quarta-feira, 3 de julho de 2013

Seminário para Lideranças na Paróquia do Planalto Médio



A Comunidade de Xadrez recebeu o Seminário para Lideranças no domingo 30 de junho. Participaram Presbíteros e Presbíteras das comunidades da Paróquia do Planalto Médio. O encontro iniciou com a meditação realizada pela Ministra Candidata ao Ministério Pastoral Beatriz Haacke e pelo Ministro Candidato Gleidson Fritsche que desafiaram o grupo para uma bonita e significativa reflexão a partir de duas perguntas: Porque sou IECLB e o que tem de bom na IECLB? Foi uma meditação dialogada, onde todos puderam expressar o porquê de estarem nesta Igreja e também apontaram aspectos positivos na Comunidade, Paróquia, Setores de Trabalho e Sínodo.
O tema que norteou este primeiro Seminário foi baseado nas unidades 4 e 9 do Guia do Presbitério. Na parte da manhã o grupo teve a oportunidade de conhecer melhor aspectos históricos da IECLB, fazendo um recorrido desde os primórdios até os dias atuais, entendendo melhor o jeito de ser IECLB hoje. A Pastora Sonja Hendrich destacou que a Comunidade não pode e não deve viver isolada. Ela faz parte de um todo. Faz parte de uma Paróquia e de um Sínodo. Faz parte da IECLB, que tem uma história e uma base confessional. A parte da manhã foi concluída com a apresentação do vídeo institucional da IECLB.
Na parte da tarde, depois de um gostoso almoço preparado com carinho pela comunidade anfitriã, o grupo deparou-se com o estudo sobre a composição do presbitério e as atribuições específicas de cada cargo. Destacou-se que o trabalho do presbitério é em parceria, dando oportunidade de se colocar os dons a serviço. Vimos que: “O presbitério tem a tarefa de planejar e promover as melhores condições possíveis para que o Evangelho, em todas as dimensões, chegue às pessoas. As dificuldades desenvolvidas, as questões administrativas e o zelo com o patrimônio têm uma única razão de ser: o testemunho da Boa-Nova da salvação em Jesus Cristo.”
O dia mesmo gelado do clima frio do inverno foi caloroso no compartilhar e no aprender mais sobre a vida da Igreja. Encerramos o dia com uma palavra de meditação, oração e bênção proferida pela pastora Sonja. Com certeza saímos mais fortalecidos para o trabalho em nossas comunidades e já esperamos um próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário