terça-feira, 31 de julho de 2012

Novo Conselho Nacional da JE - 2012/2014

Jovens do Sínodo Planalto Rio-Grandense e Pastor Presidente

Recebemos a informação do novo CONAJE, 2012 - 2014. Agradecemos ao Pastor Sinodal Dietmar Teske pelo envio da lista e compartilhamos aqui no nosso Blog.

Representantes Jovens:
- Amazônia: - Thiago Pagung Lauvers e Thais Suelen Israel Ferreira; - Brasil Central: - Tatiane Neumann e Taelyne Andressa Greff; - Espírito Santo a Belém: - Dyeimes Fehlberg Braun e Luciano da Vitória; - Sudeste: - Jean Freitas e Suplente a escolher; - Parapanema: - Jéssica Krug e Alberto Stadler; - Rio Paraná: - Cristian Petri e     Gustavo Lindner; - Norte Catarinense: - Raquel Jaqueline Marques e Roberto Nielsen; - Vale do Itajaí: - Martha Regina Maas e Robson Kuhlmann; - Centro Sul Catarinense: - Maurício Ronan Nagel e Suplente a escolher; - Rio dos Sinos: - Rodolfo Fuchs dos Santos e Raquel Helene Kleber; - Nordeste Gaúcho: - Jéssica Dietz e Mateus Roos; - Noroeste Riograndense: - Paulo Maurício de Oliveira e Suplente a escolher; - Planalto Rio-Grandense: - Andreia Aline Weber e Eduado Jacob Teischmann; - Centro Campanha Sul: - Martina Wrasse Scherer e Moema Lamb Scheffler; - Vale do Taquari: - Edson Ströher e Marina Hofstätter Eidelwein; - Sul-Rio-Grandense: - Demaicon Schmidt Peter e Giales Rutz Otto; - Mato Grosso: - Daline Luana Moeller e Joelmir Schanoski; - Uruguai: - Ícaro Koch Flach e Rubiele Luiza Dietrich.

Orientadores/as Teológicos/as:
Titulares: - P. Marcos Aurélio de Oliveira; - P. Francisco Rafael Soares dos Santos; - Pa. Carla Suzana Krüger; - Pa. Bianca Daiane Ücker Weber; - Pa. Adriana Weege; - Representante da Secretaria Geral da IECLB: - Diác. Simone Engel Voigt.
Suplentes: - P. Rodrigo Gustavo de Lima; - Cat. Edson Márcio Rodrigues Reginaldo; - Pa. Bárbara Kugel; - P. Cléo Moacir Martin.

Comunidade Jovem e Viva

Alegria, alegria

Momento de Culto

Culto do CONGRENAJE

Participantes

Culto

P. Olmiro Junior

P. Presidente Nestor Friedrich

Oficina Canto Coral

Saudação
Sínodo Planalto Rio-Grandense presente no CONGRENAJE

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Visita ao Sínodo Planalto Rio-Grandense

37 Confirmandos/as do 2º Ano da CEI - Ijuí
Os jovens do Ensino Confirmatório da Comunidade Evangélica Ijuí - CEI, estiveram de visita ao Sínodo Planalto Rio-Grandense e ao Pastor Sinodal João Willig. Estiveram acompanhados da Pastora Ana Isa dos Reis, de Edênia Elisete Rambo  e Aline Schmidke.

Os Confirmandos e Confirmandas inicialmente foram a Santa Maria, de lá dirigiram-se a São Leopoldo. Conheceram o Morro do Espelho, Faculdades EST, Casa Matriz de Diaconisas. No domingo cedo estiveram em Porto Alegre. Conheceram a Igreja da Reconciliação da Paróquia Matriz de Porto Alegre, situada na Rua Senhor dos Passos, junto à sede da IECLB.

Esse passeio/visita fez parte do estudo do 2º Ano do Ensino Confirmatório. Foi a oportunidade dos/das Confirmandos/as conhecerem um pouco mais da IECLB, do Sínodo e da Escola Superior de Teologia.  São 37 jovens que irão fazer a Confirmação no último fim de semana de outubro. 


Nascimento do João Jaske

Com alegria compartilhamos o nascimento de JOÃO JASKE.

