sexta-feira, 19 de julho de 2013

TOLERÂNCIA: uma ideia que leva à reflexão sobre o mundo e nossas atitudes (Consulta Internacional de Líderes Jovens – Alemanha)

No quinto dia de encontro dos jovens luteranos que vieram de 20 diferentes países para discutirem o tema TOLERÂNCIA, estudos e discussões aconteceram de diferentes maneiras e serão relatados aqui.
Na parte da manhã, o grupo contou com a presença da reverenda Reinhild Scheiner, da Mission EineWelt, para trazer a parte bíblica sobre o tema. Diversos textos foram usados para embasar a discussão: Lamentações 3.27; Isaías 46.3-4; Lucas 14.27 e João 16.12

Os jovens puderam ver as diferentes situações nas quais a tolerância acontece (ou não) nos exemplos bíblicos e também tiveram a oportunidade de fazer um estudo, em pequenos grupos, refletindo sobre o tema.
O primeiro passo da tolerância é reconhecer que somos todos diferentes e que temos diferentes ideias. Somos todos chamados a ver o nosso próximo como uma pessoa criada à imagem de Deus.” Essa foi uma das ideias trazidas pelos jovens e pela Pastora que mostra um pouco do que esse tema pode significar em nossas vidas.

Não precisamos ser todos iguais e pensar sempre da mesma maneira para termos uma boa convivência, cada um dia de nós tem diferentes dons e todos eles são importantes para a construção de um mundo melhor. O que pode ser diferente, e melhor, é o jeito como olhamos para as diferentes concepções que existem ao nosso redor: devemos rejeitar elas? Ou tentar entender e respeitar mesmo quando elas são diferentes das nossas?

Para finalizar a primeira parte, fica uma reflexão também levantada pelo grupo durante a manhã de formação: ao exemplo do próprio Jesus, tolerar significa “não pagar na mesma moeda” o que fizeram contra nós, mas afirmar a nossa fé e aceitar as consequências também de proclamá-la. Todos temos o direito de ter nossas próprias convicções e também o direito de questionar e responder sobre elas.

Na parte da tarde, os jovens puderam se reunir em grupos menores e tentar escrever, em apenas algumas sentenças, o CONCEITO de tolerância. Não foi muito simples, porque muitas são as ideias que tem a ver com tolerância, mas, todos puderam expressar suas opiniões e definições foram montadas.
 
Nos próximos dias a formação e discussão continuarão! Em breve, enviaremos mais novidades e fotos!

Abraços!
Martha Maas e Sidnei Budke
Consulta Internacional de Líderes Jovens
18 de julho de 2013

Alemanha
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário