sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Oh, Senhor!



“Ó Senhor, eu sou teu, e por isso as tuas palavras enchem o meu coração de alegria e felicidade. Jr 15.16
A palavra do profeta Jeremias tem sido sustento em minha vida de fé, não apenas como pastora, mas como mulher, mãe, esposa, irmã em Cristo que vive e compartilha as bênçãos recebidas de Deus e nas diversidades é sustentada pelo amor incondicional de Deus.
Através de Cristo, somos de Deus, no batismo nos é prometido e dado o que Cristo conquistou por nós: perdão dos pecados e vida eterna, vida e salvação. E em nossa vida diária o batismo tem extremo valor.
Vivemos hoje a era da infidelidade. Vivemos a era do relativismo. estamos na era das trocas e mudanças.   Muitas promessas são feitas através dos lábios humanos, alguns até juram, a palavra é dada e até mesmo assinada, entretanto, ante algo mais vantajoso, o contrato pode ser anulado, o papel rasgado, muda-se o emprego, de clube, de Igreja. Às vezes com a mídia aplaudindo, como nas tele novelas como nos novos amores de artistas famosos e de jogadores de futebol. Esquecem da promessa que fizeram em sua primeira união, e partem para a segunda ou  terceira  união. O que vale é ser feliz e não importa se estão magoando, filhos, traindo a esposa e o marido, o que vale é a satisfação pessoal e o prazer do momento. Milhões de pessoas em nosso País mudam  de Igreja , de confissão de fé, porque ir para outro relacionamento lhe pareceu mais vantajoso e de acordo com os seus sentimentos e emoções do momento. O que vale é o individualismo, não há compromisso capaz de segurar alguém naquela relação, prometida meses ou anos atrás.
Tal relativismo não fica só nos valores da família, o não cumprimento dos votos, da fidelidade, da palavra dada, das filiações partidárias, das alianças, da vida familiar e até mesmo da vida religiosa é vista como decisão soberana do indivíduo que se sente oprimido por um peso que não aguenta mais carregar e precisa ser rompido.
Países, povos, grupos, igrejas, partidos, sócios, membros e indivíduos deixam de cumprir com suas promessas. De nada adianta olhar para a outra pessoa e acusar, todos nós estamos sujeitos a esse comportamento, quando não estamos bem com Deus, quando deixamos de lado os valores da família, a ética e o respeito por Deus e consequente com o nosso próximo. Num mundo que incentiva e até acha correto e coloca na mídia, a mudança de amor, família, de parceiro, de clube, e até mesmo de fé. A sabedoria que vem de Deus pode nos ajudar e ajuda quando ocorre uma tempestade de valores relativizados.
Precisamos questionar: O mundo teria sobrevivido sem a fidelidade a Deus e consequentemente a família? Ao marido, a esposa, filhos, amigos? É exatamente por não saber isso que relacionamentos são rompidos, que a palavra dita, o compromisso assumido já não vale mais, a promessa feita, fica de lado. Quando num coração tudo é relativo, esse coração se torna o seu próprio absoluto, a razão fica de lado e as consequências das atitudes do ser humano serão o afastamento dos valores moral e ético.
“Ó Senhor, eu sou teu, e por isso as tuas palavras enchem o meu coração de alegria e felicidade. Jr 15.16
Ser amado por Deus, perdoado, ter a oportunidade de ser instrumento de bênção de Deus em nosso lar, trabalho, sociedade e  comunidade de fé, enchem os nossos corações de alegria. Tenham uma semana na paz de Deus. 
                                                               Pastora Jaqueline Michel Piazza              

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ministras do Sínodo Planalto Rio-Grandense tem reunião



Ministras do SPRG reunidas em Panambi
Na segunda-feira, 27 de agosto de 2012, as Ministras do Sínodo Planalto Rio-Grandense participaram de uma reunião no Lar da Igreja em Panambi. Foi um momento onde as Ministras compartilharam, conversaram e planejaram sobre a participação no Encontro de Ministras Ordenadas na IECLB - Mulheres no Ministério: Celebrando os 30 anos de Ordenação. 

O Sínodo Planalto Rio-Grandense está apoiando esse Encontro e também quer facilitar a ida das Ministras, com apoio econômico e no plantão para às Paróquias envolvidas nessa atividade de celebração, convivência e conquistas das Ministras Ordenadas.

JUVENTUDE EVANGÉLICA IBIRUBÁ, CELEBRANDO DATAS, PROMOVENDO EMOÇÃO




   O desenvolvimento da atividade musical na Paróquia de Ibirubá, com o auxílio do P. Rogério Richter, com a Juventude, vem produzindo frutos, os quais seguem a palavra de Deus com o texto bíblico: “Aprendi o segredo de me sentir contente em todo e qualquer lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha pouco ou tenha muito. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” Fp 4. 12-13.
    A Juventude Musical vem emocionando as Comunidades com a realização de homenagens e louvores nas diversas celebrações. Em estudos bíblicos, cultos, encontro de jovens, e outros momentos, a Juventude Evangélica Musical de Ibirubá tem levado a Palavra de Deus.  O desenvolvimento da JE Musical vem motivando a comunidade cristã, e despertando sentimentos, emoções e formando muitas amizades. A participação dos jovens no louvor, tem trazido famílias aos cultos que, em outros momentos, normalmente, não participavam.  Houve momentos que todos os jovens puderam participar. Noutros havia a participação  de alguns apenas e até, por exemplo na Comunidade Linha Duas Fundos, o louvor ficou ao encargo do jovem Diogo Rüdell,  nosso jovem Representante junto ao COSIJE.
     Com muito entusiasmo e vontade de fazer a sua parte na Seara do Senhor, a Juventude Musical encontra forças para seguir firme em sua Caminhada na Palavra de Deus e em Seus Ensinamentos. Agradecemos ao espaço desejando um bonito momento de reflexão  para as festividades cívicas do  mês de setembro. Dia 07 de setembro, Independência do Brasil;  dia 20 de setembro, Revolução Farroupilha. Que os ideais da justiça, defendidos nestes dois momentos tão importantes da História gaúcha e brasileira,  sejam iluminados pela luz  do Espírito Santo e, que sintamo-nos chamados a dar a nossa contribuição à sociedade em que vivemos.




Diogo Rüdell, Representante da Paróquia de Ibirubá junto ao COSIJE

Conferência Ministerial no Lar da Igreja - Panambi

Conferência Ministerial do SPRG - Panambi 28 de agosto
Na última terça-feira 28 de agosto aconteceu a Conferência Ministerial do Sínodo Planalto Rio-Grandense. A meditação de abertura, baseada no Salmo 146, esteve a cargo do Pastor Cesar Neiverth (Paróquia de Quinze de Novembro). O Pastor Luis Wasserberg (Paróquia de Panambi) coordenou os trabalhos, e, após o momento de compartilhar, foi dado o momento da Exegese, que esteve a cargo do Pastor Jonas Gunsch (Paróquia de Ernestina), cujo texto trabalhado foi Deuteronômio 4.1-2, 6-8 e foram lidos os demais textos do Evangelho de Marcos 7.1-8,14-15,21-23, Tiago 1.17-27. A Pastora Adriane Lorenz Cassen foi a responsável pela Ata.
Os setores de trabalho tiveram oportunidade de compartilhar as atividades realizadas e atividades vindouras. Também houve momento de planejar o Seminário de Formação de Ministras e Ministros dos Sínodos Uruguai, Noroeste e Planalto Rio-Grandense, que será realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no Lar da Igreja em Panambi. O Pastor Sinodal também apresentou assuntos relacionados ao 28º Concílio Geral da IECLB. Ficou acordado que as moções e demais informações serão compartilhadas para conhecimento das Ministras/os.  
Houve oportunidade de conversa sobre o andamento da Estatísticas e a importância (ou não) dessas Estatística para a vida das Comunidades. Foi solicitado que o Pastor Sinodal encaminhe a preocupação de que os prazos não sejam tão pequenos e lembrar que muitas das Comunidades tem dificuldade de acesso a computador. Foram apresentadas as duas Candidatas ao Ministério Pastoral: Denise Süss, que está realizando o Período Prático na Paróquia de Ajuricaba e Beatriz Haacke que estará por 17 meses realizando o PPHM na Paróquia do Planalto Médio.
No decorrer da Conferência Ministerial houve momento de intercessão e de colocar nossas preocupações, alegrias e angustias nas mãos de Deus. Ao final todas e todos foram despidos com oração e bênção proferidas pelo Pastor Sinodal. Á noite houve confraternização entre aquelas e aqueles que permaneceram no Lar da Igreja.




segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia do Psicólogo e Psicóloga

Neste dia do Psicólogo e da Psicóloga, deixamos uma oração escrita pelo Dr. Miguel Zandrino, que está postada no FACEBOOK da nossa querida amiga Roseli Kühnrich. Com isso saudamos  Psicólogos e Psicólogas, com um cordial abraço. P A R A B É N S.

Psicóloga Roseli Kühnrich de Oliveira
Oração em meu consultório

Diante de tudo, Senhor,
agradeço-te por me permitir
servir-te em tão honrosa posição.
Recebo de ti a força necessária
para poder cumprir.
Peço-te que solidifiques os meus conhecimentos
para que eu possa usar a ciência
em benefício das pessoas de que hei de cuidar.
Peço-te sabedoria para discernir
em que casos poderei melhorar a saúde
daquelas pessoas às quais somente
posso oferecer o meu braço
em seu caminho de dor.
Peço-te maturidade para conhecer
minhas limitações e aceitar o fato
de que sou falível,
e a humildade de reconhecer que
minha tarefa é primordialmente um serviço,
e que os êxitos que venha a alcançar
são somente o fruto da tua providência e poder.
Mas acima de tudo peço-te amor
para saber escutar e compreender as pessoas
que me tens confiado.
Permita-me ser instrumento da tua graça,
de tal forma, que quem sai do meu consultório
sinta a paz de ter sido aceito.
 
Dr. Miguel Zandrino

JANTAR DE CASAIS MOVIMENTA PARÓQUIA DE IBIRUBÁ



No sábado dia 25 de agosto aconteceu no Lar Evangélico em Ibirubá, o 3º Jantar de Casais promovido pelos Casais Reencontristas da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Ibirubá.
                O Jantar quer ser um espaço de integração, de convívio, romantismo e sem dúvida, tempo de ouvir a mensagem da Palavra de Deus.
                A promoção não visa lucro e todo o valor pago pelos casais retorna à eles na preparação do ambiente e da programação.
                Neste ano o palestra ficou a cargo do Catequista Valdir e da Pastora Dulce Engster, que trouxeram o tema: FAMILIA – DEPENDÊNCIA – CUIDADO. Relatando aos presentes a sua experiência de vida matrimonial/familiar.
                Agradecemos a todos que prestigiaram o evento e aguardamos ansiosos pelo próximo ano.