quarta-feira, 3 de julho de 2013

Um dia de aprendizado, convivência e diversão!



Encontro Paroquial d@s Confirmand@s na Paróquia do Planalto Médio

Participantes do Encontro Paroquial d@s Confirmand@s
No dia 29 de junho, o frio não espantou a alegria dos confirmandos e das confirmandas da Paróquia do Planalto Médio, que se reuniram para um passa-dia especial. O encontro aconteceu nas dependências da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Xadrez/Coqueiros do Sul. Participaram 35 adolescentes do primeiro e do segundo ano do Ensino Confirmatório das comunidades de Vila Seca, Santo Antônio do Planalto, Fazenda Anonni, Coqueiros do Sul, Igrejinha, Serra do Pontão e Xadrez.
O encontro foi organizado pelos PPHMistas Beatriz Haacke (Paróquia do Planalto Médio) e Gleidson Fritsche (Paróquia de Giruá, Sínodo Noroeste Riograndense). O tema foi o fascículo 8 do material Passos na Fé, Culto e Confirmação. Durante a manhã, tivemos um momento de meditação, com canto e dinâmica. Dentre os assuntos estudados estavam o culto como encontro da comunidade com Deus, a liturgia, os ofícios e celebrações ao longo da vida, o calendário litúrgico e a confirmação.
Os e as jovens montaram a ordem litúrgica de um culto, analisando cada parte, e foram desafiados a elaborar orações para o culto. Outro momento de colocar a criatividade em prática foi o estudo do calendário litúrgico, com seus ciclos e datas, suas cores e símbolos. Em grupos, foram criados símbolos e cartazes sobre cada uma das épocas do ano da igreja.
Após o almoço, aconteceu uma gincana, com provas de integração e de conhecimentos sobre o que já estudamos no Ensino Confirmatório. A gincana encerrou com a prova da Caça ao Tesouro, que teve como tema “Juntos somos Comunidade”. Essa brincadeira levou o grupo a unir-se para achar o tesouro: a cruz. Ao final, conversamos sobre a importância da união e da vida em comunidade, compromisso que é assumido no dia da confirmação.
O dia passou depressa, com estudo, música, brincadeiras e convivência. Além de tudo, valeu pela oportunidade de conhecer colegas confirmandos e confirmandas de outras comunidades e de outras turmas! Queremos agradecer ainda a comunidade de Xadrez que preparou almoço e lanche com muito carinho! E para quem está no primeiro ano do Ensino Confirmatório, já despertou a vontade de participar do próximo passa-dia no mês de outubro deste ano!
Foto Montagem

Candidata ao Ministério Pastoral Beatriz Regina Haacke

Nenhum comentário:

Postar um comentário