sábado, 20 de julho de 2013

Que dia é hoje?



Hoje comemoramos o Dia Internacional do Amigo, da Amiga. Aproveito esse dia para deixar o meu abraço a tantas pessoas que fazem parte da minha vida. Gente de perto e de longe. Muito obrigado pela amizade, pelo carinho, pela oração...

Lembro uma palavra que vi esses dias numa Rede Social: "Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos". Neste dia 20 de julho, especialmente, quero lembrar de tantas pessoas, valorizar o que elas fizeram e fazem por nós. Legal que podemos manter viva a chama da amizade. Também hoje lembramos que Jesus, nosso amigo, fez muito por todos/todas nós. Pagou a conta dos nossos pecados, por nós, morreu e venceu a morte.

Lendo a Bíblia podemos ver que a própria Palavra de Deus mostra a importância do amigo. Lá no Antigo Testamento, num versículo de Provérbios podemos ler: “Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão” (Pv 18.24).

Aproveito o dia de hoje para perguntar: Até onde vai uma amizade? Qual é o limite da ação de uma amiga de um amigo? Jesus vai mais longe e mostra com a sua própria vida o que significa uma amizade verdadeira. No Evangelho de João o próprio Jesus mostra  Ele diz: “Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles” (João 15.13).

Dois amigos estavam caminhando no deserto. Em algum momento da viagem começaram a discutir e um deles deu uma bofetada no outro. Sem dizer nada, o ferido escreveu na areia: “meu melhor amigo hoje me deu uma bofetada”.

Seguiram caminhando até que encontraram um oásis, onde decidiram tomar um banho para se refrescar. O amigo que tinha apanhado começou a afogar-se, mas seu amigo o salvou. Depois de recuperar as forças, ele escreveu em uma pedra: “meu melhor amigo hoje me salvou a vida”.

O amigo que tinha agredido e posteriormente salvado ao seu melhor amigo perguntou: “Quando eu o machuquei você escreveu na areia e agora fez o mesmo numa pedra. Por quê?” O outro respondeu: “Quando alguém nos fere, devemos escrever na areia onde os ventos do perdão possam apagar. Mas quando alguém faz algo bom por nós, devemos gravar na pedra onde nenhum vento possa apagá-lo.”

Muitas e muitos de vocês eu escrevi, não numa pedra, mas no coração. Vocês são verdadeiras amigas, verdadeiros amigos. E como diz a mensagem da nossa Revista Novo Olhar, cultivar um verdadeiro amigo requer dedicação e tempo.

Um afetuoso abraço, minha amiga!
Um afetuoso abraço, meu amigo!

João Willig
Pastor Sinodal

Nenhum comentário:

Postar um comentário