O João nasceu no domingo 29 de julho. Ele é filho da Priscila Jaske. Netinho do Artur e Edvânia Jaske.

Desejamos à família Jaske as mais ricas bênçãos de Deus.





Assembleia na Paróquia Evangélica do Planalto Médio

Aos 21 dias do mês de julho de 2012 reuniu-se o Conselho Paroquial da Paróquia do Planalto Médio.  A Comunidade anfitriã foi A Comunidade Evangélica da Serra do Pontão, que deu as boas vindas aos participantes, ressaltando a alegria de poder sediar essa importante Assembleia, que elegerá a nova diretoria, para o mandato de dois anos.

Em seguida a Pastora Sonja Hendrich dirigiu a meditação que versou sobre o texto previsto para o 8º Domingo após Pentecostes. A Pastora Sonja ressaltou a certeza de que na nova caminhada sempre se poderá contar com a presença e auxílio de Deus.

Foram tratados  muitos assuntos de interesse da Paróquia, relatado atividades desenvolvidas pelas Comunidade, conversado sobre a chegada da Candidata ao Ministério Pastoral, Beatriz Haacke, que realizará o Período Prático na Paróquia do Planalto Médio a partir do final do mês de agosto, e, como último ponto da agenda foi feita a eleição da nova Diretoria que ficou assim constituída:

Presidente: Egon Papke, Vice-Presidente: Dimorvan Scarpin da Rocha, Tesoureiro: Eldon Matias Lampert, Vice-Tesoureira: Daniela Pilger, Secretária: Márcia Schenkel, Vice-Secretária: Suli Altmann, Conselho Fiscal : Nildo Ludwig, Daniel Schmidt, Liliane Freitas. Conselho Fiscal Suplentes:  Jusssara Wollmer, Odair Rheinheimer e Natânia Loesch. Representantes da Paróquia no Conselho Sinodal: Irene Papke e Jonia Ivete Ebertz.

A Diretoria eleita será empossada, em Culto Festivo, no dia 19 de agosto, na Comunidade de Xadrez. Finalizando a Assembleia, a Pastora Sonja dirigiu oração e bênção. 




Barragem de Passo Real tem menor nível da sua História

Placa de boas vindas na entrada de Quinze de Novembro
A Barragem do Passo Real, maior lago artificial do Rio Grande do Sul, está com tão pouca água que deixa a vista aquela que foi uma próspera Vila de Passo do Lagoão. Esse lugar deu origem a Quinze de Novembro. 

A Barragem está mais de 15 metros abaixo do seu nível, deixando à mostra ruínas do antigo hospital, chafariz, várias residências, caixa d'água. No Passo Real existia igrejas, hospital, escola, salão de baile, ferraria, curtume. Essa Vila fez história e hoje traz lembranças, para as famílias que lá moravam.

Com o enchimento da Barragem do Passo Real, que aconteceu em 1971, a Vila de Passo do Lagoão ficou totalmente submersa. Os moradores foram indenizados e refizeram suas vidas em outros municípios. Muitas famílias foram morar em Sagrisa, Boa Vista do INCRA, Pontão, Fazenda Anoni. 

O Pastor Sinodal João Willig aproveitou uma ida à Paróquia de Quinze de Novembro e visitou a Barragem do Passo Real, compartilhando aquilo que foi o berço de colonização Evangélica de Confissão Luterana de Passo do Lagoão, hoje Quinze de Novembro. 

Esacada que resiste abaixo d"água desde 1971

Imagem do Lago da Repressa do Passo Real

Imagem do Lago da Repressa do Passo Real


Ponte que esteve submersa por muitos anos

Ponte que liga Quinze de Novembro à Santa Clara do Ingaí



Ponte do Passo do Lagoão

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Último dia do 21º CONGRENAJE e 7º Fest'Art

Próximo CONGRENAJE - Rondônia 2014
Hoje, 27 de julho de 2012, encerra o 21º Congresso Nacional da Juventude Evangélica e o 7º Fest'Art. Esse evento, dentro do marco do Tema do Ano: Comunidade Jovem - Igreja Viva, reuniu mais de 1000 participantes. O Sínodo Planalto Rio-Grandense está presente com mais de 40 jovens. Acompanha e participa do Congresso o Pastor Sidnei Budke de Tapejara. Os representantes eleitos do Sínodo são: Natania Lösch da Paróquia do Planalto Médio e Marcelo Friske da Paróquia Linha Três Oeste, sendo suplentes Tiago Neuberger da Comunidade Evangélica Ijuí e Daniela Schreiner da Paróquia Alto Jacuí. 

Na tarde/noite da quinta-feira (26 de julho de 2012),  aconteceu o Grito da Juventude, atividade que envolveu caminhada pelas ruas de Pelotas, com distribuição de sacolinhas de lixo para automóveis, e momento cultural, com show musical em trio elétrico. Os jovens da IECLB apresentaram mensagens e hinos de louvor a Deus, tornando público o seu testemunho de fé do jovem de Confissão Luterana.

O 21º CONGRENAJE tem como tema "Conectad@s com Deus - protagonistas no mundo, houve debates de assuntos de interesse da JE dos 18 Sínodos da IECLB e eleição da nova Coordenação Nacional e Orientação Teológica. Por outro lado, o 7º Fest'Art proporcionou espaço de jogos para a paz, esquetes, dinâmicas de grupo, comunicação, dança e expressão cultural.Através de dons artísticos os jovens da IECLB buscam proclamar a Palavra de Deus de uma maneira mais criativa.

Esses eventos ocorrem a cada dois anos. Em 2014 o Sínodo da Amazônia estará recebendo o 22º CONGRENAJE e 8º Fest'Art. No encerramento, em Pelotas, haverá canto, estudo Bíblico, avaliação, na parte de manhã, e, na parte da tarde acontecerá o Culto de Encerramento, onde será instalado o novo Conselho Nacional da JE (CONAJE), com a participação de várias Ministras e Ministros da IECLB, o Pastor Sinodal Dietmar Teske do Sínodo Sul-Rio-Grandense e o Pastor Mauro Souza, Secretário da Ação Comunitária.

Essa atividade dos jovens da IECLB proporciona troca de experiências vivenciadas em cada Sínodo. Houve louvor, oração conjunta e aconselhamento mútuo, recreação, encontro e reencontro. E com certeza, amizade que perpetuará.

Fest'Art

Canto foi a tônica do Congrenaje

Apresentações no FEST'ART

Apresentações artísticas

Jovens levando arte em Pelotas

Jovens discutindo e aportando valores no CONGRENAJE

Jovens aportando e discutindo valores no CONGRENAJE

Momento de oração em pequenos grupos

Plenária

Plenária
Grito da Juventude

quarta-feira, 25 de julho de 2012

21º Congresso Nacional da Juventude Evangélica e 7º Fest'Art

Jovens e Pastor Presidente Nestor Friedrich
Está acontecendo em Pelotas, Sínodo Sul-Rio-Grandense o 21º Congrenaje e 7º Fest'Art.  O Tema do CONGRENAJE é Conectad@os com Deus - Protagonistas no mundo, tendo como Lema: "Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te exemplo." 1 Timóteo 4.12. 

Com todo esse movimento, a IECLB se torna uma comunidade mais jovem, uma Igreja mais viva! Mesmo longe podemos estar conectad@os. Coloquemos nossos jovens em oração. Que tragam novos estímulos e ânimo para a vida pessoal e na Igreja.Não fique de fora. Conecte-se com a gente!

Palestras, oficinas e seminários sobre temas de interesse da juventude de todo o país, discutidos durante o evento, podem ser acompanhados pelo site da Faculdades EST, engajada no tema do ano da IECLB “Comunidade Jovem: Igreja Viva”.

O Congresso da JE elegeu osn/as novos/as Orientadores/as Teológicos e aprovaram que o 22º Congrenaje e 8º Fest'Art acontecerá no Sínodo Amazonas, em 2014.

Entre no site www.est.edu.br/conectados e conecte-se.

Clic nas fotos e veja algumas imagens do CONGRENAJE 

Alegria, alegria

Chimarrão e gtradição no CONGRENAJE

EST e estudantes presentes

Noite Cultural

Fila do almoço - Haja fome

Fila do almoço

Jovens na Plenária

Plenária
Sínodo Amazonas presenteGalera
Galera curtindo um baita frio em Pelotas