ceia do Senhor. Foi um momento que a família ecumênica latino-americana compartilhou o pão e o vinho, as alegrias, preocupações, angústias, esperanças. Tudo pode ser compartilhado e vivido no momento da Celebração da Santa Ceia.  A reflexão Bíblica esteve ao encargo da Biblicista Nidia Fonseca (Universidade Bíblica Latino-americana da Costa Rica).
Após a Meditação, Celebração da Ceia e Estudo Bíblico, aconteceram as últimas eleições. Também foram apresentadas varias manifestações da Pastoral da Mulher, Justiça e Gênero, dos Organismos Fraternos e também foi aprovada a Carta Pastoral de La Habana, que foi lida no momento do Culto de encerramento da VI Assembleia Geral do CLAI. As 5  Regiões também afinaram os aportes para a continuidade dos trabalhos e pastorais regionais. A IECLB também manifestou seu compromisso com o Ecumenismo. O Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB, Pastor Carlos Moeller, em nome da Presidência e de toda IECLB, deixou uma palavra de agradecimento à Diretoria do CLAI, ressaltou a boa condução da Assembleia e o desprendimento do Presidente do CLAI, Bispo Julio Murray, em trabalhar e estar sempre próximo das Igrejas. O Pastor ressaltou o entendimento Diretoria e Secretário Geral, Pastor Nilton Giese, e, em nome da IECLB, presenteou ao Bispo Murray, expressando o carinho, reconhecimento e amizade.
A última sessão aconteceu às 20h00min do sábado, 25 de maio de 2013. Neste momento aconteceu o Culto de Encerramento, coordenado pela Equipe de Liturgia e pregação a cargo da Reverenda Dra. Ofélia Ortega. Antes de iniciar a pregação, a Pastoral da Mulher, Justiça e Gênero, fez um significativo reconhecimento à Reverenda Dra. Ofélia. As mulheres do CLAI sentem-se representadas pela Reverenda Ofélia, e, ela representa também a todas as demais mulheres que, nas Igrejas e Organismos Ecumênicos, deixaram marcas no decorrer da história. As mulheres veem na Reverenda uma mulher que serve de referência  para, cada dia mais, empoderar-se dentro do caminho ecumênico.  Ela que é reconhecida, no mundo ecumênico pela sua luta em favor dos Direitos Humanos, ministra classes de Ética e Teologia e Gênero no Seminário Evangélico de Teologia de Matanzas/Cuba. A Reverenda Ofélia também é a Presidente do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) para América Latina. A pregação deu ênfase no amor, justiça e humildade. Ela firmou que o povo de Deus precisa "Ir às raízes dos problemas sociais, a partir da própria raiz da nossa espiritualidade, é o fundamento último da espiritualidade para um outro mundo possível. Daí que precisamos de uma Igreja de misericórdia, de uma Igreja mais cristã e mais humana, uma Igreja samaritana", disse.
Após a pregação, o Secretário Geral do CLAI, Pastor Nilton Giese, leu a Carta Pastoral de Havana que alude a temas pontuais urgentes. O texto reporta-se à necessidade do desenvolvimento de Estados laicos na região, além do fortalecimento da liberdade de culto. Soma-se a isso a necessidade de orar pelo aprofundamento do processo democrático venezuelano e o apoio à autodeterminação do povo de Porto Rico. A Carta destaca, ainda, o bloqueio econômico imposto a Cuba e denuncia a tortura de prisioneiros encarcerados na Base Naval de Guantánamo,  entre tantos outras situações que vivemos na América Latina e Caribe.
O Bispo Murray, deu por Investida a nova Junta Diretiva do CLAI. Sobre o Presidente Eleito e Investido, Pastor Felipe Adolf, e sobre cada um/uma dos/das integrantes, foram colocadas uma estola, simbolizando o compromisso com a Palavra de Deus. O Bispo Murray, salientou que "o Espírito Santo guie a nova Junta Diretiva, para que sempre deem testemunho da construção do Reino de Deus no meio de nós, estarei orando por cada pessoa, confiando que o Senhor os acompanhará."
Como momento final da celebração, o Bispo Julio Murray, invocou a bênção sobre a Junta Diretiva investida e sobre os/as participantes da VI Assembleia Geral do CLAI, dando por encerrada a mesma.

Mesa da comunhão

Pastor Nilton Giese e Bispo Julio Murray

Junta Diretiva do CLAI sendo Investida

Celebração dos 10 anos da dedicação do templo “Senhor dos Caminhos” em Tapejara-RS



Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão. Isaias 41.10

Domingo dia 26 de maio o ponto de pregação Senhor dos Caminhos de Tapejara celebrou seus 10 anos.  O dia foi marcado por um culto muito alegre, durante a pregação foi lembrado como foi importante a união dos membros para a construção do templo, indo ao encontro do tema do ano: SER, PARTICIPAR, TESTEMUNHAR.  Eu vivo comunidade. Como somos, como participamos e qual é o testemunho que damos da nossa comunidade porta a fora do templo, lembrando de que a comunidade de Cristo é aquela que abriga seus filhos e filhas das tempestades (dificuldades), fora estamos mais sujeitos a nos perder nas diversas dificuldades que enfrentamos no dia a dia.
Neste dia também foi lançada a campanha vai e vem, com a motivação de que todos nós temos o compromisso de lançar sementes, para que a palavra de Deus possa ser alcançada nos lugares onde há maiores dificuldades. Foi lembrado que o projeto missionário de Tapejara foi o primeiro beneficiado pela campanha Vai e vem.
O presidente da comunidade Leonel Kafer falou da importância da união entre os membros da comunidade e agradeceu a colaboração de todos ao longo da caminhada. O presidente da paróquia Silvino Lamb contou a história da construção do templo. E o representante da paróquia no Sínodo Nildo Benke comunicou o compromisso da paróquia de organizar o próximo dia da igreja em 2015.
Encerramos a celebração com um momento de confraternização, cada família trouxe um prato de doces e salgados para compartilhar, foi um momento importante para um bom bate-papo.
O Desejo que fica é que daqui a  20, 30, 40, 50... anos a igreja continua crescendo a cada dia.
Que Deus nos dê forças e nos proteja com a sua forte mão.


Bacharel em Teologia
Lenira Kloss