domingo, 30 de setembro de 2012

Continuidade da Pré-Assembleia CLAI Brasil


O sábado pela noite (29 de setembro) houve reunião por "famílias confessionais", onde os/as integrantes das Igrejas indicaram nomes que concorrerão a Junta Diretiva do CLAI.

No domingo pela manhã (30/09) o início dos trabalhos e deu-se com canto e oração. Passou-se a informações gerais. destacamos as informações da Pastoral da Juventude do CLAI, que, através de Katilene Willms (CONAJE), relatou sobre o Seminário de Políticas Públicas na Perspectiva da Bíblia. Será um Seminário de Formação da Juventude que acontecerá em Curitiba, de 02-04 de novembro. Nesse Seminário também serão elaboradas as agendas da Juventude do CLAI Brasil para 2013 e algumas "pinceladas" da agenda 2014. A representante da IECLB informou sobre a criação do Blog da JE: pjclaibrasil.blogspot.com.br. 

Também o Assessor do CMI, Marcelo Schneider, trouxe informações do Conselho Mundial de Igrejas. De maneira especial informou sobre a Assembleia Geral do CMI que acontecerá nos dias 30/10 - 08/11 do próximo ano, tendo como tema: Deus da Vida conduze-nos à Justiça e à Paz. Após mais comunicados passou-se a estudar o Regimento Interno da VI Assembleia do CLAI e foi informado sobre a Agenda da Assembleia Havana 2013.

A Pré-Assembleia está sendo realizada em São Paulo e terminará no domingo (30/09) às 14h00min.




sábado, 29 de setembro de 2012

Preparação das Delegadas/os do Brasil para VI Assembleia Geral do CLAI

Foto oficial das/dos participantes da Pré-Assembléia CLAI Brasil
O Secretário Geral do CLAI, Reverendo Nilton Giese (Equador), trouxe informações sobre o CLAI, desde sua constituição em 16.11.1982 (esse ano o CLAI celebrará 30 anos) até os dias de hoje. Foram ressaltados momentos de crise interna, tanto política como financeira. A Secretaria Geral e Organismos apoiadores tem se perguntado: Para onde vai o CLAI?

Foram levantadas questões relativas a Ata da 5ª Assembleia Geral do CLAI (Buenos Aires 2006), de maneira especial as Delegadas/os debateram sobre as ênfases nas recomendações das cinco Regiões (Rio de la Plata, Mesoamérica, Brasil, Caribe e Gran-Colômbia e Andina). 

Em seguida foi lido o texto sobre a proposta do CLAI de afirmar um ecumenismo de gestos concretos. O documento foi lido, discutido e feito observações. Também foram feitas alguns esclarecimentos sobre Havana, sobre como funcionará a Assembleia e assuntos relevantes às/os particiapantes da VI Assembleia do CLAI.

Participantes da IECLB na Pré-Assembleia do CLAI Brasil

Reverendo Nilton Giese

Pré-Assembleia do CLAI Brasil - Afirmando um ecumenismo de gestos concretos



Nos dias 29 e 30 de setembro acontece em São Paulo, no Instituto Pio XI, Lapa, a Pré-Assembleia do CLAI Brasil, preparativa a VI Assembleia Geral do CLAI 2013, que acontecerá em Havana, 19-24 de fevereiro de 2013.
Os/as delegados/delegadas da IECLB são: Pastor Presidente, Dr. Nestor Friedrich, Pastora Rosane Pletsch (Vila Velha, ES) , Katilene Willms (Sínodo Vale do Itajaí e membro do CONAJE) e o Pastor Sinodal João Willig (Sínodo Planalto Rio-Grandense). Outras pessoas da IECLB também participam da Pré-Assembleia:  o Secretário General del Consejo Latino Americano de Iglesias, Reverendo Nilton Giese (Quito, Equador), Pastora Romi Bencke, Secretária Geral do CONIC, Ani Cheila Kummer (Dia Mundial de Oração), Rosiléa Wille (Membros da Diretoria do CLAI),Pastora Cibele Kuss (Belém/PA e CESE) e Marcelo Schneider (Conselho Mundial de Igrejas).
A abertura da Pré-Assembleia esteve a cargo do Secretário Regional Geral do CLAI Brasil, Presbítero Darli Alves de Sousa, (Igreja Presbiteriana Independente do Brasil). Houve uma meditação matutina, coordenada pelo Reverendo Luiz Carlos Ramos ( Rede de Liturgia do CLAI e Pastor Metodista). Após apresentação dos/das participantes deu-se início aos trabalhos com a apresentação do relatório de atividades do CLAI Brasil.
Bênção recebida na abertura da Pré- Assembleia:
Seja sobre nós a Graça superabundante de Jesus o Cristo;
Seja sobre nós o Amor sem limites do Deus Criador;
Seja sobre nós a Paz suprema do Espírito Santo.
Abençoe-nos o Deus Pai, Filho e Espírito Santo, neste e em todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.



Cartaz da 6ª Assembleia Geral do CLAI- Havana 2013

Fotos e matéria enviadas pelo Pastor Sinodal João Willig

GRUPOS DAS OASES DA PARÓQUIA DE ERNESTINA TEM ENCONTRO PAROQUIAL


Os grupos das OASES da Paróquia de Ernestina  reuniram-se no dia 27 de setembro na Comunidade em São José da Glória para a realização do seu tradicional encontro anual.
O encontro teve inicio pela parte da manhã, com saudação da Coordenadora Marili Sprandel, que desejou as boas vindas a todas e trouxe uma mensagem baseada nas palavras casa e lar. Após a saudação aconteceu uma palestra com o tema Família: um projeto de Deus!, onde o palestrante foi o P. Jonas Ronei Gunsch.
Já pela parte da tarde aconteceu um animado jogo de “vispo”, a revelação do Amigo secreto da primavera, onde o presente é uma espécie de flor, e ainda a eleição da nova Coordenadora e vice da OASE paroquial, sendo que a Sra. Iria Cassol foi eleita como a nova Coordenadora e a Sra. Laine Schaeffer como vice Coordenadora.
O encontro foi encerrado com um gostoso café da tarde!     


Dia Paroquial das Crianças - Paróquia de Ajuricaba

No ultimo dia 22 de setembro de 2012 aconteceu na Comunidade da Lª 24 o Dia Paroquial das Crianças de Ajuricaba.

  O evento contou com expressiva participação das crianças, e com a participação das Palhaças Brabuleta , Cenoura e também da Chiquinha e do Chaves. Na parte da manhã, ocorreu a apresentação do teatro :"A Biblia e o celular",  meditação com o pastor Hans Strunk e com a PPHMista Denise Süss, cantos, dinâmicas de grupo e gincana. Ao meio dia aconteceu delicioso almoço, servido gratuitamente para os participantes. A tarde, as crianças brincaram com a Piscina de bolinhas e a cama elastica. 

  A comunidade agradece a todos que se empenharam para a realização desse evento.


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Culto Ecumênico pelo Dia do Gaúcho e da Gaúcha




No último dia 20 de setembro, tendo como local o Centro de Tradição Gaúchas Teófilo Schroeder aconteceu o Culto Crioulo Ecumênico. Participaram na celebração Equipe de Liturgia da Igreja Católica e o Pastor Jonas Ronei Gunsch Paróquia de Ernestina). Foi sentida a ausência do Pároco Dino Ciotta, que está enfermo, e, por ele, a Comunidade Ecumênica orou.

Esse Culto encerrou a Semana Farroupilha no município de Mormaço. Além dos membros da Comunidade Ecumênica, participaram o Pastor Sinodal João Willig, a Pastora Sonja Hendrich (Paróquia do Planalto Médio), a Ministra Candidata Beatriz Haacke (Paróquia do Planalto Médio) e um Grupo Musical de Tradição Gaúcha de Soledade.

Pastor Jonas

Comunidade reunida

Vanuzia e P. Jonas

Sônio e Lori Koenig

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Seminário de Estudos de Ministras e Ministros - Educação Cristã Contínua

 


Mais de 70 Ministras e Ministros dos Sínodos Uruguai, Noroeste e Planalto Rio-Grandense estão reunidos/as em atualização Teológica no Lar da Igreja em Panambi. O Tema estudado é O processo de constituição do monoteísmo no AT, com Assessoria de  Luiz José Dietrich - diretor adjunto do CEBI Nacional.
Esse Seminário iniciou na manhã da terça-feira (25 de setembro) com meditação coordenada pela Missionária Elfriede Krause (Paróquia Ijuí Paz). Após houve a apresentação das Ministras e Ministros e o assessor Luiz Dietrich falou um pouco mais do seu trabalho, estudo de Graduação, Pós-Graduação e Doutorado.
O Seminário continuará até a tarde de quinta-feira (27 de setembro). Há um apoio da Secretaria Geral e Secretaria de Formação da IECLB. Também os 3 Sínodos  e as Paróquias estão apoiando financeiramente.
MInistras e Ministros acolhendo o Programa de Educação Cristã Contínua e a avaliação das últimas atualizações teológicas intersinodais perceberam a necessidade de avançar na proposta de formação. Não bastam atualizações com temas soltos e aleatórios. Assim foi proposto  um programa de seminários de estudo para 4 anos (2012 a 2015) no desejo de que o programa propicie uma formação contínua para o aprofundamento dos ministérios.
Objetivo: Oferecer formação teológica contínua para o melhor preparo e instrumentalização teológica de Ministros e Ministras para o seu ministério. Tomar conhecimento e apropriar-se da novas descobertas bíblicas, teológica e publicações que envolvem os temas propostos.
Esse é o programa dos Seminários para os anos 2012 - 2015:

1ªetapa Seminário de Estudos – 25 a 27 de setembro 2012, Lar da Igreja em Panambi/RS
Tema: O processo de constituição do monoteísmo no AT
Assessoria: Luiz José Dietrich - diretor ajunto do CEBI Nacional

2ª etapa Seminário de Estudos – 21 a 23 de maio de 2013 CEFAP em Palmitos/SC
Tema: História da Igreja e Reforma – A História de Igreja no contexto dos reformadores
Assessoria: P. Dr. Martin Dreher.

3ª etapa Seminário de Estudos – 24 a 26 de setembro de 2013, (local a definir)
Tema: Cristianismos originários
Assessoria: Francisco Orofino

4ª etapa Seminário de Estudos – maio de 2014
Tema: Relações humanas e poimenica
Assessoria: Julio Walz, a consultar

5ª etapa Seminário de Estudos – setembro de 2014
Tema: Teologia Luterana no contexto da América Latina
Assessoria: P. Dr. Walter Altmann – a consultar

















segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Encontro da OASE na Paróquia de Getúlio Vargas

Foto oficial
A Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas da Paróquia de Getúlio Vargas esteve reunida no domingo, 23 de setembro de 2012. Um bom número de senhoras e demais membros da Comunidade da Cachoeira Alta reuniram-se em Culto, celebrado pelo Pastor Local, Sidnei Budke. A pregação e palestra esteve a cargo da Vice Orientadora Sinodal da OASE, Pastora Sonja Hendrich. O tema da prédica/palestra foi: "Em busca de sabedoria com valores preciosos para viver melhor." 

O almoço foi preparado pelos homens da Comunidade, mostrando uma linda integração de todos os membros. E na parte da tarde a Vice Orientadora, Pastora Sonja Hendrich, trouxe informações da OASE Sinodal. Foi lembrado a Semana de Recuperação e Descanso que acontecerá em no Lar da Igreja, Panambi, nos dias 16 até 19 de outubro. Também foi lembrado do Encontro Sinodal da OASE com Celebração de Advento, que acontecerá em Condor, na 1ª quarta-feira de dezembro (05 de dezembro), e, o Palestrante será o Assessor da Presidência da IECLB, Pastor Romeu Martini. As mulheres e homens também tiveram oportunidade de demostrar habilidades no jogo do bolãozinho.

Destacamos também a eleição da nova coordenação paroquial da OASE. Foi eleita como Coordenadora a Senhora Renilda Hanel e Vice-Coordenadora a Senhora Iva Peter. Da mesma forma, o Pastor local Sidnei Budke, agradeceu de maneira especial o trabalho da Senhora Ivone Lamb. Foi orado por ela e colocado a sua recuperação em gratidão a Deus pelo cuidado com a Coordenadora nos momentos difíceis que ela passou.

Acompanhou toda essa atividade a Ministra Candidata Beatriz Regina Haacke, que realiza o Período Prático na Paróquia do Planalto Médio. Ela colaborou no Culto e com os hinos. Como última parte do Encontro a Coordenadora Ivone Lamb, que oficialmente entregará o cargo no fim do ano, agradeceu a presença das mulheres da OASE, especialmente a presença da OASE da Comunidade do Rio Ligeiro Alto e o bom trabalho desenvolvido pela Pastora Sonja, Candidata Beatriz, Pastor Sidnei e todos/as que ajudaram para que o Encontro e todo trabalho da OASE fosse coroado com êxito.  

Altar

Beatriz Haacke

Canto/saudação do Grupo de Cachoeira Alta

Comunidade reunida

Comunidade reunida

Pa. Sonja

Bênção e Paz

Ivone Lamb, Pa. Sonja e P. Sidnei

Iva e Renilda

Pastor Sidnei

Pastora Sonja

Templo da Comunidade da Cachoeira Alta
Torneio do bolãozinho