terça-feira, 10 de abril de 2012

Celebração no Vale do Itajaí lembra os 50 anos de ministério do ex-pastor sinodal Nelso Weingärtner


No domingo, dia 25 de março, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil estava em festa por um dos seus pastores. O ex-pastor sinodal Nelso Weingartner completou 50 anos de ministério e 75 anos de vida. A celebração especial aconteceu na Igreja da Ressurreição, na Paróquia de Timbó. A prédica ficou ao cargo do jubilar e a mensagem da Igreja foi proferida pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich.

Willrich utilizou o lema do Domingo, Lucas 1.47-48a. Ele ressaltou os dons que Deus concedeu ao P. Nelso. “Com humildade e confiança pregou a palavra de Deus, na certeza de que é Ele quem promove transformação e vida. Sua capacidade de pesquisar o passado e transmiti-las às novas gerações fez dele um contador de história, protagonista da história. Alguém que sempre apontou para Deus como Senhor da história. Nesta trajetória foi abençoado com muitos dons: entre eles a confiança de que quem faz acontecer e promove transformação na vida das pessoas, não somos nós, mas a força da palavra de Deus”. Finalizou dizendo ainda que o ex-pastor sinodal fez história na Igreja.

Na pregação, Nelso contou a história do seu ministério e como se sentiu sempre fortalecido e carregado por Deus, também, nos momentos de desânimo e cansaço pelo volume de trabalho. A prédica foi baseada no texto de Efésios 3.21 “A Deus seja a glória, na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém”. Na celebração, ele também lançou o seu novo livro “Martin Luther e Santa Catarina”.

O jubilar iniciou seu trabalho em 1962, quando foi enviado pela Igreja para a Paróquia de Santa Isabel, sua terra natal. Depois atuou em Timbó e cobriu a vacância dos pastores das paróquias de Indaial e Benedito Novo. Atuou como pesquisador e evangelista por tempo parcial na IECLB. Após este período, assumiu a Paróquia da Velha, em Blumenau. Em 1999 foi eleito como primeiro pastor sinodal do recém criado Sínodo Vale do Itajaí. Atualmente é pastor emérito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário