quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Pastor Sidnei Budke deixa a Paróquia de Tapejara


Pastor Sidnei invocando a Bênção sobre a Comunidade

No próximo domingo, 03 de março de 2013, acontecerá o Culto de Gratidão pelo trabalho Ministerial do Pastor Sidnei Budke na Paróquia de Tapejara.
O Pastor Sidnei solicitou  à Presidência da IECLB licença temporária das funções ministeriais pelo prazo de dois anos. Essa solicitação deve-se ao estudo de mestrado acadêmico em Teologia, ênfase em Mídia e Religião, em três eixos temáticos: 1. cristianismo em tempos de rede e cicerteologia, 2. globalização e diálogo inter-religioso; 3. Novos espaços para vivência da multiculturalidade e espiritualidade humana.
O Culto será co-celebrado pelo Pastor Sinodal João Willig, Pastor Sidnei Budke e Bacharel em Teologia Lenira Kloss. O local será a Comunidade Evangélica da cachoeira Alta, Paróquia de Tapejara, às 09h30min.
Todos e todas serão bem-vindos e bem-vindas. 



quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Falecimento do Sr. Euclides De Marchi - Pai do Pastor Cláudio



Com pesar comunicamos o falecimento do Sr. EUCLIDES DE MARCHI, ocorrido no dia de hoje, 27 de fevereiro de 2013. O Sr. Euclides é pai do nosso Colega Cláudio Luiz De Marchi, Pastor da Paróquia Alto Jacuí/Victor Graeff. Ele está sendo velado na Comunidade Católica de Xadrez e o sepultamento acontecerá amanhã, 28 de fevereiro de 2013, no Cemitério de Xadrez, Município de Coqueiros do Sul, às 09h30min.
O Sr. Euclides deixa enluta a esposa Ercília Chapuis De Marchi, os filhos Adenir De Marchi e Família, Adenor de Marchi e Família, Cláudio Luiz de Marchi e Família e as filhas Maria Arent e Família e Roseli Noetzold e Família.
Querido Cláudio, Ingrid, Ariel e família De Marchi, sabemos que as palavras não são suficientes para diminuir a dor que vocês estão sentindo.  Mas saibam que em muitas Comunidades estamos recordando e orando para que Deus console todos vocês.
                                                                        
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11.25).

JESUS, NOSSA esperança, em ti encontramos consolo com o qual Deus pode inundar a nossa vida e compreendemos que podemos entregar tudo em tuas mãos e confiar tudo a ti por intermédio da oração.” (Palavras das Senhas Diárias).

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Núcleo Evangélico Modelo - Comunidade Evangélica Ijuí

FESTIVAL DO CACHORRO QUENTE
O Núcleo Evangélico Modelo (Comunidade Evangélica Ijuí) convida para o Festival do Cachorro Quente e do CHOPP que acontecerá nos dias 01 e 02 de março.

Na sexta-feira 1º de março iniciará às 18h00min e no sábado 2 de março o início está previsto para 14h00min.

Venha prestigiar essa iniciativa do Núcleo Evangélico Modelo.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Reunião da Diretoria do Conselho Sinodal - Sínodo Planalto Rio-Grandense



Diretoria biênio 2013-2014 com Diretoria anterior

Amanhã (terça-feira 26 de fevereiro) acontecerá a 1ª reunião da Diretoria do Conselho Sinodal. A reunião foi antecipada em um dia e foi convocada pelo Presidente da Diretoria, Sr. Dirceu Olair Hoffstaedter (Paróquia Alto Jacuí). Destacamos os seguintes assuntos que serão discutidos na reunião de amanhã:
- Cancelamento do Seminário de Presbítero
- Preparação para Seminário Sinodal de Secretárias Executivas (05 e 06 de abril)
- Informações sobre o Dia da Igreja (Coronel Barros, 19 de maio)
- Assembleia Sinodal (Linha Três Oeste 27 de abril)
- Informação de Ministr@s e Paróquias
- Lar da Igreja
- Reunião do Conselho Sinodal (23 de março em Panambi)
- Assuntos diversos (Instalação da Pastora Lourdes Knecht, Ordenação da Pa. Joice Klein, Seminário Sinodal do Culto Infantil, Tesouraria sinodal, etc).
Lembramos os/as integrantes da Diretoria:
Presidente Dirceu Olair Hoffstaedter (Paróquia Alto Jacuí)
Vice-Presidente Nildo Bencke (Paróquia de Tapejara)
Tesoureiro Valdir Oto Momberger (Comunidade de Carazinho)
Vice-Tesoureiro Rudi Wallauer (Paróquia de Não-Me-Toque)
Secretária Márcia Rejane Schultz (Paróquia de Quinze de Novembro)
Vice-Secretária Marli Fenner Martini (Paróquia do Xingu)
Presidente da Assembleia Sinodal Silvino Lamb (Paróquia de Tapejara)
Representante do Sínodo no Conselho da Igreja Valdir Momberger (Comunidade de Carazinho)
Vice-Pastor Sinodal Ricardo Cassen (Paróquia Linha Três Oeste)
Pastor Sinodal João Willig
Secretária Executiva Angela Beatriz Schmitz

Dirceu Olair Hoffstaedter - Presidente

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sínodo Planalto Rio-Grandense presente na Ordenação conjunta na IECLB


Joice Klein de Chapada foi Ordenada
Joice Aline Klein - Ministra da IECLB
A noite de 23 de fevereiro foi muito significativa para a IECLB, para o Sínodo Planalto Rio-Grandense, para a família Klein de Cachoeirinha (Paróquia de Chapada) e para a Pastora Joice Aline Klein.

JOICE ALINE KLEIN, filha de Lauri Klein e Judite Adam Klein, natural de Chapada/RS. Joice Aline Klein recebeu o preparo especial com o estudo teológico na Faculdades EST, estagiou na Paróquia da Paz, em Porto Alegre/RS, participou do intercâmbio com o Seminário de Matanzas (Cuba), foi avaliada e aprovada pelas instâncias competentes da IECLB, cumpriu o Período Prático de Habilitação ao Ministério na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Timbó/SC, de modo que, a partir da Ordenação, está apta para ingressar no Ministério com Ordenação, ênfase PASTORAL. Joice Aline Klein foi enviada para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Limeira - Projeto Missionário em Ribeirão Preto/SP.

No Culto carregado de emoções, de unidade, com a presença de muitos membros das Comunidades da IECLB, o Sínodo Planalto também se fez presente, levando um abraço de todo Sínodo para a Pastora Joice, sua família e demais Ordenandos e Ordenandas da nossa Igreja.  Sem dúvida esse momento da Ordenação Conjunta foi um momento ímpar para nossa Igreja, que saiu fortalecida no testemunho da fé evangélica de confissão luterana no Brasil.

O Assistente indicado pela IECLB foi o Pastor Emérito Harald Malschitzky (para todos/as Ordenandos/as) e o Assistente da Joice foi o Pastor Kurt Rieck (Porto Alegre) que foi o Monitor do Estágio da agora Pastora Joice Aline Klein.

Responsabilidade x Omissão

Gostaria de falar sobre responsabilidade! Sim, responsabilidade que cabe a cada pessoa. Temos nossos deveres enquanto cidadãos/ãs. Também temos tarefas de pessoas cristãs (1Co 12). Conheço muitas pessoas que dizem que não participam da igreja, pois quem participa também faz coisas erradas. Há um sério problema nesta maneira de enxergar a realidade. Em lugar nenhum da Bíblia está dito que as pessoas batizadas e participantes da igreja não cometem erros. Isto seria o mesmo que afirmar que após pertencermos à comunidade nos tornaríamos pessoas perfeitas, mas todos sabem que a imperfeição faz parte da nossa condição humana.
O desafio é admitir: nós precisamos do perdão de Deus, ou seja, nunca estaremos em condições de dispensar este perdão! Não existe pessoa capaz de cumprir leis e realizar obras para não depender do perdão de Deus (Rm 3.20). É uma grande ilusão alguém se considerar santo e merecedor diante de Deus. Somos pecadores e pecadoras. Falhamos! O problema maior em muitas comunidades, de qualquer denominação ou confissão, é o fato de tanta gente não demonstrar interesse em fazer algo e ficar esperando tudo pronto. Dito de outra forma, muitas pessoas não assumem seu compromisso com a comunidade, pois agem como se o presidente, o tesoureiro, o pastor tivessem a obrigação de fazer tudo. Nenhuma liderança ou ministro da igreja irá fazer por você aquilo que você tem condições de realizar. Convém lembrar o que Martim Lutero afirmou... Precisamos agir como se tudo dependesse de nós e confiar como se tudo dependesse de Deus! Não podemos cruzar os braços e ficar apenas criticando. Cabe a cada pessoa batizada envolver-se na comunidade, contribuir com seu tempo, talento e tesouro. E, ainda assim, devemos confiar que Deus irá conduzir o rumo da nossa comunidade.
Retomando o início desta conversa, quando alguém não assume o seu espaço fica uma lacuna. E isto nós podemos chamar de omissão. Também é pecado omitir-se. Se fizermos algo errado, precisamos buscar o perdão de Deus. Se nos omitimos, também carecemos do perdão de Deus. Não adianta nos iludirmos com desculpas para não assumir a nossa responsabilidade.
Quando cada pessoa se envolve a comunidade de torna viva e faz grande diferença na sociedade. Para que isto ocorra é fundamental que não se caia no erro de colocar a sua própria responsabilidade nas costas de outras pessoas. Viver a fé e comprometer-se faz a comunidade amadurecer. Uma comunidade madura é formada por gente que cresceu na vivência da fé. Isto quer dizer que cada pessoa precisa viver a sua fé e envolver-se na vida da comunidade. 

Ricardo Cassen, Ijuí/RS.
Ministro Religioso, IECLB.
 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Culto de Ordenação e Instalação na Paróquia de Iraí

Pastora Ettiene Cibele Mittanck

Ronei, Pa. Ettiene e P. Presidente Nestor


No 1º Domingo de Quaresma, 17 de fevereiro de 2013, aconteceu o Culto de Ordenação ao Ministério Pastoral da Pastora Ettiene Cibele Mittanck. O Pastor Ordenador foi o Pastor Presidente da IECLB, Pastor Dr. Nestor Friedrich e os Assistentes foram o Pastor Emérito Valter Schmidt e a Senhora Cleci Terezinha Koch.

A Pastora Ettiene Cibele Mittanck nasceu em Marechal Cândido Rondon, realizou seus estudos na EST (Escola Superior de Teologia), o estágio foi realizado em Joinville (Paróquia Bom Pastor) e o Período Prático na Paróquia de Chapecó. O envio ao 1º Campo de Atividade Ministerial foi realizado pela Presidência da IECLB e aceito pela Paróquia de Iraí (Sínodo Uruguai). O Termo de Atividade Ministerial (TAM) foi assinado pelo período de 3 anos.

A pregação do Culto esteve a cargo do Pastor Presidente que abordou o Lema do Ano 2013: "Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão." Isaías 41.10. Foi enfatizado o momento importante, não só para a Pastora Ettiene e Paróquia de Iraí, mas para toda a IECLB. "Ordenar pessoas ao Ministério é tarefa imprescindível da Igreja. Nesse sentido, a Igreja necessita empregar todos os seus esforços para que o Evangelho de Jesus Cristo seja anunciado em palavras e ações. É para isso que a Igreja vive e é enviada ao mundo e por isso ordena pessoas para que, em seu nome, anunciem, proclamem, ensinem, intercedam por cura, consolem e deem testemunho do Evangelho."


Após a Ordenação, o Vice-Pastor Sinodal Jair Holzschuh (Palmitos) foi encarregado de proceder com a Instalação da Pastora Ettiene. Esse ato, continuo a Ordenação, foi um momento significativo à Paróquia de Iraí. Houve momentos de saudação por parte do Presidente da Comunidade de Iraí Helmuth König e do Presidente da Paróquia Ervidio Schneider.

O Culto foi acompanhado por membros das Comunidades, pelo Pastor Sinodal João Willig (Sínodo Planalto Rio-Grandense), pelo Padre Leandro Piffer (Pároco de Iraí), representantes da IELB, e, de maneira muito significativa, acompanhou o Culto musicistas de Chapecó que acompanharam os hinos e homenagearam a Pastora Ettiene. Também o esposo (Ronei Bernardo), familiares e amigos estiveram presente e acompanharam a Ministra Ordenada da IECLB.